EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Como o alimento é produzido afeta nossa saúde e o meio ambiente

 

Como o alimento é produzido afeta nossa saúde e o meio ambiente

Reduzir as emissões do setor de alimentos exige mudanças em todas as etapas, dos produtores aos consumidores

O que a comida tem a ver com as mudanças climáticas?

O que comemos e como esse alimento é produzido afeta nossa saúde, mas também o meio ambiente.

Os alimentos precisam ser cultivados e processados, transportados, distribuídos, preparados, consumidos e, às vezes, descartados. Cada uma dessas etapas cria gases de efeito estufa que retêm o calor do sol e contribuem para a mudança climática. Mais de um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem está ligada aos alimentos.

ActNow/ONU

A maior parte dos gases de efeito estufa relacionados aos alimentos vem da agricultura e do uso da terra . Isso inclui, por exemplo:

  • metano do processo digestivo do gado,
  • óxido nitroso de fertilizantes usados ​​para a produção agrícola,
  • dióxido de carbono do corte de florestas para a expansão de terras agrícolas,
  • outras emissões agrícolas decorrentes do manejo de esterco, cultivo de arroz, queima de resíduos agrícolas e uso de combustível nas fazendas.

Uma parcela muito menor das emissões de gases de efeito estufa dos alimentos é causada por:

  • refrigeração e transporte de alimentos,
  • processos industriais como a produção de papel e alumínio para embalagens,
  • a gestão do desperdício alimentar.

Quais alimentos causam mais emissões de gases de efeito estufa?

O impacto climático dos alimentos é medido em termos de intensidade das emissões de gases de efeito estufa. A intensidade das emissões é expressa em quilogramas de “equivalentes de dióxido de carbono” – que inclui não apenas o CO2, mas todos os gases de efeito estufa – por quilograma de alimento, por grama de proteína ou por caloria.

Alimentos de origem animal , especialmente carne vermelha, laticínios e camarão cultivado, geralmente estão associados às maiores emissões de gases de efeito estufa. Isto é porque:

  • A produção de carne geralmente requer pastagens extensas, que geralmente são criadas pelo corte de árvores, liberando dióxido de carbono armazenado nas florestas.
  • Vacas e ovelhas emitem metano à medida que digerem grama e plantas.
  • Os dejetos do gado nas pastagens e os fertilizantes químicos usados ​​nas lavouras para alimentação do gado emitem óxido nitroso, outro poderoso gás de efeito estufa.
  • As fazendas de camarão  geralmente ocupam terras costeiras anteriormente cobertas por florestas de mangue que absorvem grandes quantidades de carbono. A grande pegada de carbono de camarões ou camarões se deve principalmente ao carbono armazenado que é liberado na atmosfera quando os manguezais são derrubados para criar fazendas de camarão.

Alimentos à base de plantas – como frutas e vegetais, grãos integrais, feijões, ervilhas, nozes e lentilhas – geralmente usam menos energia, terra e água e têm menor intensidade de gases de efeito estufa do que os alimentos de origem animal.

Aqui estão três gráficos que mostram a pegada de carbono de diferentes produtos alimentícios. As emissões podem ser comparadas com base no peso (por quilo de alimento) ou em termos de unidades nutricionais (por 100 gramas de proteína ou por 1000 quilocalorias), o que nos mostra a eficiência com que diferentes alimentos fornecem proteína ou energia.

 

Como o alimento é produzido afeta nossa saúde e o meio ambiente,ecodebate,O que a comida tem a ver com as mudanças climáticas?,Quais alimentos causam mais emissões de gases de efeito estufa?,Como podem ser reduzidas as emissões relacionadas com os alimentos?,Reduzir as emissões do setor de alimentos exige mudanças em todas as etapas,uma mudança para dietas ricas em vegetais pode fazer uma grande diferença

 

Como o alimento é produzido afeta nossa saúde e o meio ambiente,ecodebate,O que a comida tem a ver com as mudanças climáticas?,Quais alimentos causam mais emissões de gases de efeito estufa?,Como podem ser reduzidas as emissões relacionadas com os alimentos?,Reduzir as emissões do setor de alimentos exige mudanças em todas as etapas,uma mudança para dietas ricas em vegetais pode fazer uma grande diferença

 

