EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Circulação oceânica profunda na Antártida pode entrar em colapso

 

Circulação oceânica profunda na Antártida pode entrar em colapso

Declínio da circulação oceânica profunda estagnará o fundo dos oceanos e gerará mais impactos que afetarão o clima e os ecossistemas marinhos.

Os resultados são detalhados em um novo estudo coordenado pelo professor da Scientia, Matthew England, vice-diretor do ARC Centre for Excellence in Antarctic Science (ACEAS) na UNSW Sydney. O trabalho, publicado na Nature , inclui o autor principal, Dr. Qian Li – anteriormente da UNSW e agora no Massachusetts Institute of Technology (MIT) – bem como coautores da Australian National University (ANU) e CSIRO.

A água fria que afunda perto da Antártida impulsiona o fluxo mais profundo da circulação de revolvimento – uma rede de correntes que abrange os oceanos do mundo. O tombamento transporta calor, carbono, oxigênio e nutrientes ao redor do globo. Isso influencia o clima, o nível do mar e a produtividade dos ecossistemas marinhos .

“Nossa modelagem mostra que, se as emissões globais de carbono continuarem no ritmo atual, o tombamento da Antártica diminuirá em mais de 40% nos próximos 30 anos – e em uma trajetória que parece caminhar para o colapso”, diz o professor England.

Modelando o oceano profundo

Cerca de 250 trilhões de toneladas de água fria, salgada e rica em oxigênio afundam perto da Antártica a cada ano. Essa água então se espalha para o norte e transporta oxigênio para as profundezas dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.

“Se os oceanos tivessem pulmões, este seria um deles”, diz o professor England.

A equipe internacional de cientistas modelou a quantidade de águas profundas da Antártida produzida sob o “cenário de altas emissões” do IPCC até 2050.

O modelo captura detalhes dos processos oceânicos que os modelos anteriores não conseguiram, incluindo como as previsões de água derretida do gelo podem influenciar a circulação.

Essa corrente oceânica profunda permaneceu em um estado relativamente estável por milhares de anos, mas com o aumento das emissões de gases de efeito estufa , prevê-se que a reviravolta antártica desacelere significativamente nas próximas décadas.

Impactos da redução do tombamento da Antártica

Com o colapso dessa corrente oceânica profunda, os oceanos abaixo de 4.000 metros estagnariam.

“Isso prenderia os nutrientes nas profundezas do oceano, reduzindo os nutrientes disponíveis para sustentar a vida marinha perto da superfície do oceano”, diz o professor England.

O coautor, Dr. Steve Rintoul, da CSIRO e da Australian Antarctic Program Partnership, diz que as simulações do modelo mostram uma desaceleração do tombamento, o que leva a um rápido aquecimento do oceano profundo.

“Medições diretas confirmam que o aquecimento do oceano profundo já está em andamento“, diz o Dr. Rintoul. O estudo descobriu que o derretimento do gelo ao redor da Antártida torna as águas oceânicas próximas menos densas, o que retarda a circulação antártica. Espera-se que o derretimento das camadas de gelo da Antártida e da Groenlândia continue a acelerar à medida que o planeta esquenta.

“Nosso estudo mostra que o derretimento das camadas de gelo tem um impacto dramático na circulação que regula o clima da Terra”, diz a Dra. Adele Morrison, também da ACEAS e da Escola de Pesquisa de Ciências da Terra da ANU.

“Estamos falando sobre a possível extinção a longo prazo de uma massa de água icônica”, diz o professor England.

“Essas mudanças profundas na mudança de calor, água doce, oxigênio, carbono e nutrientes do oceano terão um impacto adverso significativo nos oceanos nos próximos séculos”.

Mudanças recentes e projetadas nas propriedades da água profundas
Mudanças recentes e projetadas nas propriedades da água profundas

 

Referência:

Li, Q., England, M.H., Hogg, A.M. et al. Abyssal ocean overturning slowdown and warming driven by Antarctic meltwater. Nature 615, 841–847 (2023). https://doi.org/10.1038/s41586-023-05762-w

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]