EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Limitar o aquecimento salvaria bilhões de pessoas de temperaturas extremas

 

Limitar o aquecimento salvaria bilhões de pessoas de temperaturas extremas

Estudo conclui que, para cada aumento de 0,1°C na temperatura acima dos níveis atuais, cerca de 140 milhões de pessoas estarão expostas a condições climáticas perigosas

 

Resumo: O estudo demonstra que aproximadamente 60 milhões de pessoas já estão vivendo em áreas com temperaturas médias de 29°C ou superiores, consideradas perigosas. Com um aquecimento global de 2,7°C, esse número aumentaria para dois bilhões de pessoas, o que corresponde a 22% da população projetada para o final do século. Se o aquecimento global for limitado a 1,5°C, apenas 5% da população mundial estaria exposta a condições climáticas perigosas, o que salvaria um sexto da humanidade em comparação com um aquecimento de 2,7°C. Em cenários extremos de aquecimento global de 3,6°C ou até mesmo 4,4°C, metade da população mundial poderia viver em áreas fora de seu nicho climático, o que representa um risco existencial. O estudo conclui que, para cada aumento de 0,1°C na temperatura acima dos níveis atuais, cerca de 140 milhões de pessoas estarão expostas a condições climáticas perigosas.

 

Por Alex Morrison*

As atuais políticas climáticas deixarão mais de um quinto da humanidade exposta a temperaturas perigosamente altas até 2100, sugere uma nova pesquisa .

Apesar da promessa do Acordo de Paris de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C (em comparação com os níveis pré-industriais), as políticas atuais são projetadas para resultar em um aquecimento de 2,7°C até o final do século.

O novo estudo, liderado por pesquisadores do Global Systems Institute , da Universidade de Exeter, associado à Comissão da Terra, e da Universidade de Nanjing, avaliou o que isso significaria para o número de pessoas que vivem fora do “nicho climático” no qual nossa espécie prosperou.

Ele diz que cerca de 60 milhões de pessoas já estão expostas ao calor perigoso (temperatura média de 29°C ou superior).

E dois bilhões – 22% da população projetada para o final do século – estariam expostos a isso com 2,7°C de aquecimento global.

O documento destaca o “enorme potencial” para uma política climática decisiva para limitar os custos humanos e as desigualdades das mudanças climáticas.

Limitar o aquecimento a 1,5°C deixaria 5% expostos – salvando um sexto da humanidade do calor perigoso em comparação com 2,7°C de aquecimento.

O estudo também descobriu que as emissões ao longo da vida de 3,5 cidadãos globais médios hoje – ou apenas 1,2 cidadãos dos EUA – expõem uma futura pessoa a um calor perigoso. Isso destaca a desigualdade da crise climática, pois essas futuras pessoas expostas ao calor viverão em lugares onde as emissões atuais são cerca de metade da média global.

Nos “piores cenários” de aquecimento global de 3,6°C ou mesmo de 4,4°C, metade da população mundial poderia ficar fora do nicho climático, representando o que os pesquisadores chamam de “risco existencial  .

“Os custos do aquecimento global são frequentemente expressos em termos financeiros, mas nosso estudo destaca o custo humano fenomenal de não enfrentar a emergência climática”, disse o professor Tim Lenton , diretor do Instituto de Sistemas Globais da Universidade de Exeter.

“Para cada 0,1°C de aquecimento acima dos níveis atuais, cerca de 140 milhões de pessoas serão expostas a um calor perigoso.

“Isso revela tanto a escala do problema quanto a importância de uma ação decisiva para reduzir as emissões de carbono.

“Limitar o aquecimento global a 1,5°C em vez de 2,7°C significaria cinco vezes menos pessoas em 2100 expostas a calor perigoso.”

Definindo o nicho

Historicamente, a densidade populacional humana atingiu um pico em locais com temperatura média de cerca de 13°C, com um pico secundário de cerca de 27°C (climas de monção, especialmente no sul da Ásia).

A densidade de colheitas e gado segue padrões semelhantes, e a riqueza (medida pelo PIB) atinge o pico em cerca de 13°C.

A mortalidade aumenta em temperaturas mais altas e mais baixas, apoiando a ideia de um “nicho” humano.

