EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Telhados brancos e áreas verdes atenuam os efeitos das ondas de calor nas cidades

 

telhado branco
Imagem: The Conversation

Telhados brancos e áreas verdes atenuam os efeitos das ondas de calor nas cidades

A regulação térmica resultante da combinação das duas estratégias (telhados brancos e áreas verdes) é a de maior impacto

A frequência e intensidade das ondas de calor nas cidades vem aumentando devido às mudanças climáticas, com grande impacto negativo na saúde e nas taxas de mortalidade da população.

Pela Universitat Autònoma de Barcelona (ICTA-UAB)*

As atividades antrópicas e os materiais urbanos afetam o acúmulo de calor nas cidades, e a radiação solar armazenada ao longo do dia no asfalto e nas edificações é liberada lentamente durante a noite, gerando um estresse térmico significativo. Para enfrentar este problema crescente, as cidades devem estabelecer estratégias de mitigação eficazes que permitam reduzir a temperatura durante as ondas de calor.

Um estudo realizado por pesquisadores do Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals da Universitat Autònoma de Barcelona (ICTA-UAB) avalia a eficácia de soluções como a criação de telhados frios (brancos) nos edifícios e a expansão de áreas verdes urbanas na Área Metropolitana de Barcelona (AMB). Os resultados, publicados recentemente na revista científica Urban Climate , mostram que a aplicação combinada dessas duas estratégias permitiria alcançar as maiores taxas de redução de temperatura durante esses episódios de verão.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores utilizaram um modelo meteorológico que incluiu onze tipologias diferentes de áreas urbanas na AMB e simulou a onda de calor registrada em julho de 2015, quando as temperaturas diurnas atingiram entre 35º C e 40º C e as temperaturas noturnas ultrapassaram 25ºC.

O estudo simulou diferentes cenários de mitigação com base em soluções como a criação de coberturas frias em edifícios residenciais e industriais, ou o aumento de áreas verdes de acordo com as metas estabelecidas pelo Plano Diretor Urbano (PDU) da AMB. Telhados frios podem ser obtidos pintando os telhados de branco para aumentar o albedo, ou seja, a porcentagem de radiação que reflete da superfície, e que não é absorvida pela edificação. Por sua vez, o PDU prevê a adição de 6 parques urbanos e áreas verdes com um total de 255,64 ha até 2030, o que significa aumentar a vegetação de 32,54% para 35,92%.

Os quatro cenários analisaram os efeitos de aumentar o albedo de certos telhados para 0,85 pintando-os de branco, preferencialmente telhados planos e acessíveis; aumentar as áreas verdes urbanas com uma irrigação diária de 2 l/m 2 e com uma irrigação superior de 5 l/m 2 . O último cenário combinou a opção de coberturas frias com a criação de áreas verdes adicionais com irrigação de 5 l/m 2 .

Os resultados mostram que o cenário que combina as duas estratégias é o de maior impacto, com redução de temperatura média de 1,26ºC. A redução chega a 4,73ºC durante o dia (às 15h) e 1,88ºC à noite (21h). Essa diminuição do calor também tem efeitos positivos no consumo de energia, com 26% menos gastos com ar condicionado.

O primeiro cenário com coberturas frias permite que a temperatura média seja reduzida em 0,67ºC, mas é mais eficaz durante o dia, atingindo uma redução máxima de 3,83ºC às 15h, em comparação com a diminuição máxima de 1,63ºC à noite (7h). A estratégia de aumentar as áreas verdes reduz a temperatura em menor grau, embora ofereça melhores resultados no cenário com maior irrigação (diminuição de 0,15ºC em média para irrigação de 2 l/m 2 , comparado a uma diminuição de 0,61ºC em o cenário com irrigação de 5 l/m 2 ). “Vimos que quando a irrigação é aumentada, a redução da temperatura diurna melhora notavelmente graças ao efeito de resfriamento causado pela evapotranspiração”, diz Joan Gilabert, principal autor do estudo.

Apesar da redução da temperatura em todos os cenários estudados, a regulação térmica resultante da combinação das duas estratégias (telhados brancos e áreas verdes) é a de maior impacto. “Combina os benefícios da redução da temperatura noturna devido à maior área verde urbana, com a redução do calor diurno devido ao aumento do albedo e da irrigação , amenizando os efeitos das ondas de calor ao longo de um período de 24 horas”, explica Sergi Ventura, coautor do estudo. Ele acrescenta que os telhados brancos abaixam as temperaturas nas áreas urbanas centrais e mais densas, enquanto os parques ajudam a reduzir o calor nas áreas mais próximas.

Este estudo exemplifica como esses esforços de modelagem urbana podem ajudar os tomadores de decisão em nível de cidade na melhor estratégia de planejamento urbano para neutralizar os impactos das ondas de calor , que devem aumentar devido às mudanças climáticas globais e à intensificação das taxas de urbanização.

 

Referência:

Abating heat waves in a coastal Mediterranean city: What can cool roofs and vegetation contribute?
Urban Climate Volume 37, May 2021, 100863
https://doi.org/10.1016/j.uclim.2021.100863

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]