EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Arborização nos bairros de maior renda expõe injustiças ambientais em São Paulo

 

Arborização nos bairros de maior renda expõe injustiças ambientais em São Paulo

Com impacto na saúde e até na criminalidade, maior presença de cobertura vegetal em bairros de maior renda escancara injustiças ambientais na cidade

 Publicado: 29/03/2023

Texto: Camilla Almeida, Jornal da USP
Arte: Carolina Borin Garcia

O mapeamento e a análise socioambiental da distribuição de árvores na cidade de São Paulo revelou a desigualdade na cobertura verde na capital paulista. Os dados são de uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

O estudo escancara a relação entre uma maior presença de árvores em bairros com uma maior renda per capita – indicando graves injustiças ambientais e problemas na urbanização do município.

A pesquisadora Bruna Arantes, primeira autora do estudo, utilizou imagens de satélite e dados fornecidos pela plataforma GeoSampa, portal coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento que reúne dados georreferenciados sobre a cidade.
Foram verificadas as modificações ocorridas nas áreas verdes em São Paulo no período entre 2010 e 2017.O artigo Urban forest and per capita income in the mega-city of Sao Paulo, Brazil: A spatial pattern analysis foi publicado na revista científica Cities: The International Journal of Urban Policy and Planning, e faz parte da pesquisa de doutorado de Bruna Arantes, sob orientação de Demóstenes Ferreira da Silva Filho.
“A macrozona urbana, a área mais urbanizada da cidade, teve um aumento de 0,3% na cobertura arbórea. Já na macrozona ambiental, que são as partes periféricas que têm áreas de reserva, houve um aumento de 13% [entre 2010 e 2017]” explica Bruna Arantes ao Jornal da USP.
O conceito de macrozona urbana se refere às regiões centrais da cidade, como os bairros da Sé e Mooca, enquanto a ambiental se refere a regiões limítrofes do município, como Parelheiros e Jaraguá. 
Cidade de São Paulo - O mapa da esquerda mostra a divisão entre macrozona urbana (branco) e macrozona ambiental (cinza)
O mapa da esquerda mostra a divisão entre macrozona urbana (branco) e macrozona ambiental (cinza). O mapa da direita mostra a distribuição arbórea na cidade de São Paulo no ano de 2017 – Imagem: Cedida pela pesquisadora
Contudo, de acordo com a pesquisadora, o saldo positivo deve ser olhado com cautela – principalmente o das zonas centrais. “O movimento é dinâmico. Uma árvore vai ficar doente e será derrubada, vai se construir um condomínio ali, então uma área de árvores será desmatada. Ao mesmo tempo, a Prefeitura está plantando árvores em outros lugares. É um processo dinâmico, mas no saldo está se perdendo muito próximo do que se está ganhando”, afirma. Segundo Bruna Arantes, os benefícios da presença de árvores entre a paisagem urbana são identificados principalmente na saúde da população, com a redução do nível de estresse, a melhora da qualidade do ar e a regulação de temperaturas.

Desigualdade ambiental

Uma análise mais cuidadosa dos dados também aponta para injustiças ambientais com relação ao acesso a áreas verdes na cidade. Mesmo que as informações mostrem que as periferias detêm uma maior cobertura arbórea comparadas às áreas centrais, é preciso ter em mente em qual lugar as zonas periféricas estão posicionadas em São Paulo: perto de reservas ambientais, que possuem um rígido acesso controlado. Quando consideramos apenas a macrozona urbana, é possível estabelecer uma ligação direta entre uma maior presença de árvores em bairros com uma maior renda per capita.

Isso revela que essa distribuição é socialmente injusta. Pessoas que têm mais renda vão andar por ruas arborizadas, vão no parque passear com seus filhos e pets, enquanto pessoas da periferia podem até ter mais presença de árvores perto da casa delas, mas é uma área de reserva. A rua delas não é arborizada, elas não têm parque, não têm lazer em área verde. A rua delas não tem estrutura, às vezes não tem nem saneamento básico, só uma área de reserva perto”, explica a pesquisadora.

A arborização, neste caso, não só representaria uma melhora na saúde dos moradores, mas ajudaria a solucionar graves problemas urbanos, como os alagamentos. Com a temporada de chuvas em São Paulo, é comum vermos ruas – principalmente nas áreas periféricas – alagadas, com famílias perdendo suas casas, bens e até mesmo suas vidas. Neste caso, as árvores aumentam a permeabilidade do solo, evitando sua erosão e formando jardins filtrantes. A exemplo disso, a própria Prefeitura de São Paulo criou o programa Jardins de Chuva, que realiza intervenções verdes a fim de mitigar os impactos sentidos pelos alagamentos.  “Com a distribuição desigual das árvores urbanas, não são oferecidos para todos os moradores os benefícios que eles poderiam ter. A oferta existe apenas a uma parcela da população que já é privilegiada. Então, está sendo cometida uma injustiça ambiental”, ressalta Arantes.

Políticas públicas participativas

Os resultados encontrados complementam uma escassa literatura científica sobre o tema em países latino-americanos. A pesquisa é pioneira na união de dados sociais com a quantificação e mapeamento da cobertura verde em megacidades no Brasil, e desperta um importante debate sobre desigualdade urbana e ambiental. Ela suscita a necessidade de ações vindas da própria população. “O grande poder de decisão para aumentar as árvores na cidade está na mão das pessoas, não necessariamente do governo. É muito importante termos políticas públicas participativas, tais como ações eficientes de conscientização ambiental dos moradores”, ressalta a pesquisadora.

“O grande poder de decisão para aumentar as árvores na cidade está na mão das pessoas”, diz Bruna Arantes – Imagem: Reprodução/Coordenadoria de Educação Ambiental da Prefeitura de São Paulo

Plano Diretor da capital paulista – lei que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade até 2029 – ainda está em fase de revisão e conta com um processo participativo, com a inclusão de sugestões da sociedade civil. “O Plano Diretor da cidade de São Paulo está em fase de revisão e ele tem sido conduzido de forma participativa, ou seja, a população, a comunidade científica e todos que querem contribuir para sua revisão estão sendo chamados e são bem-vindos a contribuir”, explica Bruna Arantes. “Isso é um passo extremamente importante para construir uma cidade mais justa e consciente. Paralelamente, um novo plano de arborização urbana foi proposto com novas metas de plantio e estratégias de arborização. Acredito que tais ações são um grande avanço para o aprimoramento das políticas públicas”, complementa.Em seu estudo, a pesquisadora ainda explora a ligação indireta entre índices de criminalidade e cobertura arbórea – resultados que serão publicados em um artigo científico ainda em produção.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]