EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Níveis de gases de efeito estufa atingem novos recordes

 

Níveis de gases de efeito estufa atingem novos recordes

O aumento nos níveis de dióxido de carbono de 2020 a 2021 foi maior do que a taxa média de crescimento anual da última década e continuam a aumentar em 2022

Em mais um alerta de mudança climática ameaçador, os níveis atmosféricos dos três principais gases de efeito estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso atingiram novos recordes em 2021, de acordo com um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O Boletim de Gases de Efeito Estufa da OMM relatou o maior salto ano a ano nas concentrações de metano em 2021 desde que as medições sistemáticas começaram há quase 40 anos. A razão para este aumento excepcional não é clara, mas parece ser resultado de processos biológicos e induzidos pelo homem.

O aumento nos níveis de dióxido de carbono de 2020 a 2021 foi maior do que a taxa média de crescimento anual da última década. As medições das estações da rede Global Atmosphere Watch da OMM mostram que esses níveis continuam a aumentar em 2022 em todo o mundo.

Entre 1990 e 2021, o efeito de aquecimento em nosso clima (conhecido como forçante radiativa) por gases de efeito estufa de longa duração aumentou quase 50%, com o dióxido de carbono respondendo por cerca de 80% desse aumento.

As concentrações de dióxido de carbono em 2021 foram de 415,7 partes por milhão (ppm), metano em 1908 partes por bilhão (ppb) e óxido nitroso em 334,5 ppb. Esses valores constituem, respectivamente, 149%, 262% e 124% dos níveis pré-industriais antes que as atividades humanas começassem a romper o equilíbrio natural desses gases na atmosfera.

“O Boletim de Gases de Efeito Estufa da OMM sublinhou, mais uma vez, o enorme desafio – e a necessidade vital – de ação urgente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e evitar que as temperaturas globais subam ainda mais no futuro”, disse o secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

Aumento anual de CH4

“O aumento contínuo nas concentrações dos principais gases que retêm o calor, incluindo a aceleração recorde nos níveis de metano, mostra que estamos indo na direção errada”, disse ele. 

“Existem estratégias econômicas disponíveis para combater as emissões de metano, especialmente do setor de combustíveis fósseis, e devemos implementá-las sem demora. No entanto, o metano tem uma vida útil relativamente curta de menos de 10 anos e, portanto, seu impacto no clima é reversível. Como prioridade máxima e mais urgente, temos que reduzir as emissões de dióxido de carbono, que são o principal motor das mudanças climáticas e condições climáticas extremas associadas, e que afetarão o clima por milhares de anos por meio da perda de gelo polar, aquecimento dos oceanos e aumento do nível do mar”. disse o Prof. Taalas.

“Precisamos transformar nossos sistemas industriais, energéticos e de transporte e todo o modo de vida. As mudanças necessárias são economicamente acessíveis e tecnicamente possíveis. O tempo está se esgotando”, disse o Prof. Taalas.

Conferência da OMM sobre Mudanças Climáticas da ONU, COP27, no Egito, de 7 a 18 de novembro. Na véspera da conferência em Sharm-el-Sheikh, apresentará seu relatório provisório sobre o estado do clima global 2022, que mostrará como os gases de efeito estufa continuam a impulsionar as mudanças climáticas e o clima extremo.  Os anos de 2015 a 2021 foram os sete mais quentes já registrados.

Os relatórios da OMM buscam galvanizar os negociadores da COP27 em tomadores de decisão de ação mais ambiciosos para alcançar a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a bem abaixo de 2, de preferência a 1,5 graus Celsius, em comparação com os níveis pré-industriais . A temperatura média global está agora mais de 1,1°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.

Dada a necessidade de fortalecer a base de informações sobre gases de efeito estufa para decisões sobre os esforços de mitigação climática, a OMM está trabalhando com a comunidade mais ampla de gases de efeito estufa para desenvolver uma estrutura para monitoramento global sustentado e coordenado internacionalmente de gases de efeito estufa , incluindo a observação do projeto de rede e intercâmbio internacional e uso de as observações resultantes. Ele se envolverá com a comunidade científica e internacional mais ampla, em particular no que diz respeito à observação e modelagem da superfície terrestre e do oceano.

