EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O que leva as pessoas a se preocuparem com o meio ambiente?

 

cuidando da Terra

O que leva as pessoas a se preocuparem com o meio ambiente?

Estudo analisa os fatores que impulsionam a preocupação ambiental entre os europeus, em um esforço para entender como podemos reforçar o apoio popular ao combate às mudanças climáticas.

Por Ansa Heyl*
International Institute for Applied Systems Analysis

Embora já possamos sentir os efeitos das mudanças climáticas em nossas peles, a maioria da população europeia ainda não considera as mudanças climáticas, o meio ambiente e a energia entre as questões mais prementes para a formulação de políticas nacionais.

O apoio do público, no entanto, é crucial para permitir uma política ambiental rigorosa e sustentável nas democracias.

Para aumentar a motivação da população em geral para a ação climática, precisamos saber quais fatores impulsionam a preocupação das pessoas com o clima e o meio ambiente. Em um novo estudo publicado na Global Environmental Change , Jonas Peisker, pesquisador do IIASA Population and Just Societies Program, abordou como as preferências ambientais em 206 regiões europeias são moldadas por circunstâncias socioeconômicas, geográficas e meteorológicas.

“Eu queria oferecer uma perspectiva baseada em dados sobre os determinantes da preocupação ambiental que destacasse a relevância do envolvimento dos indivíduos em contextos socioeconômicos e ambientais”, explica Peisker. “Embora pesquisas anteriores tenham considerado apenas algumas influências contextuais de cada vez, este estudo permite uma comparação de sua importância relativa, incluindo também fatores que diferem principalmente entre regiões, como desigualdade, nível de renda ou características geográficas”.

Para encontrar determinantes de preocupação ambiental, Peisker usou o método de Bayesian Model Averaging baseado em 25 pesquisas do Eurobarômetro realizadas entre 2009 e 2019 combinadas com medidas da economia regional, população, geografia, qualidade ambiental e eventos meteorológicos.

O estudo constatou que contextos econômicos favoráveis, como nível de renda relativamente alto e inflação baixa, fomentam a preocupação ambiental. Isso provavelmente está relacionado à ideia de um “poço finito de preocupação”, no qual questões mais imediatas, como segurança econômica, expulsam questões menos imediatas, como política climática. Curiosamente, o aumento dos preços da energia apenas reduziu as preocupações ambientais até certo ponto em que as preocupações ambientais também começaram a aumentar. Neste ponto, o fornecimento de energia pode se tornar um problema que levanta preocupações ambientais em si.

Os resultados mostraram que uma distribuição mais igualitária de renda e riqueza teve um impacto positivo na priorização das questões ambientais, sugerindo que a coesão social é benéfica para as preocupações verdes. Além disso, Peisker descobriu que regiões com indústrias intensivas em gases de efeito estufa tinham menor preocupação ambiental entre os habitantes locais. Isso pode estar relacionado a preocupações sobre os efeitos potenciais das políticas ambientais sobre a competitividade econômica na transição da tecnologia fóssil para a limpa. Embora os fatores ambientais, como ter um litoral de baixa elevação, também influenciem a preocupação ambiental, em geral, o contexto socioeconômico se mostrou mais importante.

“Os resultados do estudo enfatizam que a coesão social e uma transição justa para a neutralidade do carbono são fundamentais para o apoio de baixo para cima à política ambiental”, diz Peisker. “A política climática e a proteção ambiental provavelmente serão impopulares se estiverem aumentando a desigualdade de renda e riqueza, a inflação e o desemprego. Portanto, uma forma de apoiar a ação climática poderia ser enfatizar os co-benefícios da política ambiental, por exemplo, efeitos positivos no emprego da transição para fontes de energia renováveis”.

Referência:

Peisker, J. (2023) Context matters: The drivers of environmental concern in European regions. Global Environmental Change. DOI: 10.1016/j.gloenvcha.2023.102636

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]