EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

É possível evitar o colapso da Amazônia? Entrevista com Carlos Nobre

 

É possível evitar o colapso da Amazônia? Entrevista com Carlos Nobre

Para salvar a Amazônia, há a necessidade de zerar o desmatamento, zerar toda a degradação até 2030 e manter a floresta com grandes projetos de restauração florestal

Nós temos que realmente zerar o desmatamento, a degradação, e o uso do fogo imediatamente, para ontem. Para salvar o Planeta, para proteger o Planeta, combater a emergência climática, proteger a biodiversidade, não se pode fazer essa diferenciação desmatamento legal versus ilegal.” Carlos Nobre

16 perguntas do jornalista ambiental Norbert Suchanek ao renomado cientista Carlos Nobre, pesquisador da USP e copresidente do Painel Científico para a Amazônia (https://www.aamazoniaquequeremos.org)

Norbert Suchanek: No total, qual porcentagem da floresta amazônica já foi desmatada? 

Carlos Nobre: Em toda a Amazônia, 6,5 milhões de quilômetros quadrados originalmente de florestas já temos cerca de um pouco mais de um milhão de quilômetros quadrados desmatados, cerca de 18 %. E nós temos quase outro 17 %, também um milhão de quilometros quadrados de áreas degradadas, em vários estágios de degradação. A maior parte dessas áreas desmatadas e degradadas estão no sul da Amazônia do Oceano Atlântico, sul do Pará, norte do Mato Grosso, Sul do Estado do Amazonas, Rondônia, Acre, Sudeste da Bolívia e também um segundo arco de desmatamento que é entre 400 e 1.300 metros subindo para os Andes, no Peru, no Equador e na Colômbia.

Quão longe ou quão perto estamos do “point of no return” do ecossistema amazônico? Quão perto estamos do colapso da Amazônia?

Carlos Nobre: De fato, nós não estamos longe do ponto de não retorno. Nós temos que realmente zerar o desmatamento, a degradação, e o uso do fogo imediatamente, para ontem. Deve ter uma moratória desse tipo de mudança do uso da terra, em todo o sul da Amazônia, porque ali está muito na beira do ponto de não retorno. 

A estação seca está quatro a cinco semanas mais longas, nos últimos 40 anos, em toda essa região de mais de dois milhões de quilômetros quadrados. A estação seca está 2,5 graus mais quente e 25 % mais seca: além de ser mais longa está com menos chuva. Em toda essa região a floresta já virou uma fonte de carbono. Ela libera mais carbono do que remove da atmosfera. Então, se nós continuarmos com o aquecimento global e continuarmos com desmatamento e degradação, nós vamos passar desse ponto de não retorno em não mais de 20 a 30 anos, no máximo. 

Por isso, é fundamental zerar o desmatamento, a degradação e o fogo na Amazônia imediatamente e passar a restaurar grande parte desses dois milhões de quilômetros quadrados desmatados e degradados. Nós precisamos restaurar grande parte dessa vegetação alterada.

De acordo com o programa de proteção da Amazônia (PPCDAm), o presidente Lula da Silva quer acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira até 2030. Isso significa que o desmatamento legal vai continuar?

Carlos Nobre: Quase todos os países amazônicos, inclusive o Brasil, assinaram durante a COP 26, em Glasgow, em 2021, um acordo, que hoje já 134 países assinaram, de zerar o desmatamento de todas as florestas do mundo até 2030. Então, essa deve ser a meta mais importante. Por mais que no marco legal brasileiro se permita desmatar 20 % e em alguns lugares até 50 % na Amazônia. Na verdade, para proteger a Amazônia nós não podemos ter a consideração de desmatamento legal versus ilegal. Os governos dos países amazônicos, como a Colômbia, por exemplo, está atuando numa direção de zerar todo o desmatamento. Então essa deve ser uma política do Brasil também.

Então para salvar o Planeta, para proteger o Planeta, combater a emergência climática, proteger a biodiversidade, não se pode fazer essa diferenciação desmatamento legal versus ilegal. 

A meta do Governo Lula de desmatamento zero até 2030 é suficiente para salvar a Amazônia?

