EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo conclui que reduzir as emissões de carbono não prejudicará o crescimento econômico

 

Estudo conclui que reduzir as emissões de carbono não prejudicará o crescimento econômico

Um novo estudo indica que os países podem chegar a zero emissões líquidas de carbono até 2050, mantendo o crescimento econômico.

Oxford University Press USA*

Emissões líquidas zero até 2050 são a meta para a política climática agora perseguida por muitos países, em linha com o objetivo do Acordo de Paris de 2015 de “manter o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais e buscar esforços limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais”.

Este artigo relata um estudo que usou sistemas de energia e modelos macroeconômicos para explorar como esses objetivos podem ser alcançados e se é possível alcançá-los com o crescimento econômico contínuo até 2100.

Enquanto alguns estudiosos argumentam que a resolução da crise climática não é consistente com o crescimento econômico contínuo nos países ricos, entre 1990 e 2016 a economia da União Europeia cresceu mais de 50%, enquanto as emissões de CO2 caíram 25%. No Reino Unido e na Finlândia, por exemplo, as emissões baseadas no consumo caíram de 2007 a 2016, enquanto suas economias cresceram de 2010 a 2016.

Os pesquisadores aqui modelaram vários cenários para desacelerar o crescimento da demanda global de energia primária, de modo que em 2100 a demanda de energia primária estivesse apenas 30% acima do nível de 2020. Os pesquisadores também modelaram a implantação de tecnologias renováveis necessárias para descarbonizar quase completamente a geração de eletricidade até 2100 e produzir sete vezes mais energia do que o mundo usava em 2010, para substituir os combustíveis fósseis no transporte, aquecimento e em alguns processos industriais. Finalmente, eles modelaram a redução gradual do carvão globalmente tão rápido quanto os Estados Unidos reduziram seu uso nos últimos anos.

Os resultados do estudo foram consistentes com os muitos cenários de 1,5° C no banco de dados dos pesquisadores, todos os quais mostraram um crescimento contínuo da economia mundial, enquanto cumpriam a meta climática de 1,5° C. Em geral, a redução do crescimento econômico até 2100 a partir de uma linha de base sem descarbonização e que ignora os danos climáticos foi pequena. Nenhum dos cenários chegou perto de declínios na produção econômica em relação ao nível de 2020.

No cenário central, o crescimento econômico após 2020 cai de 3,5% para pouco mais de 1% em 2100. Esse declínio se deve principalmente à estabilização da população humana nesse período. O crescimento per capita quase cai pela metade nesses 80 anos, à medida que o crescimento do investimento (que é essencial para a descarbonização) diminui, principalmente após 2040. A taxa média de crescimento anual no período 2020-2100 é consistente com um sistema de energia que atinge 1,5°C em 2100 (após o pico de 1,87°C entre 2050 e 2060) é de 1,76%. Em 2100, a economia global é cinco vezes maior do que era em 2015.

Com uma redução gradual do carvão, ainda seria possível atingir a meta de 1,5 °C até 2100, mas apenas fazendo uso significativamente maior de captura e armazenamento de carbono e tecnologias de emissão negativa. A temperatura de pico neste cenário aumenta de 1,87°C para 1,89°C. Se a captura de carbono não estiver disponível, mesmo com a rápida redução gradual do carvão, as emissões cumulativas de CO2 dobram em relação ao cenário central, e não seria mais possível manter o aumento da temperatura em 1,5 ° C até 2100 – sobe para 1,74 ° C.

Os resultados da modelagem deste estudo sugerem que, com políticas públicas rigorosas, a meta de Paris de limitar o aquecimento a 1,5°C em 2100 é viável e que isso pode ser alcançado com um crescimento econômico robusto. Para conseguir isso, as políticas dos países precisariam estimular aumentos significativos na eficiência energética e de recursos e a rápida implantação de tecnologias de baixo carbono, com cooperação global, política ambiental forte e baixo crescimento populacional.

“A continuidade do crescimento econômico global é claramente compatível com o cumprimento da meta de temperatura no Acordo de Paris”, disse Paul Ekins, que liderou o estudo. “Os governos agora precisam se intensificar para colocar em prática as políticas para estimular os investimentos necessários para transformar essas projeções em realidade.”

 

O impacto no PIB e nas emissões globais de CO2 em quatro SSPs e um cenário de baixa demanda de energia (LED)
O impacto no PIB e nas emissões globais de CO2 em quatro SSPs e um cenário de baixa demanda de energia (LED)

Referência:

Paul Ekins, Paul Drummond, Daniel Scamman, Leonidas Paroussos, Ilkka Keppo, 1.5oC Climate and Energy Scenarios: Impacts on Economic Growth, Oxford Open Energy, 2022;, oiac005, https://doi.org/10.1093/ooenergy/oiac005

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]