EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Mudança climática agrava as doenças infecciosas

 

mudanças climáticas

Mudança climática agrava as doenças infecciosas

As doenças agravadas pelas mudanças climáticas incluem algumas das mais mortais, como sarampo, malária e doenças diarreicas.

Por Jenessa Duncombe*, EOS

As consequências das mudanças climáticas não estão reservadas aos oceanos e à atmosfera: as doenças garantiram uma presença maior nos últimos anos graças ao aquecimento global.

Em uma análise abrangente de mais de 800 estudos publicados, cientistas da Universidade do Havaí em Mānoa (UHM) descobriram que as mudanças climáticas exacerbaram 58% das doenças infecciosas em certos casos documentados. Embora menos comum, o aquecimento climático também diminuiu 16% das doenças infecciosas.

“Nunca imaginamos a magnitude das doenças impactadas pelas mudanças climáticas. Acho que foi bastante chocante para todos nós”, disse o hidrólogo costeiro Tristan McKenzie , da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. McKenzie completou o trabalho com outros durante seu doutorado na UHM.

As doenças agravadas pelas mudanças climáticas incluem algumas das mais mortais, como sarampo, malária e doenças diarreicas. A literatura científica há muito apoia o fato de que as mudanças climáticas aumentam certas doenças, como um estudo no início deste ano que descobriu que a diarreia causada por bactérias pode se tornar mais dominante à medida que as condições mais úmidas e quentes se espalham.

No entanto, “este é o primeiro artigo a tentar de forma realmente abrangente e reunir o quadro completo”, disse McKenzie.

Temperaturas mais altas, mudanças na precipitação e inundações agravaram o maior número de doenças. Esses fatores foram seguidos por outros perigos associados às mudanças climáticas, incluindo incêndios, tempestades, aumento do nível do mar, mudanças climáticas oceânicas, ondas de calor, secas e mudanças na cobertura da terra.

Contágio do Clima

Analisando mais de 77.000 títulos na literatura acadêmica, os pesquisadores descobriram que o aquecimento se destacou como uma escada rolante fundamental para doenças infecciosas.

Na Escandinávia, em 2014, um surto de cólera, uma doença de águas quentes, chocou os observadores. Um fator agravante foi uma onda de calor incomum que chegou a 160 quilômetros do Círculo Ártico naquele verão, aquecendo as águas superficiais do oceano. Essa mesma água morna forneceu um terreno fértil para a bactéria Vibrio . Quando pessoas desconhecidas encontravam a água do mar infectada ou a ingeriam, isso lhes causava doenças diarreicas infecciosas e às vezes fatais, como a cólera.

Uma equipe de pesquisadores oceânicos e de saúde pública relatou o surto escandinavo no jornal de Doenças Infecciosas Emergentes em julho de 2016, e esse é apenas um dos trabalhos publicados que alimentaram as pesquisas mais recentes.

No total, o estudo descobriu que o aquecimento agravou 160 doenças.

Por outro lado, o aquecimento diminuiu algumas doenças. Invernos quentes em Ontário, Canadá, por exemplo, levaram a menos casos de pneumonia entre pessoas com mais de 65 anos, de acordo com um estudo de Ciências Sociais e Medicina de 2007 conduzido por um grupo de geógrafos canadenses e especialistas em saúde.

A equipe do UHM criou uma visualização interativa dos efeitos do clima sobre as doenças e publicou suas descobertas na revista Nature Climate Change este mês.

Uma bola de cristal conservadora

Embora a revisão da literatura tenha excluído projeções futuras, McKenzie vê os últimos resultados como uma estimativa conservadora.

“Em muitos casos, os surtos de doenças serão mal documentados, principalmente para doenças raras”, disse McKenzie. “Só posso imaginar que isso vai piorar no futuro.”

Um estudo de modelagem publicado no início deste ano na Nature sugere que o número de vírus que cruzam entre as espécies aumentará nos próximos anos, à medida que as mudanças climáticas alteram as faixas geográficas de milhares de mamíferos em todo o mundo.


O epidemiologista e demógrafo espacial Josh Colston , da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, disse que o estudo mais recente classificou uma “enorme quantidade de informações”.

“Observar basicamente todos os efeitos climáticos e todos os patógenos infecciosos em um artigo é extremamente ambicioso”, disse Colston.

Embora McKenzie tenha chamado as descobertas do estudo de “aterrorizantes”, ele disse que elas também cristalizaram as soluções mais importantes.

“Muitas pessoas querem tentar usar a abordagem Band-Aid para isso”, disse McKenzie. Mas ele não vê sentido nisso. “Precisamos reduzir agressivamente as emissões de gases de efeito estufa.”

Aumentar a energia eólica e solar, bem como reduzir o desperdício de alimentos, são duas das muitas opções econômicas para reduzir os gases de efeito estufa que contam com amplo apoio público, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

—Jenessa Duncombe ( @jrdscience ), redatora da equipe

Citação:  Duncombe, J. (2022), Climate change has already aggravated 58% of infectious diseases,  Eos, 103, https://doi.org/10.1029/2022EO220399 . Publicado em 23 de agosto de 2022.

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]