Plantações de árvores exóticas podem afetar a biodiversidade das florestas tropicais

 

eucalipto
Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux / ABr

Plantações de árvores exóticas podem afetar a biodiversidade das florestas tropicais

Iniciativas que utilizam espécies de árvores não nativas podem impactar insetos tropicais em florestas vizinhas, de acordo com um estudo internacional.

Cientistas da Universidade de Bristol e a Universidade Federal do Oeste do Pará, no Brasil, descobriram que os efeitos de borda de plantações de eucalipto irradiam até 800 metros para o interior de florestas amazônicas próximas, quando aplicados a escaravelhos ecologicamente importantes.

Por Laura Thomas*

À medida que o mundo procura mitigar as mudanças climáticas induzidas pelo homem, as florestas plantadas tornaram-se uma estratégia de restauração generalizada em todo o mundo. No entanto, as descobertas, publicadas hoje na Forest Ecology and Management , sugerem que, embora bem-intencionadas, as plantações de árvores exóticas podem ter uma influência mais ampla na biodiversidade nativa de florestas tropicais hiperdiversas.

Em ecologia, a pesquisa de efeito de borda investiga como as populações ou comunidades biológicas mudam na fronteira de dois ou mais habitats.

Para entender melhor o efeito de borda, a equipe de cientistas viajou para a Floresta Amazônica e coletou mais de 3.700 escaravelhos de 49 espécies para avaliar como as plantações de eucalipto afetam a biodiversidade de insetos nas florestas amazônicas vizinhas.

“Nossas descobertas para escaravelhos oferecem novos insights sobre a importância de considerar como a proximidade de plantações de árvores exóticas pode afetar a biodiversidade das florestas tropicais”, disse o Dr. da Escola de Ciências Biológicas de Bristol e coorientador do autor principal.

Ele disse: “É importante ressaltar que os efeitos de borda variaram entre as respostas dos besouros rola-bosta e foram específicos da espécie. Por exemplo, encontramos mais espécies de besouros rola-bosta longe das plantações de eucalipto, mas algumas espécies também prosperaram e tiveram maior abundância perto das bordas das plantações.”

Isso significa que alguns besouros rola-bosta podem ser mais sensíveis a mudanças no ambiente florestal mais próximo de plantações de árvores exóticas do que outras espécies generalistas e afiliadas à borda.

“Compreender as respostas multiespécies a distúrbios antropogênicos é crucial para enfrentar a atual crise de biodiversidade e nossas descobertas são vitais para os gestores florestais e planejadores de conservação com o objetivo de manter a biodiversidade especialista em florestas em ecossistemas nativos nos trópicos”, explicou o professor Rodrigo Fadini, da Universidade Federal de Universidade do Oeste do Pará.

Referência:

Forest Ecology and Management

Edge effects from exotic tree plantations and environmental context drive dung beetle assemblages within Amazonian undisturbed forests’ by Maria Katiane Costa, Filipe França, Carlos Brocardo and Rodrigo Fadini in Forest Ecology and Management.
https://doi.org/10.1016/j.foreco.2022.120277

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/06/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Plantações de árvores exóticas podem afetar a biodiversidade das florestas tropicais

  1. Se não existissem florestas plantadas, o que seria de nós? Nenhuma madeira no mundo para ser utilizada? como seria nossa vida? Teríamos de usar ferro, aço para tudo? ou nativas?
    Florestas plantadas fornecem a madeira necessária para os países ricos e pobres, sem o que a vida seria inimaginável.
    Reduzem a pressão pela derrubada de florestas nativas; sequestram carbono, sendo que florestas senis como amazônica, sob estes único e específico aspecto, são poluidoras.

Deixe um comentário

Top