EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Proteção das florestas está longe da metas do Acordo de Paris

 

Proteção das florestas está longe da metas do Acordo de Paris

Um novo relatório da ONU conclui que o mundo não está no caminho certo para atingir as metas florestais para acabar e reverter o desmatamento até 2030. O objetivo é fundamental para a meta de 1,5°C do Acordo de Paris.

Para que as metas de 2030 permaneçam dentro do alcance, um marco de uma gigatonelada de reduções de emissões das florestas deve ser alcançado até 2025, e anualmente depois disso. O estudo envolveu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma e parceiros.

Desde 1990, cerca de 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos devido ao desmatamento e conversão para outros usos, como a agricultura
Unep Grid Arendal/Riccardo Pravettoni
Desde 1990, cerca de 420 milhões de hectares de floresta foram perdidos devido ao desmatamento e conversão para outros usos, como a agricultura

Compromissos não cumpridos

O relatório “Fazendo o bem no Pacto Climático de Glasgow” conclui que os atuais compromissos públicos e privados de investir nas reduções de emissões são apenas 24% da meta do marco. Apenas cerca de metade desses compromissos foram concretizados por meio de acordos de redução de emissões assinados e nenhum dos financiamentos para esses compromissos ainda foi desembolsado.

O documento destaca que um preço de carbono de US$ 30-50 por tonelada de CO2 e para a redução de emissões florestais é necessário para fornecer os incentivos, meios e previsibilidade necessários para que os países invistam na proteção de suas florestas. Tal preço combinaria um preço mínimo financiado por doadores com a demanda do setor privado por reduções de emissões de alta integridade acima desse preço.

A diretora da Divisão de Ecossistemas do Pnuma disse que “não há Acordo de Paris e ODS sem florestas”. Susan Gardner lembra que, como o Relatório de Lacunas de Emissões do Pnuma nos lembrou mais uma vez, a janela está se fechando e é preciso urgentemente aumentar a ação e o financiamento para a mitigação baseada em florestas para atingir o marco e evitar mudanças climáticas catastróficas.

Parte da floresta Amazônica.
Foto: © CIAT/Neil Palmer
Parte da floresta Amazônica.

Verbas para as florestas

Já o diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Ipam, o brasileiro André Guimarães, alerta que, atualmente, “o financiamento para florestas não reflete a urgência ou a escala dos problemas que estamos enfrentando”.

Para ele, o investimento inicial em preparação e implementação deve continuar e ser ampliado para garantir capacidade e ação para alcançar resultados de redução de emissões, com sistemas eficazes de medição, verificação e relatórios.

O relatório também destaca como os países com muitas florestas e pouco desmatamento precisam de mais apoio financeiro. Esses países armazenam 18% do carbono das florestas tropicais em todo o mundo. Mas os atuais mecanismos de financiamento climático florestal não são adequados para recompensar sua conservação histórica e resistir às crescentes pressões para desmatar.

A principal autora do relatório, Judith Walcott, acredita ser possível alcançar o marco e atingir as metas de emissões centradas na floresta com ações sérias e incentivos. Mas ressalta que “o progresso também depende da equidade, acesso justo e inclusivo ao financiamento e capacitação”.

COP27

O estudo foi lançado enquanto acontece a 27a. Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Esta é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima do planeta e servirá para planejar a implementação de todas as promessas feitas.

No segundo dia do evento, nesta segunda-feira, o alto comissário para Refugiados, pediu aos líderes globais que reduzam as consequências humanitárias mais devastadoras da crise climática e evitem um futuro catastrófico para milhões de pessoas deslocadas.

Em nota, Filippo Grandi disse que a COP27 deve equipar países e comunidades na linha de frente da crise climática para se preparar para condições climáticas extremas, adaptar e minimizar o impacto da emergência climática”. Ele lembrou que “não podemos deixar que milhões de deslocados e seus anfitriões enfrentem sozinhos as consequências de uma mudança climática.”

Alta de incêndios florestais devido às mudanças climáticas pode aumentar essas emissões
ONU News/Laura Quiñones
Alta de incêndios florestais devido às mudanças climáticas pode aumentar essas emissões

Crise do clima

Para o alto comissário, somente ações ousadas e um aumento maciço no financiamento para mitigação e adaptação climática podem aliviar as consequências humanitárias atuais e futuras da crise climática sobre as populações deslocadas e as comunidades anfitriãs.

Segundo ele, mais de 70% dos refugiados e deslocados do mundo vêm dos países mais vulneráveis ​​ao clima, incluindo Afeganistão, República Democrática do Congo, Síria e Iêmen.

O alto comissário alerta que os choques climáticos estão se combinando com conflitos, insegurança alimentar aguda, aumento dos preços e os efeitos persistentes da pandemia de Covid-19 e impactando as pessoas em todo o mundo. Mas os menos responsáveis ​​​​pela crise climática e menos capazes de se adaptar estão sendo os mais atingidos.

Vulneráveis são os mais impactados

Grandi citou as inundações históricas no Paquistão e a pior seca em décadas no Chifre da África. Ele também mencionou a Somália, com quase 1 milhão de deslocados pela seca e pela ameaça de fome. Além dos ciclones devastadores em Moçambique, que afetaram dezenas de milhares de pessoas anteriormente deslocadas pela violência.

No texto, ele também comenta a situação no Sudão do Sul e no Sudão, onde a população luta contra inundações recordes pelo quarto ano consecutivo. Mais de 3,4 milhões de pessoas deslocadas e seus anfitriões estão enfrentando as consequências das recentes inundações destrutivas na Nigéria, Chade, Camarões e nos países do Sahel Central Níger, Burquina Faso e Mali, uma região que já vive uma das piores crises de deslocamento do mundo.

O alto comissário também lembrou da seca no “Corredor Seco” da América Central, que forçou os agricultores a fugirem para cidades próximas, onde são vulneráveis ​​à violência de gangues de rua. E citou ainda outras partes da região, como Honduras, onde a mudança climática é mais um fator que desencadeia o deslocamento à medida que os furacões se tornam cada vez mais poderosos e frequentes.

Da ONU News, in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]