EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa associa extremos climáticos a mortes cardiovasculares

 

coração
Imagem: EBC/ABr

Pesquisa associa extremos climáticos a mortes cardiovasculares

Mais mortes por insuficiência cardíaca foram associadas a temperaturas extremas do que a outras doenças cardíacas, de acordo com estudo internacional

Destaques da Pesquisa:

  • De acordo com uma análise multinacional de mais de 32 milhões de mortes cardiovasculares ao longo de quatro décadas, houve mais mortes nos dias em que as temperaturas estavam mais altas ou mais baixas.
  • Entre os tipos de doença cardiovascular, as pessoas com insuficiência cardíaca tiveram o maior número de mortes adicionais quando as temperaturas atingiram extremos.
  • Com a mudança climática, mais pesquisas são necessárias para examinar e desenvolver estratégias para potencialmente mitigar o impacto das temperaturas extremas nas doenças cardiovasculares, disseram os pesquisadores.

Temperaturas extremamente quentes e frias aumentam o risco de morte entre pessoas com doenças cardiovasculares, como doença cardíaca isquêmica (problemas cardíacos causados por artérias cardíacas estreitas), acidente vascular cerebral , insuficiência cardíaca e arritmia , de acordo com novos pesquisa publicada na principal revista da American Heart Association, Circulation .

Entre as doenças cardiovasculares examinadas neste estudo, a insuficiência cardíaca foi associada ao maior excesso de mortes por temperaturas extremas de calor e frio.

“O declínio nas taxas de mortalidade cardiovascular desde a década de 1960 é uma grande história de sucesso da saúde pública, pois os cardiologistas identificaram e abordaram fatores de risco individuais, como tabaco, sedentarismo, diabetes tipo 2, pressão alta e outros . O desafio atual agora é o meio ambiente e o que a mudança climática pode trazer para nós”, disse Barrak Alahmad, MD, MPH, Ph.D., pesquisador da Harvard TH Chan School of Public Health na Harvard University em Boston e membro do corpo docente na Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Kuwait, na cidade do Kuwait.

Os pesquisadores exploraram como as temperaturas extremas podem afetar as doenças cardíacas – a principal causa de morte globalmente. Eles analisaram dados de saúde para mais de 32 milhões de mortes cardiovasculares que ocorreram em 567 cidades em 27 países em 5 continentes entre 1979 e 2019. Os dados globais vieram da Multi-Country Multi-City (MCC) Collaborative Research Network, um consórcio de epidemiologistas , bioestatísticos e cientistas do clima que estudam os impactos do clima na saúde e estressores ambientais relacionados nas taxas de mortalidade.

A mudança climática está associada a variações substanciais nas temperaturas extremas de calor e frio, de modo que os pesquisadores examinaram ambos no estudo atual. Para essa análise, os pesquisadores compararam as mortes cardiovasculares nos 2,5% de dias mais quentes e mais frios de cada cidade com as mortes cardiovasculares nos dias com temperatura ideal (a temperatura associada às menores taxas de mortes) na mesma cidade.

Para cada 1.000 mortes cardiovasculares, os pesquisadores descobriram que:

  • Dias extremamente quentes foram responsáveis por 2,2 mortes adicionais.
  • Dias de frio extremo foram responsáveis por 9,1 mortes adicionais.
  • Dos tipos de doenças cardíacas, o maior número de mortes adicionais foi encontrado para pessoas com insuficiência cardíaca (2,6 mortes adicionais em dias de calor extremo e 12,8 em dias de frio extremo).

“Uma em cada 100 mortes cardiovasculares pode ser atribuída a dias de temperatura extrema, e os efeitos da temperatura foram mais pronunciados quando se observam as mortes por insuficiência cardíaca”, disse Haitham Khraishah, MD, coautor do estudo e pesquisador em doenças cardiovasculares da Universidade de Escola de Medicina de Maryland e Centro Médico da Universidade de Maryland em Baltimore. “Embora não saibamos o motivo, isso pode ser explicado pela natureza progressiva da insuficiência cardíaca como doença, tornando os pacientes suscetíveis aos efeitos da temperatura. Esta é uma descoberta importante, uma vez que uma em cada quatro pessoas com insuficiência cardíaca é readmitida no hospital dentro de 30 dias após a alta, e apenas 20% dos pacientes com insuficiência cardíaca sobrevivem 10 anos após o diagnóstico”.

Os pesquisadores sugerem que sistemas de alerta direcionados e conselhos para pessoas vulneráveis podem ser necessários para prevenir mortes cardiovasculares durante temperaturas extremas.

“Precisamos estar no topo das exposições ambientais emergentes. Convoco as organizações profissionais de cardiologia a encomendar diretrizes e declarações científicas sobre a interseção de temperaturas extremas e saúde cardiovascular. Com essas declarações, podemos fornecer mais orientações aos profissionais de saúde, bem como identificar lacunas de dados clínicos e prioridades futuras para pesquisas”, disse Alahmad.

A sub-representação dos dados do Sul da Ásia, Oriente Médio e África limita a capacidade de aplicar essas descobertas para fazer estimativas globais sobre o impacto de temperaturas extremas nas mortes cardiovasculares.

“Este estudo contribui com informações importantes para as discussões sociais em andamento sobre a relação entre clima e saúde humana. Mais trabalho é necessário para definir melhor essas relações em um mundo que enfrenta mudanças climáticas em todo o mundo nos próximos anos, especialmente sobre como essas mudanças ambientais podem impactar a principal causa mundial de morte e incapacidade, doenças cardíacas”, disse o ex-presidente da AHA, Robert A. Harrington, MD, FAHA, que é o Arthur L. Bloomfield Professor of Medicine e presidente do departamento de medicina da Universidade de Stanford.

Referência:

Associations Between Extreme Temperatures and Cardiovascular Cause-Specific Mortality: Results From 27 Countries
Barrak Alahmad, Haitham Khraishah, Dominic Royé, Ana Maria Vicedo-Cabrera, Yuming Guo, Stefania I. Papatheodorou, Souzana Achilleos, Fiorella Acquaotta,
https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.122.061832
Circulation. 2022;0

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]