Livro gratuito auxilia manejo de solos com o uso de plantas de cobertura

 

Livro gratuito auxilia manejo de solos com o uso de plantas de cobertura

Obra de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP traz informações sobre 49 plantas como gramíneas, forrageiras, leguminosas e diversos tipo de capins; publicação pode ser acessada gratuitamente pela internet

Jornal da USP

Plantas de cobertura são usadas para cobrir o solo, protegendo-o contra processos erosivos e a remoção de nutrientes, porém não se limitando a isso, já que muitas são usadas para pastoreio, produção de grãos e sementes, silagem, feno e como fornecedoras de palha para o sistema de plantio direto. Elas também têm sido utilizadas como alternativa de diversificação de sistemas de cultivos anuais, semiperenes e perenes nas diferentes regiões do Brasil. Para esclarecer sobre estes tipos de plantas, foi publicado o livro Guia Prático de Plantas de Cobertura: aspectos fitotécnicos e impactos sobre a saúde do solo, disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP neste link.

Na publicação estão reunidas recomendações práticas de 49 plantas de cobertura cultivadas no Brasil: são gramíneas, forrageiras, leguminosas e oleaginosas como canola, centeio, braquiárias, sorgo, tremoço, trigo, crotalária, girassol e diversos capins. Dividido em Plantas de Primavera/Verão e Outono/Inverno, a obra traz características gerais, informações fitotécnicas, indicações e limitações de uso e impacto no manejo da saúde do solo tanto para cultivos solteiros (uma espécie) quanto para consórcio de duas espécies, ou mixes com três ou mais espécies na mesma área.

livro sobre plantas de cobertura
Páginas do livro sobre plantas de cobertura – Foto: Reprodução/Esalq

O livro foi elaborado pelo grupo Soil Health & Management Research Group (Sohma), do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), coordenado pelo professor Maurício Roberto Cherubin. “Esperamos que essa obra seja útil para difundirmos o conhecimento e o uso de plantas de cobertura na agricultura brasileira. A diversificação dos sistemas de produção, com uso de plantas de cobertura, é a chave para uma agricultura mais produtiva, resiliente e sustentável”, destaca o docente.

Assinam a obra em autoria os pós-graduandos Martha Lustosa Carvalho, Beatriz da Silva Vanolli, Bruna Emanuele Schiebelbein, Daniel Aquino de Borba, Felipe Bonini da Luz, Gabriela Marques Cardoso, Larissa de Souza Bortolo, Maria Emília Moreira Marostica e Victória Santos Souza.

O livro está disponível gratuitamente para download neste link. Para ler o livro clique aqui.

.

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/04/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top