Carlos Nobre:  Para salvar a Amazônia, há a necessidade de zerar o desmatamento, zerar toda a degradação até 2030 e manter a floresta com grandes projetos de restauração florestal. Nós lançamos na COP 27, o Painel Científico para a Amazônia – um projeto de restaurar grandes áreas de toda a Amazônia, principalmente nessas áreas dos arcos de desmatamento.  Nós chamamos esse projeto de “Arcos da Restauração Florestal”.

O atual PPCDAm quer ao mesmo tempo zerar o desmatamento e ampliar a área de floresta pública federal sob concessão florestal até 5 milhões de hectares para exploração de madeira seletiva.  Isto faz sentido?

Carlos Nobre: Amazônia têm um enorme potencial de exploração dos produtos da floresta em pé. Esse é o grande potencial econômico da Amazônia.  Infelizmente, a exploração de madeira, a exploração seletiva de madeira é quase toda ilegal, ela leva uma enorme degradação da Amazônia. Esse não é o caminho para a Amazônia.

O que o governo Lula deveria fazer com as mais de 50 milhões de hectares de terras públicas não destinadas na Amazônia Legal?

Carlos Nobre: É lógico que há uma enorme área de terras públicas não destinadas, chamadas terras devolutas. Na Amazônia temos 560 mil quilômetros quadrados de terras federais e estaduais não destinadas. É muito importante que elas sejam mantidas como florestas. Pode-se ter restauração florestal em grande escala em áreas que já foram desmatadas das terras públicas.  

Já temos mais de 20 milhões de hectares desmatados em terras indígenas, unidades de conservação e nessas terras públicas não destinadas. Então, é muito importante ter um megaprojeto de restauração florestal, como nós lançamos na COP 27, e que seja no mínimo 50 milhões de hectares.  O Brasil pode ser o país com o maior projeto de restauração florestal do mundo, principalmente na Amazônia, mas também na Mata Atlântica e no Cerrado. Esse deve ser o grande caminho. Parte de terras não destinadas têm que ser usadas para a demarcação dos territórios indígenas, e parte para criar um grande número de unidades de conservação e sistemas agroflorestais bastantes produtivos para uma nova bioeconomia de floresta em pé.

Os governos Lula no passado foram responsáveis por grandes projetos hidrelétricos, como as duas grandes barragens no Rio Madeira e Belo Monte no Rio Xingu, ambas na Amazônia. Existe um risco de novas grandes hidrelétricas na Amazônia?

Carlos Nobre: Sem dúvida não há mais necessidade de hidrelétrica para geração de energia no Brasil.  Não há necessidade de grandes hidrelétricas na Amazônia, nem de pequenas hidrelétricas. Por que? Porque elas interrompem o fluxo dos rios, mudam toda uma ecologia que evoluiu em dezenas de milhões de anos. E você causa um enorme risco para os ecossistemas amazônicos de um modo geral e os ecossistemas aquáticos principalmente.

Várias formas renováveis de energia, principalmente energia solar e a energia eólica, têm um enorme potencial e são mais baratas. E na Amazônia existe também a energia chamada hidrocinética* para os  populações ribeirinhas. Não me parece que, na política do terceiro governo Lula, hidrelétricas voltarão.

*(Hidrocinética: Geração de eletricidade com micro turbinas hidrocinéticas que só usam o corrente dos rios, sem impacto para a biodiversidade e as espécies aquáticas.)

Como o senhor avalia as usinas hidrelétricas existentes na Amazônia? Qual é a contribuição delas para a proteção do clima? Ou o contrário: As usinas hidrelétricas estão aquecendo o clima global?

Carlos Nobre: De fato, os reservatórios de muitas hidrelétricas na Amazônia acabam sendo reservatório de matérias orgânicas que fluem pelos rios e ficam estacionadas ali.  Elas não são mais transportadas até os oceanos e ficam nos fundos dos reservatórios. Aí há uma reação química com pouco oxigênio, anaeróbica como se fala, que gera o gás metano que sobe. Metano é um gás inúmeras vezes mais poderoso, como gás do efeito estufa, do que o gás carbônico. Esse é um problema. 

