Urbanização em expansão ameaça a biodiversidade global

 

Impactos da expansão da terra urbana na biodiversidade projetados para 2050
Impactos da expansão da terra urbana na biodiversidade projetados para 2050. Resultados detalhados, mapa de alcance e informações de preferência de habitat também estão disponíveis no Map of Life em https://mol.org/species/projection/urban

Urbanização em expansão ameaça a biodiversidade global

Compreender os impactos da urbanização e a expansão do solo urbano associado sobre as espécies é vital para um planejamento urbano informado que minimize a perda de biodiversidade.

Caros colegas,

Prevendo o habitat que será perdido para a expansão urbana para mais de 30.000 espécies em três cenários futuros diferentes, descobrimos que até 855 espécies estão diretamente ameaçadas devido à urbanização implacável.

Nossas projeções identificam regiões de rápida urbanização da África Subsaariana, América do Sul, Mesoamérica e Sudeste Asiático onde, sem um planejamento cuidadoso, a urbanização deverá causar uma perda de biodiversidade particularmente grande. Nossas descobertas destacam a necessidade urgente de um foco maior em terras urbanas nas estratégias globais de conservação e identificar áreas de alta prioridade para esse envolvimento.

Os dois artigos a seguir acabaram de ser publicados na principal revista PNAS:

O primeiro, de Simkin et al., fornece evidências surpreendentes de que as cidades em expansão representam cada vez mais uma ameaça séria e crescente à biodiversidade global. Este estudo rico em dados tem implicações vitais para a conservação da natureza.

O segundo artigo, escrito por mim e Jayden Engert, fornece um resumo de fácil leitura dos estudos de Simkin et al. artigo, com discussão de suas importantes descobertas e implicações.

Por favor, compartilhe esta mensagem com colegas e alunos interessados.

Muito obrigado,

Bill

Referências

Simkin, R. D., et al. 2022. Biodiversity impacts and conservation implications of urban land expansion projected to 2050. Proceedings of the National Academy of Sciences USA 119: e2117297119. https://doi.org/10.1073/pnas.2117297119

Laurance, W. F., and J. Engert. 2022. Sprawling cities are rapidly encroaching on Earth’s biodiversity. Proceedings of the National Academy of Sciences USA 119: e2202244119. https://doi.org/10.1073/pnas.2202244119

 

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, QAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)
Director of ALERT (ALERT-conservation.org)

College of Science and Engineering
James Cook University
Cairns, Queensland 4878, Australia

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/04/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top