EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impactos da irrigação no clima e nos ambientes regionais

 

Impactos da irrigação no clima e nos ambientes regionais

Um novo estudo de uma equipe internacional de pesquisadores mostra como a irrigação afeta os climas e ambientes regionais em todo o mundo, esclarecendo como e onde a prática é insustentável ou benéfica.

A análise, publicada na revista Nature Reviews Earth & Environment , também aponta maneiras de melhorar as avaliações para alcançar o uso sustentável da água e a produção de alimentos no futuro.

“Embora a irrigação cubra uma pequena fração da terra, ela tem um impacto significativo no clima e nos ambientes regionais – e já é insustentável ou está se aproximando da escassez em algumas partes do mundo”, explica Sonali Shukla McDermid, um associado professor do Departamento de Estudos Ambientais da NYU e principal autor do artigo. “Mas como a irrigação fornece 40% dos alimentos do mundo, precisamos entender a complexidade de seus efeitos para que possamos colher seus benefícios e reduzir as consequências negativas”.

A irrigação, que é usada principalmente para fins agrícolas, responde por cerca de 70% das extrações globais de água doce de lagos, rios e outras fontes, totalizando 90% do uso mundial de água.

Estimativas anteriores sugerem que mais de 3,6 milhões de quilômetros quadrados — ou pouco menos de 1,4 milhão de milhas quadradas — da terra são atualmente irrigados. Várias regiões, incluindo os estados das planícies altas dos EUA, como Kansas e Nebraska, o Vale Central da Califórnia, a Bacia Indo-Gangética abrangendo vários países do sul da Ásia e o nordeste da China, são os mais extensivamente irrigados do mundo e também exibem um dos mais fortes impactos de irrigação sobre o clima e o ambiente.

Embora exista trabalho para documentar alguns impactos da irrigação em localidades ou regiões específicas, tem sido menos claro se há impactos climáticos e ambientais fortes e consistentes em áreas globais irrigadas – tanto agora quanto no futuro.

Para resolver isso, um total de 38 pesquisadores dos EUA, Austrália, Áustria, Bélgica, França, Índia, Itália, Japão, Coreia do Sul e Taiwan analisaram mais de 200 estudos anteriores – um exame que capturou os efeitos atuais e projetou impactos futuros.

Sua revisão apontou para os efeitos positivos e negativos da irrigação, incluindo o seguinte:

  • A irrigação pode resfriar substancialmente as temperaturas diurnas e também pode mudar a forma como os agroecossistemas armazenam e reciclam o carbono e o nitrogênio. Embora esse resfriamento possa ajudar a combater extremos de calor, a água de irrigação também pode umidificar a atmosfera e resultar na liberação de gases de efeito estufa, como o poderoso metano do arroz.
  • A prática retira anualmente cerca de 2.700 quilômetros cúbicos de fontes de água doce, ou quase 648 milhas cúbicas, o que é mais água do que o lago Erie e o lago Ontário juntos. Em muitas áreas, esse uso reduziu o abastecimento de água , principalmente as águas subterrâneas, e também contribuiu para o escoamento de insumos agrícolas, como fertilizantes, para o abastecimento de água.
  • A irrigação também pode afetar a precipitação em algumas áreas, dependendo do local, da estação e dos ventos predominantes.

Os pesquisadores também propõem maneiras de melhorar a modelagem de irrigação – mudanças que resultariam em métodos para avaliar melhor as formas de alcançar a produção sustentável de água e alimentos no futuro.

Isso se concentra principalmente na adoção de testes mais rigorosos de modelos, bem como em mais e melhores maneiras de identificar e reduzir as incertezas associadas aos processos climáticos físicos e químicos e, principalmente, à tomada de decisões humanas. O último poderia ser feito com mais coordenação e comunicação entre cientistas e partes interessadas na água e tomadores de decisão ao desenvolver modelos de irrigação .

“Essas avaliações permitiriam aos cientistas investigar de forma mais abrangente as interações entre várias condições que mudam simultaneamente, como mudança climática regional, ciclo biogeoquímico, demanda de recursos hídricos, produção de alimentos e meios de subsistência de agricultores familiares – tanto agora quanto no futuro”, observa McDermid.

 

principais processos e mecanismos através dos quais a agricultura de sequeiro (painel a ) e a agricultura irrigada (painel b )
Os principais processos e mecanismos através dos quais a agricultura de sequeiro (painel a ) e a agricultura irrigada (painel b ) interagem com o sistema climático e os ciclos biogeoquímicos. As linhas verdes escuras indicam os fluxos de carbono como CO 2 assimilado da atmosfera pela fotossíntese das culturas, carbono contido na biomassa em decomposição e carbono orgânico do solo (SOC) e CO 2 emitido de volta para a atmosfera. a , albedo; CAPE, energia potencial convectiva disponível; conteúdo de água no solo. As setas tracejadas indicam interações com alta incerteza. A irrigação geralmente aumenta os fluxos de calor latente, enquanto reduz os fluxos de calor sensível e, portanto, esfria a superfície durante o período de crescimento durante o dia. A irrigação também pode aumentar o vapor de água atmosférico, levando a mudanças na cobertura de nuvens ou chuvas locais e/ou remotas, enquanto mobiliza ainda mais nitrogênio mineral e aumenta a produtividade das culturas e a assimilação de carbono.

 

Fonte: New York University

Referência:

McDermid, S., Nocco, M., Lawston-Parker, P. et al. Irrigation in the Earth system. Nat Rev Earth Environ (2023). https://doi.org/10.1038/s43017-023-00438-5

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]