Hidrelétricas com grandes reservatórios, como Belo Monte e Tucuruí, não são com emissão zero – é bom mencionar isso. Portanto, não há mais necessidade global de hidrelétricas para proteção do clima, para reduzir emissões. 

Para o cientista Philip Martin Fearnside, a pavimentação da BR-319 é uma das maiores ameaças da Amazônia e vai aumentar o desmatamento. Qual é a sua avaliação?

Carlos Nobre: Completamente de acordo com o professor Philip Fearnside, um dos grandes cientistas amazônicos. Uma pavimentação da BR 319 vai trazer um enorme risco. Até porque o governador do estado do Amazonas disse que uma vez pavimentado, o governo do estado vai criar estradas laterais leste-oeste que vão cruzar a BR 319 até o oeste do Amazonas. 

E  95 % dos desmatamentos da Amazônia estão a 5,25 km de cada lado das estradas. Então, não é possível ter uma infraestrutura sustentável com estradas. A pavimentação da BR 319 e a proposta do governador do estado do Amazonas de construir estradas leste-oeste vai fazer explodir o desmatamento no maior estado com florestas tropicais. Então, não se deve pavimentar a BR 319.

Tem algum sinal de que Lula e seu governo vão concluir ou abandonar este projeto da BR-319?

Carlos Nobre: Não é possível ainda fazer uma avaliação do sinal do governo Lula sobre abandonar ou não a pavimentação da BR-319, vamos esperar que o governo comece a pensar numa infraestrutura sustentável para a Amazônia. Eu espero realmente que o governo Lula não avance com infraestruturas que vão significar o aumento dos desmatamentos.

Como cientista climático, como o senhor avalia os projetos de exploração de petróleo e gás já existentes e os planejados nos estados amazônicos? A produção de petróleo e gás na Amazônia pode continuar e ainda expandir, como a Petrobrás e algums políticos querem?

Carlos Nobre:  O IPCC Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e toda a Ciência já vem dizendo há décadas que nós não temos mais que abrir novas explorações de carvão, petróleo e gás natural. Nós temos que reduzir em 50 % as emissões até 2030 e zerar as emissões até 2050.  

Setenta porcento das emissões são queima de combustível fóssil global. Nós estamos com um enorme risco climático, veja o que está acontecendo com as ondas de calor na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. 

Então, nós não temos mais que explorar um único novo poço de petróleo, poço de gás natural e exploração de carvão. Não há a menor dúvida que não há mais como fazer isso em lugar nenhum no mundo e muito menos no Brasil, porque o Brasil tem um gigantesco potencial das energias renováveis. Esse é o caminho do Brasil. Não temos mais que abrir novos poços de petróleo, carvão e gás natural.

Sobre o projeto de óleo e gás na Bacia Sedimentar do Solimões, uma das regiões mais preservadas da Amazônia.  O governo Lula vai parar este projeto de petróleo?

Carlos Nobre: De novo. A Petrobras, não se deve permitir exploração de novos poços de petróleo ou de carvão, ou de gás natural, em qualquer lugar do mundo, inclusive na Amazônia. Senão nós vamos colocar o Planeta numa trajetória de suicídio ecossistêmico, suicídio ambiental, suicídio até humano. 

Como o senhor vê o risco da produção de biocombustíveis „sustentáveis”, a partir do cultivo da cana-de-açúcar ou do dendê – ou soja e milho – na Amazônia?

Carlos Nobre: Logicamente, nós não devemos permitir em hipótese nenhuma a expansão da produção de biocombustíveis, seja o bioetanol da cana-de-açúcar ou do milho, o biodiesel do dendê ou da soja na Amazônia, porque isso é um vetor do desmatamento. 

 A muito longo prazo, estamos falando aí de 20 anos pra frente, a fonte de energia sustentável é a energia solar e a energia eólica. Os biocombustíveis poderão ser utilizados um pouquinho para bioquerosene de aviação, mas não pode mais  ser um grande combustível para todo mundo, para todo Brasil. E, portanto, esse é o caminho que nós temos que tratar a eletrificação da frota. E lógico, o grande potencial hoje é o hidrogênio verde. O hidrogênio verde para ser um futuro combustível de caminhões e ônibus de longas trajetórias. 

