EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Efeitos da mudança climática nos eventos climáticos extremos

 

mudanças climáticas

Efeitos da mudança climática nos eventos climáticos extremos

A mudança climática acelera o risco de eventos compostos de seca e ondas de calor

Em um artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, Michael Mann, professor do Departamento de Ciências da Terra e do Meio Ambiente da Escola de Artes e Ciências, e colegas da Clemson University, da University of California Los Angeles e da Columbia University investigaram os efeitos das mudanças climáticas na exacerbação de situações de calor e seca.

Suas descobertas oferecem novos insights sobre como prever sua interação, o que fornecerá aos cientistas e formuladores de políticas uma abordagem mais clara e holística para prevenir e se preparar para eventos climáticos extremos.

Eventos compostos de seca e ondas de calor e seus efeitos

Os pesquisadores documentam os efeitos deletérios de secas e incêndios florestais cada vez mais severos ocorridos nos últimos três anos.

Essas condições podem ocorrer juntas e piorar os impactos umas das outras, dizem os pesquisadores, e podem levar a doenças e mortes relacionadas ao calor, escassez de água para beber e para a agricultura, rendimentos reduzidos das colheitas, aumento do risco de incêndios florestais e estresse ecológico. Eles também observam que a mudança climática antropogênica – mudança climática impulsionada pela atividade humana – pode contribuir para a frequência e a gravidade desses eventos.

Impacto projetado de um cenário de pior caso versus cenário de caso moderado

Os pesquisadores compararam dois caminhos socioeconômicos contrastantes: o cenário de ponta ou pior caso, em que a sociedade falha em mitigar os efeitos da mudança climática antropogênica, e um cenário moderado, em que algumas medidas conservadoras são implementadas e esforços são feitos para cumprir eles.

No pior cenário, eles descobriram que, no final do século 21, espera-se que aproximadamente 20% das áreas terrestres globais testemunhem aproximadamente dois eventos compostos de secas e ondas de calor por ano. Esses eventos podem durar cerca de 25 dias e um aumento de quatro vezes na gravidade.

As regiões geográficas mais vulneráveis, como o leste da América do Norte, sudeste da América do Sul, Europa Central, África Oriental, Ásia Central e norte da Austrália, deverão experimentar os maiores aumentos na frequência de eventos compostos de secas e ondas de calor até o final do século XXI.

Necessidade crítica de medidas proativas

Os pesquisadores enfatizam a profunda ameaça representada por eventos compostos de secas e ondas de calor mais frequentes e intensos nas próximas décadas e a dependência que o caminho de emissões escolhido tem sobre a gravidade desses eventos.

À medida que as mudanças climáticas continuam a se desenrolar, abordar os riscos crescentes associados aos eventos compostos de secas e ondas de calor torna-se crucial.

Este estudo contribui para a crescente compreensão das mudanças projetadas nos eventos compostos de secas e ondas de calor e destaca a necessidade de medidas proativas, incluindo reduções de emissões e estratégias de adaptação, para construir resiliência e proteger regiões vulneráveis dos impactos de secas e eventos de ondas de calor.

Referência:

Kumar P. Tripathy, Sourav Mukherjee, Ashok K. Mishra, Michael E. Mann, A. Park Williams. Climate change will accelerate the high-end risk of compound drought and heatwave events. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2023; 120 (28) DOI: 10.1073/pnas.2219825120

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]