EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O mundo pode alcançar um sistema de energia 100% renovável antes de 2050

energia 'verde'

O mundo pode alcançar um sistema de energia 100% renovável antes de 2050

Centenas de estudos científicos provaram que 100% dos sistemas de energia renovável podem ser alcançados nos níveis global, regional e nacional até ou antes de 2050

Pesquisas da Universidade LUT e 14 universidades internacionais líderes sugerem que o novo sistema seria baseado em grande parte em energia solar e eólica, armazenamento de energia, acoplamento de setores e eletrificação direta e indireta de quase toda a demanda de energia.

LUT University (Lappeenranta–Lahti University of Technology LUT)*

Um sistema de energia que é 100% baseado em energias renováveis ​​surgiu para se tornar o mainstream científico.

Centenas de estudos científicos provaram que 100% dos sistemas de energia renovável podem ser alcançados nos níveis global, regional e nacional até ou antes de 2050. O número de estudos publicados cresceu 27% anualmente desde o ano de 2010 e continua a crescer a cada ano.

“Um número cada vez maior de pesquisadores conclui que toda a demanda do sistema de energia pode ser atendida com base em energias renováveis, e que isso será realmente mais barato a longo prazo, cumprindo os requisitos de sustentabilidade”, conclui o professor Christian Breyer da Universidade LUT.

Os principais pilares deste novo sistema de energia são energia solar e eólica , armazenamento de energia, acoplamento de setores e eletrificação de todos os setores de energia e indústria, implicando soluções power-to-X e hidrogênio-to-X , complementadas pela próxima remoção de dióxido de carbono para ajudar a estabilizar o clima. A revisão tópica é intitulada “On the History and Future of 100% Renewable Energy Systems Research” e publicada no IEEE Access.

“De acordo com as Nações Unidas, mais de 160 empresas com US$ 70 trilhões em ativos estão comprometidas em descarbonizar a economia global, o que significa eliminar os combustíveis fósseis até 2050. Nossa pesquisa mostrou que temos as tecnologias para implementar um fornecimento global de energia baseado inteiramente em energia renovável”, diz o Dr. Sven Teske , Professor Associado da Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS).

“A ciência mostra claramente que um fornecimento global de energia 100% renovável é técnica e economicamente possível. O próximo passo é que nossa pesquisa seja incluída nos relatórios de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que atualmente se baseiam em pesquisas desatualizadas de cenários energéticos”, continua Teske.

O “forte ceticismo” já se foi

Inicialmente, a pesquisa de sistemas de energia 100% renovável encontrou forte ceticismo. Agora, os principais pesquisadores da comunidade de pesquisa de sistemas de energia 100% renovável combinaram seus pontos de vista. O artigo reflete o desenvolvimento do campo de pesquisa, o estado atual, a crítica do passado e fornece uma perspectiva sobre as necessidades futuras de pesquisa. Mais de 20 autores de 15 organizações e 9 países contribuíram para esta pesquisa conjunta.

“Muitos jovens estão deprimidos porque sentem que as mudanças climáticas não podem ser detidas. Queremos oferecer a eles esperança, mostrando que nosso mundo pode obter todas as suas necessidades energéticas de fontes renováveis ​​a um preço inferior ao dos combustíveis fósseis. Quando propusemos isso pela primeira vez, fomos ridicularizados, mas este artigo mostra que nossas ideias agora são o mainstream científico”, diz Auke Hoekstra , da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

As principais críticas contra o centro de pesquisa de sistemas de energia 100% renovável sobre retorno de energia sobre o investimento (EROI) para energias renováveis, variabilidade e estabilidade do sistema, custos, demanda de matéria-prima e interrupção da comunidade. Esses aspectos são abordados diretamente, e mostra-se que ou são um tema do passado, ou que existem soluções para que nenhum desses aspectos seja considerado um espetáculo.

“Especificamente, o argumento frequentemente expresso de que as energias renováveis ​​não fornecem, e não podem fornecer, um maior retorno de energia sobre o investimento do que os combustíveis fósseis porque, atualmente, os combustíveis fósseis ainda são necessários para sua fabricação e instalação é fundamentalmente falho – pela mesma falha lógica, o carvão nunca poderia ter se tornado uma fonte viável de energia “líquida” abundante, uma vez que foi inicialmente impulsionado pela energia animal de baixo EROI (ou seja, músculos humanos e carruagens puxadas por cavalos precisavam ser usados ​​para extraí-lo e transportá-lo das minas )”, acrescenta Macro Raugei , da Oxford Brookes University, Reino Unido, e da Columbia University, Nova York, EUA.

No entanto, uma inércia institucional substancial que dificulta a adoção de soluções progressivas de sistemas de energia 100% renovável pode ser notada para a Agência Internacional de Energia e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, segundo os pesquisadores do artigo. A transição poderia ser mais rápida, levando a um sistema de energia de custo mais baixo para níveis mais altos de sustentabilidade, se as instituições internacionais adotassem os insights mais recentes da pesquisa de sistemas de energia 100% renovável.

Novas pesquisas ainda são necessárias

A pesquisa de sistemas de energia 100% renovável estimulou as respectivas metas políticas, o que, por sua vez, leva a novas pesquisas no campo. Uma ampla discussão resultou em vários campos de pesquisa emergentes, como acoplamento de setores e sistemas inteligentes de energia, criticidade de materiais, variações interanuais de recursos, confiabilidade e segurança do sistema, bem como emissões negativas de CO2 para enfrentar mais rapidamente a emergência climática.

“As tecnologias já existem. As evidências substanciais apresentadas já são também evidências empíricas em várias regiões e países. A capacidade de explorar sinergias em eficiência energética, eletrificação, aquecimento urbano e eletrocombustíveis é certamente comprovada. Agora, os tomadores de decisão precisam interromper todos os novos investimentos em combustíveis fósseis e se concentrar na criação de sistemas de energia inteligentes baseados em energia renovável.”, diz Brian V. Mathiesen , Universidade de Aalborg, Dinamarca.

De acordo com essas 15 universidades líderes, empresas, ONGs e governos precisam trabalhar juntos para promover o engajamento público necessário para implementar sistemas de energia sustentável distribuídos. Os pesquisadores dizem que a propriedade local, governança e modelos de mercado devem ser desenvolvidos para se adequarem aos diferentes contextos e tradições culturais em todo o mundo.

Referência:

C. Breyer et al., “On the History and Future of 100% Renewable Energy Systems Research,” in IEEE Access, vol. 10, pp. 78176-78218, 2022, doi: 10.1109/ACCESS.2022.3193402.

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]