EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo indica que comprometimento cognitivo por COVID-19 grave equivale a perder 10 pontos de QI

 

Estudo indica que comprometimento cognitivo por COVID-19 grave equivale a perder 10 pontos de QI

Comprometimento cognitivo como resultado de COVID-19 grave é semelhante ao sofrido entre 50 e 70 anos de idade e equivale a perder 10 pontos de QI, diz uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge e do Imperial College London

University of Cambridge*

As descobertas, publicadas na revista ClinicalMedicine , emergem do NIHR COVID-19 BioResource . Os resultados do estudo sugerem que os efeitos ainda são detectáveis mais de seis meses após a doença aguda, e que qualquer recuperação é, na melhor das hipóteses, gradual.

Há evidências crescentes de que o COVID-19 pode causar problemas duradouros de saúde cognitiva e mental, com pacientes recuperados relatando sintomas como fadiga, ‘nevoeiro cerebral’, problemas para lembrar palavras, distúrbios do sono, ansiedade e até transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) meses após infecção. No Reino Unido, um estudo descobriu que cerca de um em cada sete indivíduos pesquisados relatou ter sintomas que incluíam dificuldades cognitivas 12 semanas após um teste positivo para COVID-19.

Embora mesmo casos leves possam levar a sintomas cognitivos persistentes , entre um terço e três quartos dos pacientes hospitalizados relatam que ainda sofrem sintomas cognitivos três a seis meses depois.

Para explorar esse link com mais detalhes, os pesquisadores analisaram dados de 46 indivíduos que receberam atendimento hospitalar, na enfermaria ou unidade de terapia intensiva, para COVID-19 no Hospital de Addenbrooke, parte do Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust. 16 pacientes foram colocados em ventilação mecânica durante sua permanência no hospital. Todos os pacientes foram admitidos entre março e julho de 2020 e foram recrutados para o NIHR COVID-19 BioResource.

Os indivíduos foram submetidos a testes cognitivos computadorizados detalhados em média seis meses após a doença aguda usando a plataforma Cognitron, que mede diferentes aspectos das faculdades mentais, como memória, atenção e raciocínio. Escalas que medem ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático também foram avaliadas. Seus dados foram comparados com controles pareados.

Esta é a primeira vez que uma avaliação e comparação tão rigorosas são realizadas em relação aos efeitos posteriores do COVID-19 grave.

Os sobreviventes do COVID-19 foram menos precisos e com tempos de resposta mais lentos do que a população de controle correspondente – e esses déficits ainda eram detectáveis quando os pacientes estavam acompanhando seis meses depois. Os efeitos foram mais fortes para aqueles que necessitaram de ventilação mecânica. Ao comparar os pacientes com 66.008 membros do público em geral, os pesquisadores estimam que a magnitude da perda cognitiva é semelhante, em média, à sustentada com 20 anos de idade, entre 50 e 70 anos de idade, e que isso equivale a perder 10 pontos de QI.

Os sobreviventes pontuaram particularmente mal em tarefas como raciocínio analógico verbal, uma descoberta que apoia o problema comumente relatado de dificuldade em encontrar palavras. Eles também mostraram velocidades de processamento mais lentas, o que se alinha com observações anteriores pós COVID-19 de diminuição do consumo de glicose cerebral na rede frontoparietal do cérebro, responsável pela atenção, resolução de problemas complexos e memória de trabalho, entre outras funções.

O professor David Menon, da Divisão de Anestesia da Universidade de Cambridge, autor sênior do estudo, disse: “O comprometimento cognitivo é comum a uma ampla gama de distúrbios neurológicos, incluindo demência e até envelhecimento rotineiro, mas os padrões que vimos ‘impressão digital’ do COVID-19 – era diferente de tudo isso.”

Embora agora esteja bem estabelecido que as pessoas que se recuperaram de uma doença grave de COVID-19 podem ter um amplo espectro de sintomas de saúde mental ruim – depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, baixa motivação, fadiga, mau humor e sono perturbado – a equipe descobriu que a gravidade da doença aguda era melhor em prever os déficits cognitivos.

