EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Os católicos e os sem-religião podem garantir a vitória de Lula no 1º turno

 

Os católicos e os sem-religião podem garantir a vitória de Lula no 1º turno, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Os eleitores que se declaram católicos e aqueles que se declaram sem religião estão prestes a garantir a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 02 de outubro

O voto evangélico foi fundamental para a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018, como mostrei no artigo “O voto evangélico garantiu a eleição de Jair Bolsonaro”, publicado no Portal Ecodebate (Alves, 31/10/2018).

Mas em 2022, os eleitores que se declaram católicos e aqueles que se declaram sem religião estão prestes a garantir a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 02 de outubro, embora o presidente Bolsonaro tenha conseguido manter a maioria da preferência dos votos evangélicos.

A pesquisa do Instituto Datafolha, publicada no dia 22 de setembro, indicou intenção de voto de 47% em Lula, 33% em Bolsonaro, 7% em Ciro Gomes, 5% em Simone Tebet, 2% nos demais candidatos e 6% em votos nulos, brancos e não sabem. Considerando os votos válidos, Lula ficou com 50%, Bolsonaro com 35,5%, Ciro com 7,2%, Tebet com 5,4% e os demais candidatos com 2,5%. Na amostra da pesquisa Datafolha, os católicos representam 56% do eleitorado, os evangélicos 27%, os sem religião 12% e 5% para as demais religiões.

Considerando a intenção de voto de acordo com as opções religiosas dos segmentos do eleitorado e o peso de cada segmento religioso no conjunto dos potenciais votantes, o gráfico abaixo mostra a distribuição das intenções de voto válido para os 4 principais candidatos e para a soma dos candidatos com baixíssima citação de voto.

Nota-se que dos 50% dos votos válidos do candidato Lula 31,2% são dos católicos, 9,2% dos evangélicos, 7,1% são dos eleitores que se declaram sem religião e 2,3% dos eleitores de outras religiões. Dos 35,5% dos votos válidos do candidato Bolsonaro 16,5% são dos católicos, 14,4% são dos evangélicos, 2,9% são dos sem religião e 1,7% das outras religiões. Os percentuais dos outros candidatos são bem menores, como mostrado nas barras do gráfico abaixo.

distribuição das intenções de voto segundo variável religião

 

O gráfico seguinte, também com dados da pesquisa Datafolha de 22/09/2022, mostra as intenções de voto por segmentos religiosos para os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais. Nota-se que o candidato Lula tem mais de 50% dos votos entre os católicos e entre os sem religião e um percentual menor entre os evangélicos e as pessoas de outras religiões, enquanto o candidato Bolsonaro tem 50% das intenções de voto dos evangélicos e fica bem abaixo dos 50% nos outros segmentos.

intenções de voto por religião para Lula e Bolsonaro

 

Nas eleições presidenciais de 2018, Bolsonaro ganhou com grande diferença entre os evangélicos, empatou entre os católicos, venceu entre as outras religiões e perdeu de pouco entre os sem religião.

Agora em 2022, o quadro se alterou, pois embora Lula perca entre os evangélicos, ele ganha entre os outros segmentos e coloca ampla margem de vantagem entre os católicos e os sem religião. Desta forma, esses dois segmentos podem decidir o pleito no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED, CAVENAGHI, S, BARROS, LFW, CARVALHO, A.A. Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil, Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 29, n. 2, 2017, pp: 215-242
http://www.revistas.usp.br/ts/article/view/112180

ALVES, JED. O voto evangélico garantiu a eleição de Jair Bolsonaro, Ecodebate, 31/10/2018
https://www.ecodebate.com.br/2018/10/31/o-voto-evangelico-garantiu-a-eleicao-de-jair-bolsonaro-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]