EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Painel Científico para a Amazônia divulga declaração sobre a 9ª Cúpula das Américas

 

Painel Científico para a Amazônia divulga declaração sobre 9ª Cúpula das Américas

Texto afirma que a Amazônia, região mais biodiversa do mundo e componente crucial no ciclo climático global, deve ser uma prioridade crítica para todos os líderes no encontro deste ano.

O Painel Científico para a Amazônia (SPA — sigla em inglês para Science Panel for the Amazon) divulgou no último dia 8 de junho uma declaração referente à 9ª Cúpula das Américas.

O SPA é formado por mais de 200 cientistas e pesquisadores renomados dos oito países amazônicos – dentre eles, a presidente do conselho deliberativo do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Mercedes Bustamante -, além da Guiana Francesa e parceiros globais, com o objetivo de encontrar respostas aos desafios que a Amazônia enfrenta.

A declaração pede aos líderes dos países que priorizem a Amazônia e sua conservação nas discussões de 2022.

Leia a declaração na íntegra:

A AMAZÔNIA QUE QUEREMOS
Painel Científico para a Amazônia

Declaração por ocasião da 9ª Cúpula das Américas

NOVA YORK, 8 DE JUNHO DE 2022 | De 6 a 10 de junho de 2022, líderes de toda a região se reuniram em Los Angeles, EUA, para a 9ª Cúpula das Américas. Esta ocasião representa uma oportunidade para que os países das Américas reiterem nossos valores e visão compartilhados para um mundo pacífico, sustentável e inclusivo, e reafirmamos nosso compromisso de defender os direitos humanos de todos, promover o estado de direito e acelerar os esforços de conservação para proteger nossos recursos naturais e o bem-estar das nossas sociedades.

O Painel Científico para a Amazônia pede aos líderes da cúpula que ajam com urgência e ambiciosamente para conservar a bacia amazônica, que representa uma parte incrível de nossa humanidade e patrimônio natural. A Amazônia fornece serviços ecossistêmicos fundamentais, incluindo chuvas e estabilidade climática, armazenamento e remoção de carbono. No entanto, o aumento da exploração e a aceleração do desmatamento e da degradação florestal ameaçam empurrar a Amazônia além de um ponto de inflexão, cuja recuperação pode ser impossível. O Relatório de Avaliação da Amazônia de 2021 do Painel exige uma moratória imediata de desmatamento e degradação florestal em áreas próximas a pontos de inflexão em todo o sul e sudeste da Amazônia e zero desmatamento e degradação florestal em toda a região amazônica antes de 2030, com um investimento maciço em restauração de ecossistemas e em ciência, tecnologia e inovação para criar um “Cinturão de Reflorestamento” em larga escala ao redor dos países amazônicos para preservar a floresta amazônica e combater a emergência climática. Isso exigirá políticas e compromissos governamentais, além de ações corporativas para eliminar o desmatamento e a degradação florestal das cadeias produtivas e o trabalho de organizações da sociedade civil e lideranças responsáveis pela formulação de políticas.

Igualmente importante é a necessidade de reconhecer e valorizar o papel insubstituível dos povos indígenas e comunidades locais na defesa de seus territórios tradicionais e da conservação dos ecossistemas naturais. O relatório do SPA mostra, inequivocamente, que os territórios indígenas têm os níveis mais baixos de desmatamento, mas atualmente estão sob crescente pressão das indústrias extrativas. Alguns dos países das Américas também enfrentam as mais altas taxas de homicídio entre ativistas de direitos humanos e defensores do meio ambiente. Fortalecer o Estado de direito, a justiça e os compromissos com a paz é fundamental para alcançar as metas de desenvolvimento e obter maior prosperidade.

O SPA também recomenda que recursos financeiros substanciais sejam mobilizados para avançar em caminhos sustentáveis para a Amazônia, incluindo a implementação de uma bioeconomia de floresta em pé e saudável e rios livres. Isso inclui investimentos significativos em ciência, inovação e tecnologia, para aumentar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos e a organização de mercados justos. Isso oferece uma oportunidade para todos os países trabalharem juntos em iniciativas conjuntas de pesquisa, treinando a próxima geração de empreendedores por meio de bolsas e programas de intercâmbio, e a construção de habilidades e competências de instituições da Amazônia. Isso fortalecerá a economia nas Américas, aumentará a competitividade, e construirá maior resiliência diante de múltiplas crises. Nossa região também é severamente afetada pela pandemia do COVID-19, exigindo programas para aumentar a resiliência, fortalecer a colaboração, e reduzir a desigualdade.

À medida que nos aproximamos da COP27, onde os países começarão a implementar compromissos como o Global Forest Finances Pledge, a segunda reunião da COP15, e como os cientistas alertam para a “sexta extinção em massa”, é um momento crucial para investir na estrutura de biodiversidade global pós-2020 nas Américas. Para deter a perda de biodiversidade até 2030 e alcançar a recuperação até 2050, devemos encorajar os países a trabalharem juntos para adotarem metas mensuráveis, baseadas na ciência e orientadas para resultados, e investir em soluções não apenas pelos muitos benefícios para as Américas, mas também para todo o planeta. A Amazônia, como a região mais biodiversa do mundo e um componente crucial no ciclo climático global, deve ser uma prioridade crítica para todos os líderes na Cúpula deste ano.

Carlos Nobre, Mercedes Bustamante e Emma Torres, em nome do Painel Científico do Amazonas

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/06/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.