A OMM mede as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa – o que permanece na atmosfera depois que os gases são absorvidos por sumidouros como o oceano e a biosfera. Isso não é o mesmo que emissões.

Um Relatório de Lacunas de Emissões separado e complementar da ONU Meio Ambiente será lançado em 27 de outubro. O relatório Emissions Gap avalia os estudos científicos mais recentes sobre as emissões atuais e futuras estimadas de gases de efeito estufa. Essa diferença entre “onde provavelmente estaremos e onde precisamos estar” é conhecida como lacuna de emissões.

Enquanto as emissões continuarem, a temperatura global continuará a subir. Dada a longa vida do CO 2 , o nível de temperatura já observado persistirá por décadas, mesmo que as emissões sejam rapidamente reduzidas a zero líquido.

Destaques do Boletim

Dióxido de carbono ( CO2 )

O dióxido de carbono atmosférico atingiu 149% do nível pré-industrial em 2021, principalmente por causa das emissões da combustão de combustíveis fósseis e da produção de cimento. As emissões globais se recuperaram desde os bloqueios relacionados ao COVID em 2020. Do total de emissões de atividades humanas durante o período de 2011-2020, cerca de 48% se acumularam na atmosfera, 26% no oceano e 29% em terra.

Existe a preocupação de que a capacidade dos ecossistemas terrestres e oceanos de atuarem como “sumidouros” possa se tornar menos eficaz no futuro, reduzindo assim sua capacidade de absorver dióxido de carbono e atuar como amortecedor contra aumentos maiores de temperatura. Em algumas partes do mundo a transição do sumidouro de terra para fonte de CO 2 já está acontecendo.

Dióxido de carbono (CO2) Dióxido de carbono (CO2)

Metano ( CH4 )

O metano atmosférico é o segundo maior contribuinte para as mudanças climáticas e consiste em uma mistura diversificada de fontes e sumidouros sobrepostos, por isso é difícil quantificar as emissões por tipo de fonte.

Desde 2007, a concentração média global de metano na atmosfera vem aumentando em ritmo acelerado. Os aumentos anuais em 2020 e 2021 (15 e 18 ppb, respectivamente) são os maiores desde o início do registro sistemático em 1983.

As causas ainda estão sendo investigadas pela comunidade científica global de gases de efeito estufa. A análise indica que a maior contribuição para o aumento renovado do metano desde 2007 vem de fontes biogênicas, como pântanos ou arrozais. Ainda não é possível dizer se os aumentos extremos em 2020 e 2021 representam um feedback climático – se ficar mais quente, o material orgânico se decompõe mais rapidamente. Se se decompor na água (sem oxigênio), isso leva a emissões de metano. Assim, se as zonas úmidas tropicais se tornarem mais úmidas e quentes, mais emissões serão possíveis.

O aumento dramático também pode ser devido à variabilidade interanual natural. Os anos de 2020 e 2021 viram eventos de La Niña que estão associados ao aumento da precipitação nos trópicos.

Metano (CH4) Metano (CH4)

Óxido nitroso ( N2O)

O óxido nitroso é o terceiro gás de efeito estufa mais importante. É emitido para a atmosfera tanto de fontes naturais (aproximadamente 57%) quanto de fontes antropogênicas (aproximadamente 43%), incluindo oceanos, solos, queima de biomassa, uso de fertilizantes e vários processos industriais. O aumento de 2020 para 2021 foi ligeiramente superior ao observado de 2019 a 2020 e superior à taxa média de crescimento anual dos últimos 10 anos

Óxido nitroso (N2O) Óxido nitroso (N2O)

Notas para editores

Programa Global Atmosphere Watch da OMM coordena observações e análises sistemáticas de gases de efeito estufa (GEE). O Boletim inclui dados de medição de 55 membros da OMM. Esses dados são arquivados e distribuídos pelo World Data Center for Greenhouse Gases (WDCGG) da Agência Meteorológica do Japão.

 

Boletim da World Meteorological Organization (WMO), publicado no EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]