EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O desmatamento e suas consequências climáticas

 

desmatamento

O desmatamento e suas consequências climáticas

Este artigo explora como a retirada parcial ou total da cobertura vegetal afeta o clima e discute medidas que podem ser tomadas para conter o desmatamento

 

Resumo: O desmatamento é uma prática que causa diversos problemas ambientais e sociais em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Uma das consequências mais graves do desmatamento é a alteração do clima, tanto local quanto globalmente, pois a vegetação regula a temperatura, a umidade, o ciclo da água e o balanço de carbono na atmosfera. O desmatamento da Amazônia e da Mata Atlântica são exemplos de como essa prática afeta o clima, gerando mudanças climáticas irreversíveis e colocando a vida, a natureza e a economia em risco extremo. Para conter o desmatamento e seus efeitos sobre o clima, é preciso tomar medidas em diferentes níveis

 

O desmatamento é a retirada parcial ou total da cobertura vegetal de um determinado lugar. Essa prática tem causado diversos problemas ambientais e sociais no mundo todo, especialmente nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, onde as taxas de desmatamento são mais elevadas. Uma das consequências mais graves do desmatamento é a alteração do clima, tanto local quanto globalmente.

O clima é influenciado por vários fatores, entre eles a vegetação. As plantas regulam a temperatura, a umidade, o ciclo da água e o balanço de carbono na atmosfera. Ao retirar a vegetação, esses processos são afetados, gerando mudanças climáticas que podem ser irreversíveis.

Um exemplo de como o desmatamento afeta o clima é o caso da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. A Amazônia é responsável por cerca de 20% do oxigênio produzido no planeta e por armazenar bilhões de toneladas de carbono, que se liberado na atmosfera contribui para o aquecimento global. Além disso, a Amazônia funciona como uma bomba d’água, que transporta a umidade da região para outras partes do Brasil e da América do Sul, influenciando as chuvas e a agricultura.

Segundo um estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade de São Paulo (USP), o desmatamento em larga escala da Amazônia, somado ao aquecimento global, pode elevar as temperaturas na região e colocar a vida, a natureza e a economia sob risco extremo. O estudo também alerta que o desmatamento pode levar a Amazônia a um ponto de não retorno, em que a floresta se transformaria em uma savana seca e degradada.

Outro exemplo de como o desmatamento afeta o clima é o caso da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e mais ameaçados do mundo. A Mata Atlântica originalmente cobria cerca de 15% do território brasileiro, mas hoje resta menos de 12% de sua área original. O seu desmatamento tem impactos diretos sobre o clima das regiões Sudeste e Sul do Brasil, onde se concentra a maior parte da população e da atividade econômica do país.

A Mata Atlântica é responsável por regular o regime de chuvas nessas regiões, além de proteger os mananciais que abastecem as cidades. O desmatamento da Mata Atlântica reduz a capacidade de infiltração da água no solo, aumentando o risco de enchentes e deslizamentos. Além disso, o desmatamento contribui para o aumento das emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na América Latina, a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento. Outras causas do desmatamento são a urbanização, a mineração, o extrativismo e as atividades ilegais.

Como podemos conter o desmatamento e seus efeitos sobre o clima?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas em diferentes níveis: individual, coletivo e governamental.

No nível individual, podemos reduzir o nosso consumo de produtos que têm origem na exploração florestal, como carne, soja, óleo de palma e madeira. Podemos também apoiar organizações que lutam pela preservação das florestas e denunciar casos de desmatamento ilegal.

No nível coletivo, podemos nos unir a movimentos sociais que defendem os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais que vivem nas florestas e que são os seus principais guardiões. Podemos também participar de campanhas de educação ambiental e de reflorestamento de áreas degradadas.

No nível governamental, podemos exigir que os governos adotem políticas públicas que incentivem o uso sustentável dos recursos florestais, que combatam o desmatamento ilegal e que promovam a conservação e a restauração das florestas. Podemos também cobrar que os governos cumpram os compromissos internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa e de proteção da biodiversidade.

O desmatamento é um problema que afeta a todos nós. Se não agirmos agora, poderemos enfrentar consequências irreversíveis para o clima e para a vida no planeta. Por isso, é preciso que cada um faça a sua parte para conter o desmatamento e seus efeitos sobre o clima.

Fontes e leituras recomendadas:

Impactos do desmatamento da Amazônia nas chuvas e no clima do Brasil e do Mundo

Desmatamento reduz as chuvas nas regiões tropicais

Desmatamento afeta o clima e prejudica a floresta remanescente

Desmatamento na Amazônia afeta o clima regional e global

Benefícios das florestas para estabilizar o clima local e global

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]