EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Águas subterrâneas são vitais para os ecossistemas na superfície

 

Águas subterrâneas são vitais para os ecossistemas na superfície

Um estudo internacional classifica as águas subterrâneas como um ecossistema fundamental e propõe maneiras de melhorar sua proteção para preservar a biodiversidade e mitigar as mudanças climáticas.

Johannes Gutenberg Universitaet Mainz*

A água é a base de toda a vida na Terra. No entanto, o papel crucial das águas subterrâneas na manutenção da humanidade e da biodiversidade a longo prazo é frequentemente negligenciado. Em um artigo publicado recentemente, uma equipe internacional de pesquisadores delineou, pela primeira vez, por que as águas subterrâneas devem ser tratadas como um ecossistema fundamental.

“A água subterrânea não é apenas em si um grande ecossistema, mas também é de relevância crítica para os ecossistemas na superfície da Terra”, enfatizou o professor Robert Reinecke, da Universidade Johannes Gutenberg Mainz (JGU), especialista em modelagem do sistema terrestre. Ele fez grandes contribuições para o artigo, que descreve conceitos para melhorar a proteção das águas subterrâneas para reduzir a perda de biodiversidade e compensar os efeitos das mudanças climáticas.

Cerca de metade da população urbana do mundo depende das águas subterrâneas para o abastecimento de água potável.

A água subterrânea é a maior reserva de água doce na Terra. Ele fornece as necessidades de água potável de quase 50% da população urbana do mundo. Países como a Dinamarca, por exemplo, obtêm sua água potável inteiramente das águas subterrâneas. “Em todo o mundo, cerca de 1.000 quilômetros cúbicos de água são bombeados para a superfície da Terra a cada ano. Infelizmente, consumimos muito mais do que o que é naturalmente reabastecido”, disse Reinecke. Cerca de um terço das maiores áreas de captação de água subterrânea estão em risco de esgotamento, indicando um declínio contínuo nos níveis de água subterrânea.

O fornecimento de água potável para os seres humanos é claramente um aspecto do problema. Outro aspecto é a dependência dos ecossistemas nas águas subterrâneas, que tem sido repetidamente negligenciada nas agendas globais de conservação da biodiversidade até agora. Cerca de 52% e, portanto, mais da metade de todas as áreas de superfície têm uma interação média a alta com as águas subterrâneas. Esse número aumenta para 75% quando se exclui desertos e altas montanhas, regiões onde as águas subterrâneas são escassas ou o lençol freático pode ser muito profundo. “A interação neste contexto significa que a água dos rios e lagos entra nas águas subterrâneas enquanto as águas subterrâneas, por sua vez, sobem à superfície e alimentam zonas úmidas, rios e outros tipos de áreas de água superficial”. Reinecke acrescenta que as águas subterrâneas também são um habitat valioso para milhares de diferentes criaturas subterrâneas, incluindo peixes-cavernas, enguias cegas e camarões transparentes.

Equipe internacional de pesquisadores propõe uma agenda de conservação de águas subterrâneas integrada de política científica

Como os pesquisadores afirmaram em seu relatório publicado na Global Change Biology: “Desconsiderar a importância das águas subterrâneas como ecossistema ignora seu papel crítico na preservação de biomas de superfície. Para promover a conservação global oportuna das águas subterrâneas, propomos elevar o conceito de espécies-chave para o reino dos ecossistemas, reivindicando as águas subterrâneas como um ecossistema fundamental que influencia a integridade de muitos ecossistemas dependentes. Participaram do estudo 51 pesquisadores de vários países – da Austrália à índia e às Filipinas, da Itália e da Finlândia ao Brasil e ao Canadá.

No que diz respeito à lei alemã, Robert Reinecke aponta que as águas subterrâneas ainda não são definidas como um habitat sob a Lei Federal Alemã de Conservação da Natureza, mas apenas como um recurso e, portanto, não está sujeita à proteção correspondente. “Precisamos mudar isso com muita urgência”, enfatizou Reinecke, citando as estatísticas coletadas pela Agência Alemã do Meio Ambiente (UBA) que mostram que a qualidade de aproximadamente 32% de todos os corpos de água subterrânea na Alemanha é pobre por causa da contaminação química. As principais causas disso são os níveis de nitrato e a poluição por pesticidas.

Os pesquisadores propõem oito temas-chave para projetar uma agenda de conservação de águas subterrâneas integrada de política científica. Como dados os ecossistemas acima e abaixo do solo se cruzam em muitos níveis, é essencial considerar as águas subterrâneas como um elemento vital que determina a saúde do nosso planeta – para mitigar a perda de biodiversidade e fornecer um contrapeso às mudanças climáticas. “A água é indispensável para a vida na Terra. Se não prestarmos atenção suficiente à integridade ecológica dos recursos de água doce do nosso planeta, não apenas colocamos a sustentabilidade de ecossistemas inteiros em risco, mas também colocamos em risco nosso próprio modo de vida”, concluiu Reinecke.

Representação esquemática das interações e ligações funcionais dos ecossistemas das águas subterrâneas (em azul escuro) com os cinco biomas de águas superficiais não congeladas (marinho e água doce) compondo o ciclo global da água (em azul claro: a) águas costeiras, (b) oceanos, (c) estuários, (d) rios e (e) lagos).
Representação esquemática das interações e ligações funcionais dos ecossistemas das águas subterrâneas (em azul escuro) com os cinco biomas de águas superficiais não congeladas (marinho e água doce) compondo o ciclo global da água (em azul claro: a) águas costeiras, (b) oceanos, (c) estuários, (d) rios e (e) lagos).

 

Referência:

Saccò, M., Mammola, S., Altermatt, F., Alther, R., Bolpagni, R., Brancelj, A., Brankovits, D., Fišer, C., Gerovasileiou, V., Griebler, C., Guareschi, S., Hose, G. C., Korbel, K., Lictevout, E., Malard, F., Martínez, A., Niemiller, M. L., Robertson, A., Tanalgo, K. C. … Reinecke, R. (2023). Groundwater is a hidden global keystone ecosystem. Global Change Biology, 30, e17066. https://doi.org/10.1111/gcb.17066

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

 

One thought on “Águas subterrâneas são vitais para os ecossistemas na superfície

  • VALDIR PASCHOAL FRAGA

    Moro em uma área onde o Lençol freático está a 60cm do solo, e todas as casas da região fazem uso de fossa e estas mesmas utilizam desta água através de ponteiras.
    Não preciso dizer da minha preocupação e busca por conhecimento sobre o assunto.

Fechado para comentários.