EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aquecimento global aumenta a turbulência atmosférica

 

Aquecimento global aumenta a turbulência atmosférica

A mudança climática tem impactado diversos setores da sociedade, inclusive a aviação. Um estudo recente da Universidade de Reading, no Reino Unido, revelou que a turbulência atmosférica aumentou em até 15% nas principais rotas aéreas do mundo entre 1979 e 2018.

O estudo, publicado na revista Nature Climate Change, é o primeiro a analisar as mudanças na turbulência em escala global e em diferentes altitudes.

A turbulência é causada por correntes de ar irregulares que podem fazer com que os aviões balancem ou caiam repentinamente durante o voo. Além de causar desconforto e medo nos passageiros e na tripulação, a turbulência também pode provocar ferimentos e danos materiais. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a turbulência é responsável por cerca de 63% dos ferimentos em voos não fatais.

Os pesquisadores da Universidade de Reading usaram dados de reanálise climática para estimar a intensidade e a frequência da turbulência em diferentes regiões do mundo e em diferentes altitudes. Eles descobriram que a turbulência aumentou em todas as regiões analisadas, especialmente nas latitudes médias do hemisfério norte, onde se concentram as rotas transatlânticas. Eles também observaram que a turbulência aumentou mais nas altitudes mais baixas do que nas mais altas.

O principal fator por trás desse aumento é o aquecimento global, que tem alterado o padrão de circulação atmosférica e criado mais instabilidade no ar. Os pesquisadores alertam que esse cenário pode se agravar no futuro, à medida que as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentando. Eles sugerem que os pilotos e as companhias aéreas adotem medidas para evitar ou minimizar os efeitos da turbulência, como ajustar as rotas, as velocidades e as altitudes dos voos.

O estudo é uma contribuição importante para entender os impactos da mudança climática na aviação e na segurança dos passageiros. Ele também mostra a necessidade de se investir em mais pesquisas e em tecnologias que possam prever e mitigar a turbulência atmosférica.

Figura representando o aumento da turbulência de 1979 a 2020
Figura representando o aumento da turbulência de 1979 a 2020. Crédito: Mark Prosser et al.

 

Fonte: University of Reading

Referência:

Prosser, M. C., Williams, P. D., Marlton, G. J., & Harrison, R. G. (2023). Evidence for large increases in clear-air turbulence over the past four decades. Geophysical Research Letters, 50, e2023GL103814. https://doi.org/10.1029/2023GL103814

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]