Embora menos de 1% da humanidade viva atualmente em locais de exposição perigosa ao calor, o estudo mostra que a mudança climática já colocou 9% da população global (mais de 600 milhões de pessoas) fora do nicho.

“A maioria dessas pessoas vivia perto do pico mais frio de 13°C do nicho e agora está no ‘meio termo’ entre os dois picos. Embora não sejam perigosamente quentes, essas condições tendem a ser muito mais secas e historicamente não sustentam populações humanas densas”, disse o professor Chi Xu, da Universidade de Nanjing.

“Enquanto isso, a grande maioria das pessoas que serão deixadas de fora do nicho devido ao aquecimento futuro serão expostas a um calor perigoso.

“Tais altas temperaturas têm sido associadas a problemas como aumento da mortalidade, diminuição da produtividade do trabalho, diminuição do desempenho cognitivo, aprendizado prejudicado, resultados adversos da gravidez, diminuição do rendimento das colheitas, aumento de conflitos e disseminação de doenças infecciosas”.

Embora alguns lugares mais frios possam se tornar mais habitáveis ​​devido às mudanças climáticas, o crescimento populacional é projetado para ser maior em lugares com risco de calor perigoso, especialmente na Índia e na Nigéria.

O estudo também descobriu:

  • A exposição ao calor perigoso começa a aumentar dramaticamente em 1,2°C (logo acima do aquecimento global atual) e aumenta em cerca de 140 milhões para cada 0,1°C de aquecimento adicional.
  • Assumindo uma população futura de 9,5 bilhões de pessoas, a Índia teria a maior população exposta a um aquecimento global de 2,7°C – mais de 600 milhões. A 1,5°C, esse número seria muito menor, em cerca de 90 milhões.
  • A Nigéria teria a segunda maior população exposta ao calor com um aquecimento global de 2,7°C, mais de 300 milhões. Com um aquecimento de 1,5°C, isso seria inferior a 40 milhões.
  • A Índia e a Nigéria já apresentam “pontos críticos” de temperaturas perigosas.
  • A 2,7°C, quase 100% de alguns países, incluindo Burkina Faso e Mali, estarão perigosamente quentes para os humanos. O Brasil teria a maior área terrestre exposta ao calor perigoso, apesar de quase nenhuma área exposta a 1,5 °C. A Austrália e a Índia também experimentariam aumentos maciços na área exposta.

A equipe de pesquisa – que incluiu o Potsdam Institute for Climate Impact Research, o International Institute for Applied Systems Analysis e as Universidades de Washington, Carolina do Norte, Aarhus e Wageningen – enfatiza que o pior desses impactos pode ser evitado por uma ação rápida para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Falando sobre a concepção de sua ideia, o professor Marten Scheffer, da Universidade de Wageningen, disse: “Fomos acionados pelo fato de que os custos econômicos das emissões de carbono dificilmente refletem o impacto no bem-estar humano.

“Nossos cálculos agora ajudam a preencher essa lacuna e devem estimular novas perguntas não ortodoxas sobre justiça.”

Ashish Ghadiali, do Instituto de Sistemas Globais de Exeter, disse: “Essas novas descobertas da vanguarda da ciência dos sistemas terrestres sublinham a natureza profundamente racializada dos impactos climáticos projetados e devem inspirar uma mudança política radical ao pensar sobre a urgência dos esforços de descarbonização, bem como como no valor de aumentar maciçamente o investimento global nas linhas de frente da vulnerabilidade climática”.

Deslocamento dos nichos de temperatura e precipitação de temperatura sob diferentes níveis de aquecimento global
temperatura e precipitação de temperatura sob diferentes níveis de aquecimento global
2,7 °C aquecimento global devido às políticas atuais, c, d . 1,5 °C de aquecimento global de acordo com o Acordo de Paris. Vermelho indica uma diminuição na adequação, verde um aumento. Observe que as mudanças menos extensas no nicho de precipitação de temperatura são porque já restringe a densidade populacional mais nas regiões mais secas e mais úmidas. In “Quantifying the human cost of global warming”

 

Referência:

Lenton, T.M., Xu, C., Abrams, J.F. et al. Quantifying the human cost of global warming. Nat Sustain (2023). https://doi.org/10.1038/s41893-023-01132-6

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]