O senhor apresentou um projeto de reflorestamento na COP27, com a proposta de restaurar não menos que 50 milhões de hectares. O projeto tem apoio do atual governo brasileiro? 

Carlos Nobre: Sim, o Painel Científico para a Amazônia, o qual eu sou o copresidente, lançou a ideia do chamado „Arcos da Restauração Florestal“  para restaurar pelo menos 50 milhões de hectares, principalmente em todo o sul da Amazônia, do Atlântico até a Bolívia. Nós também temos que restaurar o outro arco do desmatamento que é na parte andina da Amazônia, da floresta, entre 400 e 1.300 metros do Peru, Colômbia e Equador. 

O estado do Pará já começou projetos muito importantes de restauração florestal e o Ministério do Meio Ambiente está discutindo grandes restaurações florestais. Também começa surgir financiamentos para restauração florestal de áreas privadas, através do mercado de carbono. 

Hoje o preço do mercado de carbono já chegou entre 15 a 20 dólares por tonelada.  Então, o mercado voluntário de carbono, o „REDD plus“, já começa a trazer enorme benefício para esses projetos de restauração. 

Só para lhe dar um número: um hectare de restauração florestal, no preço do mercado de carbono hoje, já gera 200 a 300 dólares por ano e isso é muito mais, duas a três vezes, o que a pecuária na Amazônia gera de lucro.

O que você deseja como resultado da Cúpula da Amazônia? O que deve ser decidido pelas lideranças do Brasil e dos demais países amazônicos, em Belém?

Carlos Nobre: Claro que nós temos uma grande expectativa positiva para um acordo da Cúpula dos Países Amazônicos em Belém, com todos os presidentes dos países amazônicos, possivelmente também com o presidente da França, Macron. É a primeira vez que ela acontece e no sentido de que ela seja muito determinante quase que para fazer uma equivalência, vamos dizer assim, à União Europeia.

A União Europeia foi criada muitas décadas e décadas atrás, e, por exemplo, na luta contra a emergência climática a União Europeia é a mais avançada do mundo.

É muito importante que os oito países amazônicos, mais a Guina Francesa, cheguem num grande acordo. Como criar uma União Europeia de países amazônicos para combater o desmatamento, a degradação, a grilagem de terra, o crime ambiental e o crime organizado, mineração ilegal, tráfico de drogas, e a pesca ilegal, pois tudo isso explodiu na Amazônia. 

Quais são suas esperanças para a Amazônia?

Carlos Nobre:  Eu sou muito esperançoso, porque no Painel Científico para a Amazônia, nós concluímos que temos que zerar o desmatamento, a degradação e o fogo na Amazônia rapidamente. E criar um grande projeto de restauração florestal para remover uma grande quantidade de carbono, combater a emergência climática e, principalmente, para tentar evitar o ponto de não retorno. 

Espero que todos os países amazônicos coloquem uma direção econômica para a Amazônia, para a nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo – que nós propusemos também no Painel Científico para a Amazônia: uma bioeconomia com a floresta sendo mantida em pé, com produção de centenas de produtos da biodiversidade amazônica. 

Então, esse é o potencial, uma bioeconomia de floresta em pé, rios fluindo exatamente para manter a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos. Essa bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo vai melhorar muito a economia dos países amazônicos e vai melhorar muito a vida de dezenas de milhões de amazônidas em todos os países amazônicos. 

Muito obrigado pela oportunidade dessa entrevista.

Carlos Nobre  é um cientista brasileiro com doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA. O trabalho de Nobre é focado principalmente na Amazônia e seus impactos no sistema terrestre. Ele também foi membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Foi Secretário Nacional de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e Presidente da Agência Brasileira de Pós-Graduação (CAPES). É membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências e da Royal Society e co-presidente do Painel Científico para a Amazônia.  https://www.aamazoniaquequeremos.org

Norbert Suchanek é jornalista e autor alemão especializado em cobertura de ciência ambiental desde 1988. Ele trabalha no Rio de Janeiro. 

EmaiL Norbert.suchanek@online.de

Carlos Nobre

Foto: Carlos Nobre 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]