Como o alimento é produzido afeta nossa saúde e o meio ambiente,ecodebate,O que a comida tem a ver com as mudanças climáticas?,Quais alimentos causam mais emissões de gases de efeito estufa?,Como podem ser reduzidas as emissões relacionadas com os alimentos?,Reduzir as emissões do setor de alimentos exige mudanças em todas as etapas,uma mudança para dietas ricas em vegetais pode fazer uma grande diferença
Notas:
– As emissões são medidas em quilogramas de equivalentes de dióxido de carbono, kgCO2eq, que leva em conta não apenas o dióxido de carbono, mas também outros gases de efeito estufa, como metano e óxido nitroso, convertendo-os em equivalentes de dióxido de carbono com o mesmo potencial de aquecimento global.
– A carne bovina combina gado de corte e gado leiteiro. | Mariscos e peixes são cultivados. | Queijo e leite incluem todos os laticínios, ou seja, fontes animais, como vaca, cabra, ovelha, búfalo, camelo.
Fontes:
– Poore, J., & Nemecek, T. (2018). Reduzir os impactos ambientais dos alimentos através dos produtores e consumidores. Science, 360(6392), 987-992.
– Base de Dados Internacional FAO INFOODS e Balanços Alimentares
– Nosso mundo em dados

Como podem ser reduzidas as emissões relacionadas com os alimentos?

Reduzir as emissões do setor de alimentos exige mudanças em todas as etapas, dos produtores aos consumidores.

Para os produtores de alimentos, melhores práticas agrícolas , como melhor manejo de fertilizantes, pastagem rotativa para manter o solo saudável para armazenar carbono e a restauração de terras degradadas podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. A carne está associada a uma ampla gama de intensidades de emissões , dependendo das práticas agrícolas e das condições locais, portanto, há espaço para que práticas mais sustentáveis ​​ganhem espaço.

Para os consumidores, uma mudança para dietas ricas em vegetais pode fazer uma grande diferença. Quando apropriado, mudar para dietas com mais proteínas vegetais (como feijão, grão de bico, lentilha, nozes e grãos), uma quantidade reduzida de alimentos de origem animal (carne e laticínios) e menos gorduras saturadas (manteiga, leite, queijo, carne , óleo de coco e óleo de palma) pode levar a uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com os padrões alimentares atuais na maioria dos países industrializados. Também fornece benefícios significativos para a saúde, incluindo redução de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Ao mesmo tempo, reduzir o desperdício de alimentos é fundamental. Quase 1 bilhão de toneladas de alimentos – 17% de todos os alimentos disponíveis para os consumidores em todo o mundo – vão para as lixeiras todos os anos. Produzir, transportar e deixar esse alimento apodrecer contribui com mais de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa. Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o terceiro maior país emissor do mundo.

 

O que você pode fazer?

Coma refeições mais saudáveis

Comece a comer uma dieta mais rica em vegetais e equilibrada  – que forneça energia e nutrientes de vários grupos de alimentos diferentes – e reduza os alimentos mais difíceis do nosso planeta.

Carnes e laticínios podem ser fontes importantes de proteínas e micronutrientes, principalmente em países de baixa renda, onde as dietas carecem de diversidade. Mas na maioria dos países de alta renda, mudar para mais alimentos à base de plantas promove melhor saúde e reduz significativamente seu impacto ambiental em comparação com a dieta média à base de carne.

O que você come é muito mais importante do que a distância que o alimento percorreu ou quanta embalagem ele tem. O transporte e a embalagem normalmente respondem por apenas uma pequena fração das emissões de gases de efeito estufa dos alimentos.

Corte seu desperdício de alimentos

Pense em como você compra, prepara e descarta os alimentos. Quando você joga fora comida, também está desperdiçando energia, terra, água e fertilizantes que foram usados ​​para produzi-la, embalá-la e transportá-la.

Compre apenas o que você precisa – e use o que você compra. E não deixe de comprar  frutas  e vegetais de aparência imperfeita . Caso contrário, eles podem ser jogados fora.

Cerca de 800 milhões de pessoas no mundo ainda passam fome hoje. Pare o desperdício , economize dinheiro, reduza as emissões e ajude a preservar os recursos para as gerações futuras.

Se você precisar jogar fora alimentos, a compostagem de suas sobras pode reduzir a quantidade de metano e CO2 liberados pelos resíduos orgânicos.

Experimente uma receita sustentável

Dê uma olhada  nessas receitas  dos principais chefs que estão preparando pratos que não são apenas deliciosos, mas também bons para você e para o planeta.

Compre com um saco reutilizável

A produção, uso e descarte de plásticos contribuem para as mudanças climáticas. Em vez de uma sacola plástica, use sua própria sacola reutilizável e reduza a quantidade de  resíduos plásticos  em nosso mundo.

Para mais dicas, confira a campanha ActNow .

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]