EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dieta vegana tem 30% do impacto ambiental da dieta rica em carne

 

Dieta vegana tem 30% do impacto ambiental da dieta rica em carne

O sistema alimentar tem um enorme impacto global no meio ambiente e na saúde, que pode ser reduzido pela transição para dietas baseadas em vegetais

Sabemos que a carne tem um impacto substancial no planeta e que as dietas à base de vegetais são mais sustentáveis ambientalmente.

Mas exatamente quanto impacto a comida que ingerimos tem sobre os resultados ambientais e que diferença faria seguir uma dieta vegana em comparação com o consumo de uma dieta rica em carne ou mesmo pobre em carne?

Michael Clark
Pesquisador de pós-doutorado, Oxford Martin Program on the Future of Food, University of Oxford

Keren Papier
Epidemiologista Nutricional Sênior, Universidade de Oxford

Estudamos os dados alimentares de 55.000 pessoas e associamos o que comeram ou beberam a cinco medidas principais: emissões de gases de efeito estufa, uso da terra, uso da água, poluição da água e perda de biodiversidade. Nossos resultados estão publicados na Nature Food . Descobrimos que os veganos têm apenas 30% do impacto ambiental da dieta dos comedores de carne.

Os dados dietéticos vieram de um grande estudo sobre câncer e nutrição que acompanhou as mesmas pessoas (cerca de 57.000 no total em todo o Reino Unido) por mais de duas décadas. Aqueles que participaram de nosso estudo relataram o que comeram e beberam ao longo de 12 meses e, em seguida, os classificamos em seis grupos diferentes: veganos, vegetarianos, comedores de peixe e comedores de carne com baixo, médio e alto consumo de carne com base em seus próprios hábitos. -hábitos alimentares relatados.

Em seguida, vinculamos seus relatórios dietéticos a um conjunto de dados contendo informações sobre o impacto ambiental de 57.000 alimentos. Crucialmente, o conjunto de dados considerou como e onde um alimento é produzido – as cenouras cultivadas em uma estufa na Espanha terão um impacto diferente daquelas cultivadas em um campo no Reino Unido, por exemplo. Isso se baseia em estudos anteriores, que tendem a assumir, por exemplo, que todos os tipos de pão ou todos os bifes ou todas as lasanhas têm o mesmo impacto ambiental.

Ao incorporar mais detalhes e nuances, conseguimos mostrar com mais certeza que diferentes dietas têm diferentes impactos ambientais. Descobrimos que mesmo a dieta vegana menos sustentável ainda era mais ecológica do que a dieta do carnívoro mais sustentável. Em outras palavras, contabilizar a região de origem e os métodos de produção de alimentos não obscurece as diferenças nos impactos ambientais entre os grupos de dieta.

Veganos vs carnívoros

Sem surpresa, as dietas contendo mais alimentos de origem animal tiveram maiores impactos ambientais. Por unidade de alimento consumido, a carne e os laticínios têm de três a 100 vezes o impacto ambiental dos alimentos à base de plantas.

Emissão relacionada à dieta de gases de efeito estufa
Emissão relacionada à dieta de três gases de efeito estufa – dióxido de carbono, metano (CH4) e óxido nitroso (N20) – em comparação com grandes comedores de carne. Scarborough et al, Nature Food , autor fornecido

 

Isso pode significar grandes diferenças entre os dois extremos, veganos e carnívoros. Os veganos em nosso estudo tiveram apenas 25% do impacto dietético dos grandes comedores de carne em termos de emissões de gases de efeito estufa, por exemplo. Isso porque a carne usa mais terra, o que significa mais desmatamento e menos carbono armazenado nas árvores. Ele usa muito fertilizante (geralmente produzido a partir de combustíveis fósseis) para alimentar as plantas que alimentam os animais. E porque as próprias vacas e outros animais emitem gases diretamente.

Não são apenas emissões. Em comparação com os grandes comedores de carne, os veganos também tiveram apenas 25% do impacto da dieta no uso da terra, 46% no uso da água, 27% na poluição da água e 34% na biodiversidade.

Mesmo as dietas com baixo teor de carne tiveram apenas cerca de 70% do impacto na maioria das medidas ambientais das dietas com alto teor de carne. Isso é importante: você não precisa se tornar totalmente vegano ou mesmo vegetariano para fazer uma grande diferença.

Impacto global

Essas descobertas são cruciais, pois estima-se que o sistema alimentar seja responsável por cerca de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa, 70% do uso mundial de água doce e 78% da poluição da água doce

Cerca de três quartos das terras sem gelo do mundo foram afetadas pelo uso humano, principalmente para agricultura e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, que é uma das principais fontes de perda de biodiversidade.

No Reino Unido, o consumo de carne diminuiu na década até 2018 , mas, para atender às metas ambientais, a Estratégia Alimentar Nacional e o Comitê de Mudanças Climáticas do Reino Unido recomendam uma redução adicional de 30% a 35%.

As escolhas que fazemos sobre o que comemos são pessoais. São hábitos altamente arraigados que podem ser difíceis de mudar. Mas nosso estudo e outros continuam a solidificar as evidências de que o sistema alimentar está tendo um enorme impacto global no meio ambiente e na saúde, que pode ser reduzido por uma transição para dietas mais baseadas em vegetais. 

Esperamos que nosso trabalho possa encorajar os formuladores de políticas a agir e as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis ​​enquanto ainda comem algo nutritivo, acessível e saboroso.

Referência:

Scarborough, P., Clark, M., Cobiac, L. et al. Vegans, vegetarians, fish-eaters and meat-eaters in the UK show discrepant environmental impacts. Nat Food 4, 565–574 (2023). https://doi.org/10.1038/s43016-023-00795-w

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/vegan-diet-has-just-30-of-the-environmental-impact-of-a-high-meat-diet-major-study-finds-210152

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]