As pontuações dos pacientes e os tempos de reação começaram a melhorar com o tempo, mas os pesquisadores dizem que qualquer recuperação nas faculdades cognitivas foi, na melhor das hipóteses, gradual e provavelmente influenciada por vários fatores, incluindo a gravidade da doença e seus impactos neurológicos ou psicológicos.

O professor Menon acrescentou: “Acompanhamos alguns pacientes até dez meses após a infecção aguda, então conseguimos ver uma melhora muito lenta. Embora isso não tenha sido estatisticamente significativo, pelo menos está indo na direção certa, mas é muito possível que alguns desses indivíduos nunca se recuperem totalmente”.

Existem vários fatores que podem causar os déficits cognitivos, dizem os pesquisadores. A infecção viral direta é possível, mas é improvável que seja uma causa importante; em vez disso, é mais provável que uma combinação de fatores contribua, incluindo suprimento inadequado de oxigênio ou sangue para o cérebro, bloqueio de vasos sanguíneos grandes ou pequenos devido à coagulação e sangramentos microscópicos. No entanto, evidências emergentes sugerem que o mecanismo mais importante pode ser o dano causado pela própria resposta inflamatória do corpo e pelo sistema imunológico.

Enquanto este estudo analisou casos hospitalizados, a equipe diz que mesmo aqueles pacientes que não estão doentes o suficiente para serem admitidos também podem ter sinais indicadores de comprometimento leve.

O professor Adam Hampshire, do Departamento de Ciências do Cérebro do Imperial College London, o primeiro autor do estudo, disse: “Cerca de 40.000 pessoas passaram por terapia intensiva com COVID-19 somente na Inglaterra e muitas outras ficaram muito doentes, mas não foram internadas. hospital. Isso significa que há um grande número de pessoas por aí ainda enfrentando problemas de cognição muitos meses depois. Precisamos urgentemente ver o que pode ser feito para ajudar essas pessoas”.

O professor Menon e o professor Ed Bullmore, do Departamento de Psiquiatria de Cambridge, são grupos de trabalho co-líderes como parte do COVID-19 Clinical Neuroscience Study (COVID-CNS) que visa identificar biomarcadores relacionados a deficiências neurológicas como resultado do COVID-19, e as alterações de neuroimagem associadas a elas.

A pesquisa foi financiada pelo NIHR BioResource, NIHR Cambridge Biomedical Research Center e Addenbrooke’s Charitable Trust, com apoio do NIHR Cambridge Clinical Research Facility.

Perfil multivariado de déficits cognitivos após COVID-19 grave e relação com idade e demência
Perfil multivariado de déficits cognitivos após COVID-19 grave e relação com idade e demência Upper. Os pacientes mostraram um padrão consistente de baixo desempenho cognitivo em termos de precisão reduzida e tempo de processamento lento que variou em magnitude entre as tarefas. * p < 0,05, ** p < 0,01, *** p < 0,001 FWE unicaudal corrigido para 18 comparações múltiplas. Tarefas executivas que exploram funções cognitivas superiores mostraram associações particularmente fortes, que foram qualitativamente diferentes da associação com declínio ou demência relacionado à idade. Escala do eixo Y em unidades de desvio padrão em relação aos controles. Mais baixo.A escala de pontuação DfE para sobreviventes graves de COVID-19 foi semelhante em escala ao declínio normal relacionado à idade na cognição entre indivíduos na casa dos setenta, quando comparado a indivíduos na faixa dos cinquenta (mas menor que o declínio relacionado à idade na cognição entre 20 e 70 anos de idade). idade) e menos do que problemas cognitivos em pessoas com demência 3 anos após o diagnóstico. No entanto, o padrão de déficits nos domínios cognitivos foi bastante distinto para qualquer uma dessas comparações. Os pacientes com demência NB não realizaram Planejamento Espacial ou Rotação em Perspectiva 3D. A escala do eixo Y são unidades de desvio padrão em relação aos controles.

Referência:

Hampshire, A et al. Multivariate profile and acute-phase correlates of cognitive deficits in a COVID-19 hospitalised cohort. eClinicalMedicine; 28 Apr 2022; DOI: 10.1016/j.eclinm.2022.101417

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]