EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança Climática é uma crise de Saúde Pública

 

mudanças climáticas
Indicadores das Mudanças Climáticas

Mudança Climática é uma crise de Saúde Pública

As mudanças climáticas já estão causando um impacto significativo na saúde humana, e esses impactos devem piorar nos próximos anos. Os impactos mais imediatos das mudanças climáticas na saúde estão relacionados a eventos climáticos extremos, como ondas de calor, inundações e incêndios florestais. Esses eventos podem levar ao estresse térmico, lesões e mortes. Por exemplo, a onda de calor na Europa em 2003 causou a morte estimada de 70.000 pessoas.

Além dos eventos climáticos extremos, as mudanças climáticas também estão causando alterações na qualidade do ar, na qualidade da água e na segurança alimentar. Essas mudanças podem aumentar o risco de infecções respiratórias, doenças cardíacas, câncer e outras condições de saúde crônicas. Por exemplo, o aumento da poluição do ar devido a incêndios florestais está relacionado a um aumento nos ataques de asma e outros problemas respiratórios.

As mudanças climáticas também representam uma ameaça para a saúde mental. O estresse de viver em um clima em constante mudança pode levar à ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Por exemplo, um estudo com pessoas afetadas pelo furacão Katrina descobriu que elas tinham maior probabilidade de enfrentar problemas de saúde mental do que pessoas que não foram afetadas pelo furacão.

Os impactos na saúde das mudanças climáticas não são distribuídos de forma equitativa. As pessoas mais pobres e vulneráveis são frequentemente as mais afetadas. Isso ocorre porque elas têm maior probabilidade de viver em áreas com risco de eventos climáticos extremos, têm menos acesso a cuidados de saúde e têm maior probabilidade de trabalhar em empregos que as expõem a poluentes prejudiciais.

As mudanças climáticas representam uma séria ameaça para a saúde humana. Devemos tomar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Também devemos investir em medidas de adaptação para proteger as pessoas dos impactos na saúde causados pelas mudanças climáticas.

O que você pode fazer

Existem muitas coisas que você pode fazer para ajudar a lidar com os impactos na saúde das mudanças climáticas. Aqui estão algumas ideias:

  • Reduza sua própria pegada de carbono. Isso pode ser feito dirigindo menos, usando menos energia em casa e comendo menos carne.
  • Apoie políticas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa. Isso inclui apoiar iniciativas de energia limpa e investir em eficiência energética.
  • Envolva-se em sua comunidade. Existem muitas maneiras de se envolver na ação climática, como ser voluntário em uma organização ambiental ou participar de um protesto pelo clima.

Ao agir, podemos ajudar a proteger nossa saúde e a saúde das futuras gerações.

Referências e leituras sugeridas:

Mudança climática desafia os sistemas de saúde pública

Pesquisa alerta que o aquecimento global aumenta as infecções bacterianas

Relatório analisa a relação entre saúde e mudança climática

Aquecimento global aumenta as mortes relacionadas ao calor

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]