EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Escassez de água na agenda das mudanças climáticas

 

Escassez de água na agenda das mudanças climáticas

A água é a mensageira furtiva que entrega as más notícias sobre as mudanças climáticas à sua cidade, ao seu bairro e à sua porta

World Economic Forum*

  • A água está se tornando mais escassa à medida que as fontes regionais se esgotam ou desaparecem.
  • O aumento das secas e inundações em todo o mundo dificulta o gerenciamento dos recursos hídricos.
  • A indústria é em grande parte culpada pelos problemas de escassez de água e deve agora tomar medidas para gerir melhor as nossas águas subterrâneas.

A maioria das pessoas não percebe isso, mas a disponibilidade de água doce está mudando drasticamente em todo o mundo . As áreas úmidas do planeta, como os trópicos, estão ficando mais úmidas, enquanto as áreas já secas do mundo, as latitudes médias, estão ficando mais secas.

Algumas das mudanças mais rápidas estão ocorrendo nas altas latitudes do norte. No extremo norte do Canadá e da Rússia, por exemplo, o aquecimento até quatro vezes a taxa média global está derretendo geleiras, permafrost e neve. Consequentemente, a hidrologia regional está sendo drasticamente alterada, enquanto fontes de água locais críticas estão sendo eliminadas.

Este amplo padrão global é acentuado por hotspots regionais de muita ou pouca água, impulsionados por mudanças extremas de inundações e secas e pelo esgotamento generalizado dos aquíferos subterrâneos.

Tendências no armazenamento total de água

Tendências no armazenamento total de água, das Missões de Acompanhamento GRACE e GRACE da NASA de 2002-2022. As áreas vermelhas perderam água nos últimos 20 anos, enquanto as áreas azuis ganharam água. Imagem: Mapa atualizado de Rodell, Famiglietti, et al. 2018 por Chandanpurkar et al, 2022

As retiradas de águas subterrâneas excedem as taxas de reabastecimento

Mais da metade dos principais aquíferos do mundo estão sendo rapidamente drenados porque as taxas de retirada de água subterrânea superam em muito as taxas de reabastecimento. Quando os impactos cumulativos dos ganhos e perdas regionais de água doce são avaliados de forma abrangente em todo o mundo, surgem três fatos surpreendentes:

Primeiro, os continentes, com exceção da Groenlândia e da Antártida, estão secando. A água para todos os usos – para pessoas, meio ambiente, produção de alimentos e energia, indústria e crescimento econômico – está se tornando muito mais escassa, à medida que as fontes regionais desaparecem ou se esgotam.

Em segundo lugar, as chuvas estão se tornando muito mais variáveis, com períodos prolongados de seca pontuados por tempestades mais intensas, dificultando o gerenciamento dos recursos hídricos.

Terceiro, nós – humanos – somos os únicos responsáveis ​​por todas essas mudanças , como impulsionadores das mudanças climáticas e dos maus gestores das águas subterrâneas.

A água é o mensageiro da mudança climática

Enquanto as concentrações crescentes de dióxido de carbono continuam a alimentar o aquecimento global, a água é o mensageiro furtivo que traz as más notícias sobre as mudanças climáticas para sua cidade, seu bairro e sua porta da frente.

Como os únicos impulsionadores das mudanças climáticas, cabe a nós nos adaptarmos e, na medida do possível, consertar nosso ciclo de água quebrado . Em contraste com o carbono, no entanto, a resposta da sociedade aos aspectos hídricos da emergência climática tem sido decepcionante. Simplesmente não se aproximou do ritmo e da escala que a urgência da crise climática e hídrica exige.

Colocar a escassez de água na agenda das mudanças climáticas

Esta situação deve mudar imediatamente. A água deve ser a próxima na agenda global de mudanças climáticas. Mas, como a indústria e suas cadeias de suprimentos, e em particular a indústria alimentícia, são responsáveis ​​por 80% das retiradas de água globalmente, não podemos avançar na segurança hídrica global sem um profundo envolvimento da indústria.

Apelamos à indústria para unir forças com o setor público, organizações sem fins lucrativos e academia para fornecer a liderança global que é essencial para a adaptação ao risco climático-água e para o avanço da adaptação ao nosso ciclo hídrico em rápida mudança.

O recente relatório Global Assessment of Private Sector Impacts on Water do Global Institute for Water Security (GIWS) da Universidade de Saskatchewan e da Ceres, organização sem fins lucrativos de sustentabilidade, fornece várias recomendações urgentes para a indústria.

Reabastecer qualquer água usada

Este relatório recomenda que as empresas se esforcem para devolver ao meio ambiente a mesma quantidade de água, com a mesma ou melhor qualidade, do que foi retirada. Eles devem garantir que os ecossistemas naturais não sejam degradados por atividades comerciais; restaurar ecossistemas dos quais seus negócios dependem; envolver-se profundamente nas atividades de gestão da água nas bacias em que atua; ajudar a tornar a água mais acessível; advogar pela proteção de bacias hidrográficas; apoiar novas políticas de conservação da água e sustentabilidade das águas subterrâneas; fomentar colaborações multissetoriais, uma vez que a água é um recurso compartilhado, com vários usos concorrentes, mas vitais; e garantir que os riscos relacionados à água sejam contabilizados, integrados sistematicamente à governança corporativa e à tomada de decisões e relatados de forma transparente.

É importante ressaltar que o relatório destaca a natureza bidirecional do risco hídrico e da materialidade da água: a indústria está cada vez mais ameaçada por mudanças aceleradas nas enchentes, secas e disponibilidade de água; mas também tem uma longa história e uma distinção duvidosa como o maior poluidor de nossas preciosas águas superficiais e subterrâneas, conforme descrito na tabela abaixo.

Ameaças à água doce de práticas industriais

Ameaças à água doce de práticas industriais consideradas Muito Alta (VH) ou Alta (H) em termos de gravidade, natureza sistêmica e impacto geral. Imagem: relatório GIWS-CERES

 

Ambos os lados dessa dupla materialidade devem ser devidamente valorizados, uma vez que a indústria estará sob crescente pressão de investidores e de entidades, como o CDP , a Securities and Exchange Commission dos EUA , a Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima e a emergente Força-Tarefa sobre Divulgações Climáticas Relacionadas à Natureza , para contabilizar e divulgar minuciosamente sua relação com a água, assim como tem sido para o carbono .

O setor privado está demonstrando seu compromisso com a contabilidade e gestão de carbono, mas isso é apenas metade da batalha. A hora da liderança da indústria sobre o risco climático-água é agora.

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]