EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Alimentos ultraprocessados podem aumentar o risco de câncer

 

alimentos ultraprocessados
Imagem: World Cancer Research Fund International

Alimentos ultraprocessados podem aumentar o risco de câncer

Um novo estudo internacional, liderado por pesquisadores da Universidade de Bristol e da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), sugere que o consumo de alimentos ultraprocessados (UPFs) pode estar associado a um maior risco de câncer de boca, garganta e esôfago.

O estudo, que analisou dados de dieta e estilo de vida de 450.111 adultos, seguidos por aproximadamente 14 anos, mostrou que as pessoas que consumiam mais UPFs tinham um risco 12% maior de desenvolver câncer de boca, 10% maior de desenvolver câncer de garganta e 8% maior de desenvolver câncer de esôfago.

Os UPFs são alimentos industrializados que são altamente processados e geralmente têm um alto teor de calorias, açúcar, gorduras saturadas e sódio. Eles são frequentemente ricos em aditivos químicos, como corantes, aromatizantes e conservantes.

Os pesquisadores acreditam que os UPFs podem aumentar o risco de câncer de várias maneiras. Eles podem promover a inflamação, que é um fator de risco para o câncer. Eles também podem conter substâncias cancerígenas, como nitrosaminas e acrilamida.

“Este estudo fornece mais evidências de que o consumo de UPFs pode estar associado a um risco aumentado de câncer”, disse a Dra. Fernanda Morales-Berstein, principal autora do estudo. “É importante que as pessoas limitem o consumo de UPFs para reduzir seu risco de câncer.”

O estudo foi publicado na revista European Journal of Nutrition.

Nota sobre os alimentos ultraprocessados
Os alimentos ultraprocessados (UPFs) são formulações industriais fabricadas de forma complexa, utilizando ingredientes geralmente não encontrados em cozinhas (por exemplo, maltodextrina, óleos hidrogenados, amidos modificados) e aditivos cosméticos (por exemplo, emulsionantes, aromatizantes, corantes, adoçantes artificiais). Eles são tipicamente baratos, altamente palatáveis e amplamente disponíveis produtos prontos para consumo. Como resultado, eles geralmente substituem alimentos mais nutritivos, não processados / minimamente processados na dieta. Fonte: University of Bristol

Recomendações para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas limitem o consumo de UPFs a 10% do total de calorias ingeridas diariamente.

Aqui estão algumas dicas para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados:

  • Leia os rótulos dos alimentos e evite produtos que contenham muitos ingredientes ou aditivos.
  • Prepare mais refeições e lanches em casa, usando ingredientes frescos e integrais.
  • Escolha frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras como opções saudáveis para lanches e refeições.

A redução do consumo de UPFs pode ser uma maneira importante de melhorar a saúde geral e reduzir o risco de câncer.

Referência:
Morales-Berstein, F., Biessy, C., Viallon, V. et al. Ultra-processed foods, adiposity and risk of head and neck cancer and oesophageal adenocarcinoma in the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition study: a mediation analysis. Eur J Nutr (2023). https://doi.org/10.1007/s00394-023-03270-1

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]