EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emissões globais de CO2 permanecem em níveis recordes

 

Emissões globais de CO2 permanecem em níveis recordes

As emissões globais de carbono em 2022 permanecem em níveis recordes – sem nenhum sinal da diminuição urgentemente necessária para limitar o aquecimento a 1,5°C, de acordo com a equipe científica do Global Carbon Project.

Se os níveis atuais de emissões persistirem, há agora 50% de chance de que o aquecimento global de 1,5°C seja superado em nove anos.

University of Exeter*

O novo relatório projeta emissões globais de CO 2 totais de 40,6 bilhões de toneladas (GtCO 2 ) em 2022. Isso é alimentado por emissões de CO2 fóssil que devem aumentar 1,0% em relação a 2021, atingindo 36,6 GtCO 2 – um pouco acima do 2019 pré-COVID -19 níveis [*] . As emissões de mudanças no uso da terra (como desmatamento) são projetadas em 3,9 GtCO 2 em 2022.

As emissões projetadas de carvão e petróleo estão acima dos níveis de 2021, com o petróleo sendo o maior contribuinte para o crescimento total das emissões. O crescimento das emissões de petróleo pode ser explicado em grande parte pelo atraso na recuperação da aviação internacional após as restrições da pandemia de COVID-19.

O quadro de 2022 entre os principais emissores é misto: as emissões devem cair na China (0,9%) e na UE (0,8%) e aumentar nos EUA (1,5%) e na Índia (6%), com um aumento de 1,7% na o resto do mundo combinado.

O orçamento de carbono restante para uma probabilidade de 50% de limitar o aquecimento global a 1,5°C foi reduzido para 380 GtCO2 (excedido após nove anos se as emissões permanecerem nos níveis de 2022) e 1230 GtCO2 para limitar a 2°C (30 anos nos níveis de emissões de 2022). ).

Atingir zero emissões de CO 2 até 2050 exigiria agora uma diminuição de cerca de 1,4 GtCO 2 a cada ano, comparável à queda observada nas emissões de 2020 resultantes dos bloqueios do COVID-19, destacando a escala da ação necessária.

A terra e o oceano, que absorvem e armazenam carbono, continuam a absorver cerca de metade das emissões de CO 2 . Os sumidouros de CO 2 oceânicos e terrestres ainda estão aumentando em resposta ao aumento de CO 2 atmosférico , embora as mudanças climáticas tenham reduzido esse crescimento em cerca de 4% (sumidouro oceânico) e 17% (sumidouro terrestre) na década de 2012-2021.

O orçamento de carbono deste ano mostra que a taxa de longo prazo de aumento das emissões fósseis diminuiu. O aumento médio atingiu um pico de +3% ao ano durante a década de 2000, enquanto o crescimento na última década foi de cerca de +0,5% ao ano.

A equipe de pesquisa – incluindo a Universidade de Exeter, a Universidade de East Anglia (UEA), CICERO e a Ludwig-Maximilian-University Munich – saudou essa desaceleração, mas disse que está “longe da redução de emissões de que precisamos”.

As descobertas ocorrem quando os líderes mundiais se reúnem na COP27 no Egito para discutir a crise climática.

“Este ano vemos mais um aumento nas emissões globais de CO2 fóssil, quando precisamos de um rápido declínio”, disse o  professor Pierre Friedlingstein , do Instituto de Sistemas Globais de Exeter  , que liderou o estudo.

“Há alguns sinais positivos, mas os líderes reunidos na COP27 terão que tomar medidas significativas se quisermos ter alguma chance de limitar o aquecimento global perto de 1,5°C. Os números do Orçamento Global de Carbono monitoram o progresso da ação climática e agora nós não estão vendo a ação necessária.”

A professora Corinne Le Quéré , professora de pesquisa da Royal Society da Escola de Ciências Ambientais da UEA , disse: “Nossas descobertas revelam turbulência nos padrões de emissões este ano resultantes da pandemia e da crise global de energia.

“Se os governos responderem turbinando os investimentos em energia limpa e plantando, não cortando árvores, as emissões globais podem começar a cair rapidamente.

“Estamos em um ponto de virada e não devemos permitir que os eventos mundiais nos distraiam da necessidade urgente e sustentada de cortar nossas emissões para estabilizar o clima global e reduzir os riscos em cascata”.

As mudanças no uso da terra, especialmente o desmatamento, são uma fonte significativa de emissões de CO 2 (cerca de um décimo da quantidade de emissões fósseis). Indonésia, Brasil e República Democrática do Congo contribuem com 58% das emissões globais de mudanças no uso da terra.

A remoção de carbono via reflorestamento ou novas florestas contrabalança metade das emissões de desmatamento, e os pesquisadores dizem que parar o desmatamento e aumentar os esforços para restaurar e expandir as florestas constitui uma grande oportunidade para reduzir as emissões e aumentar as remoções nas florestas.

O relatório Global Carbon Budget projeta que as concentrações atmosféricas de CO 2 atingirão uma média de 417,2 partes por milhão em 2022, mais de 50% acima dos níveis pré-industriais.

A projeção de emissões totais de 40,6 GtCO 2 em 2022 está próxima dos 40,9 GtCO 2 de 2019, que é o maior total anual de todos os tempos.

Concentração atmosférica média de CO 2 na superfície (ppm)
Concentração atmosférica média de CO 2 na superfície (ppm). Desde 1980, os dados mensais são da NOAA/GML (Dlugokencky e Tans, 2022) e são baseados em uma média de medições diretas de CO 2 atmosférico de várias estações na camada limite marinha (Masarie e Tans, 1995). Os dados mensais de 1958-1979 são do Scripps Institution of Oceanography, baseados em uma média de medições diretas de CO 2 atmosférico das estações Mauna Loa e Pólo Sul (Keeling et al., 1976). Para levar em conta a diferença na média de CO 2e sazonalidade entre as redes de estações NOAA/GML e Scripps usadas aqui, a média de superfície Scripps (de duas estações) foi dessazonalizada e ajustada para corresponder à média de superfície NOAA/GML (de várias estações) adicionando a diferença média de 0,667 ppm, calculado aqui a partir de dados sobrepostos durante 1980–2012.

 

O relatório Global Carbon Budget, produzido por uma equipe internacional de mais de 100 cientistas, examina fontes e sumidouros de carbono. Ele fornece uma atualização anual, revisada por pares, com base em metodologias estabelecidas de maneira totalmente transparente. Uma vez publicada, a edição de 2022 (17º relatório anual) estará online aqui: https://doi.org/10.5194/essd-14-4811-2022

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]