EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Consumo de carne vermelha associado ao aumento do risco de diabetes tipo 2

 

carne vermelha
Foto: EBC/ABr

Consumo de carne vermelha associado ao aumento do risco de diabetes tipo 2

Substituir carne vermelha por fontes de proteína à base de plantas pode reduzir o risco de diabetes e proporcionar benefícios ambientais

Harvard T.H. Chan School of Public Health*

Resumo: O artigo discute os resultados de um estudo que relaciona o consumo de carne vermelha ao risco de diabetes tipo 21.

O estudo “Red meat intake and risk of type 2 diabetes in a prospective cohort study of US females and males”, liderado por pesquisadores da Harvard, analisou dados de saúde de mais de 200 mil participantes por até 36 anos e encontrou uma forte associação entre o consumo de carne vermelha, processada ou não, e o aumento do risco de diabetes tipo 2.

O estudo também sugere que substituir a carne vermelha por fontes de proteína vegetal, como nozes e legumes, ou produtos lácteos, pode reduzir o risco de diabetes tipo 22.

O artigo destaca os benefícios para a saúde e para o meio ambiente de limitar o consumo de carne vermelha e seguir as diretrizes dietéticas que recomendam uma porção por semana.

 

As pessoas que comem apenas duas porções de carne vermelha por semana podem ter um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com pessoas que comem menos porções, e o risco aumenta com maior consumo, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores da Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública. Eles também descobriram que a substituição da carne vermelha por fontes de proteína saudáveis à base de plantas, como nozes e legumes, ou quantidades modestas de alimentos lácteos, estava associada à redução do risco de diabetes tipo 2.

O estudo foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.

“Nossas descobertas apoiam fortemente as diretrizes dietéticas que recomendam limitar o consumo de carne vermelha, e isso se aplica tanto à carne vermelha processada quanto não processada”, disse o primeiro autor Xiao Gu, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Nutrição.

Embora estudos anteriores tenham encontrado uma ligação entre o consumo de carne vermelha e o risco de diabetes tipo 2, este estudo, que analisou um grande número de casos de diabetes tipo 2 entre os participantes seguidos por um período prolongado de anos, acrescenta um maior nível de certeza sobre a associação.

As taxas de diabetes tipo 2 estão aumentando rapidamente nos EUA e no mundo. Isso é preocupante não só porque a doença é um fardo sério, mas também é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares e renais, câncer e demência.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde de 216.695 participantes do Estudo de Saúde das Enfermeiras (SNS), NHS II e Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde (HPFS). A dieta foi avaliada com questionários de frequência alimentar a cada dois ou quatro anos, por até 36 anos. Durante este tempo, mais de 22.000 participantes desenvolveram diabetes tipo 2.

Os pesquisadores descobriram que o consumo de carne vermelha, incluindo carne vermelha processada e não processada, estava fortemente associado ao aumento do risco de diabetes tipo 2. Os participantes que comiam mais carne vermelha tinham um risco 62% maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que comiam menos. Cada porção diária adicional de carne vermelha processada foi associada a um risco 46% maior de desenvolver diabetes tipo 2 e cada porção diária adicional de carne vermelha não processada foi associada a um risco 24% maior.

Os pesquisadores também estimaram os efeitos potenciais da substituição de uma porção diária de carne vermelha por outra fonte de proteína. Eles descobriram que substituir uma porção de nozes e legumes estava associado a um risco 30% menor de diabetes tipo 2, e a substituição de uma porção de produtos lácteos estava associada a um risco 22% menor.

“Dada nossas descobertas e trabalhos anteriores de outros, um limite de cerca de uma porção por semana de carne vermelha seria razoável para as pessoas que desejam otimizar sua saúde e seu bem-estar”, disse o autor sênior Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição.

Além dos benefícios para a saúde, trocar a carne vermelha por fontes saudáveis de proteína vegetal ajudaria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas, além de proporcionar outros benefícios ambientais, de acordo com os pesquisadores.

Referência:

“Red meat intake and risk of type 2 diabetes in a prospective cohort study of US females and males,” Xiao Gu, Jean-Philippe Drouin-Chartier, Frank M. Sacks, Frank B. Hu, Bernard Rosner, Walter C. Willett, The American Journal of Clinical Nutrition, October 19, 2023, doi: 10.1016/j.ajcnut.2023.08.021

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]