EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A intenção de voto de jovens e idosos nas eleições presidenciais de 2022

 

A intenção de voto de jovens e idosos nas eleições presidenciais de 2022, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Em geral, o pensamento convencional diz que os jovens são proporcionalmente mais progressistas e os idosos proporcionalmente mais conservadores nos assuntos políticos. Por exemplo, nas eleições presidenciais de 2018, Fernando Haddad – representando a esquerda – teve um desempenho melhor na intenção de voto entre os jovens e Jair Bolsonaro – representando a direita – teve uma melhor performance proporcional entre os idosos.

O peso do eleitorado idoso é cada vez maior no Brasil e tem crescido o interesse na evolução das tendências geracionais do voto.

Nas eleições de 2022 o eleitorado brasileiro é de 156,5 milhões de eleitores, sendo 21,5 milhões de jovens de 16 a 24 anos (representando 13,7% do eleitorado total) e 32,9 milhões de idosos de 60 anos e mais de idade (representando 21% do eleitorado total), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É claro que tem jovens e idosos de todos os matizes políticos e ideológicos. Mas é útil avaliar as tendências majoritárias destes dois grupos extremos da pirâmide etária. Utilizando as pesquisas de intenção de votos do IPEC e do Datafolha, nota-se que a configuração etária da preferência eleitoral tem se alterado.

Os gráficos abaixo, com dados do IPEC, mostram que, no cenário atual, Lula ganharia tanto entre jovens, quanto entre idosos. O gráfico do lado esquerdo mostra que o presidente Bolsonaro se manteve mais ou menos com o mesmo percentual de votos entre os jovens entre 15 de agosto e 12 de setembro, enquanto o ex-presidente Lula caiu de 52% em meados de agosto para 46% em meados de setembro. Os candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet cresceram ligeiramente entre os jovens no período.

O gráfico do lado direito mostra que o presidente Bolsonaro se manteve mais ou menos com o mesmo percentual de votos entre os idosos no período, enquanto o ex-presidente Lula subiu de 44% em meados de agosto para 49% em meados de setembro. O candidato Ciro Gomes perdeu intenção de voto entre os idosos, no período em questão.

Comparando os dois segmentos etários da pesquisa IPEC, nota-se que Bolsonaro tem aproximadamente o mesmo percentual de votos entre jovens e idosos e percebe-se que Lula, que tinha melhor desempenho entre os jovens em meados de agosto de 2022, passou a ter maiores intenções de voto entre os idosos em setembro. Ciro e Tebet cresceram um pouco entre os jovens e diminuíram entre os idosos no período.

Lula ganharia tanto entre jovens quanto entre idosos

 

Nas pesquisas do Instituto Datafolha as oscilações foram maiores. Os gráficos abaixo mostram que, nas últimas 4 pesquisas, Lula ganharia tanto entre jovens, quanto entre idosos. O gráfico do lado esquerdo mostra que o presidente Bolsonaro se manteve com 28% das intenções de voto entre os jovens nos dias 18/08 e 15/09, enquanto o ex-presidente Lula tinha 51% em 18/08, caiu para 46% em 09/09 e subiu para 50% em 15/09. Os candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet cresceram ligeiramente entre os jovens no período.

O outro gráfico (do lado direito) mostra que o presidente Bolsonaro tinha 33% em 18/08, caiu para 29% e voltou a subir para 32% em 15/09. O presidente Lula tinha 44% em 18/08, subiu nas duas pesquisas seguintes e voltou a cair para 45% em 15/09. Os candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet se mantiveram estáveis entre os idosos.

Comparando os dois segmentos etários da pesquisa Datafolha, nota-se que o ex-presidente Lula tinha mais votos entre os jovens, passou a ter mais votos entre os idosos nas duas pesquisas seguintes e voltou a ter mais votos de jovens em 15/09. No mesmo período, Ciro e Tebet cresceram um pouco entre os jovens e se mantiveram entre os idosos.

os jovens e os idosos votam majoritariamente no candidato da esquerda

 

As pesquisas da semana passada apontam números divergentes em relação à intenção de votos de jovens e idosos. Na pesquisa IPEC de 12/09, Lula tem maior proporção de votos entre os idosos do que entre os jovens. Na pesquisa Datafolha de 15/09 é o contrário, com Lula tento um pouco mais de intenção de voto entre os jovens do que entre os idosos.

Na pesquisa CNT/MDA, divulgada no dia 16 de setembro, o ex-presidente Lula tem 45% da intenção de votos entre os jovens de 16 a 24 anos e 47% entre os idosos de 60 anos e mais de idade. Já Bolsonaro aparece com 36% entre os jovens e 32% entre os idosos.

É comum caracterizar a juventude como tendo um espírito participativo, contestatório, esquerdista e até revolucionário, enquanto aos idosos são atribuídas posturas conservadoras, tradicionalistas e posicionamentos mais à direita no espectro político. Mas os dados das intenções de voto nas eleições presidenciais do Brasil, em setembro de 2022, não confirmam estes estereótipos da cultura popular, especialmente aquele ditado que diz: “Uma pessoa jovem sem simpatia pelos ideais de esquerda não tem coração e uma pessoa idosa que continua simpática aos ideais de esquerda não tem razão”.

Em todas as pesquisas, tanto os jovens, quanto os idosos, votam majoritariamente no candidato da esquerda. Mas existe uma oscilação na intenção de voto entre os diversos grupos etários, sendo preciso prestar mais atenção ao comportamento político dos eleitores jovens e idosos nas eleições de outubro de 2022, evitando posturas etaristas e a reprodução de visões preconceituosas.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]