EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Potencial das águas subterrâneas exige gerenciamento sustentável

 

Águas Subterrâneas: Tornando o invisível visível

Potencial das águas subterrâneas exige gerenciamento sustentável

Relatório Mundial da ONU sobre o Desenvolvimento da Água 2021 ‘Águas Subterrâneas: Tornando o invisível visível’

As águas subterrâneas representam 99% de toda a água doce líquida da Terra. No entanto, este recurso natural é muitas vezes mal compreendido e, consequentemente, subvalorizado, mal gerido e até mesmo abusado.

De acordo com a última edição do Relatório Mundial de Desenvolvimento Hídrico das Nações Unidas, publicado pela UNESCO, o vasto potencial das águas subterrâneas e a necessidade de gerenciá-las de forma sustentável não podem mais ser negligenciados.

Hoje, a UNESCO, em nome da ONU-Água, está lançando a última edição do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas, intitulado “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível” na cerimônia de abertura do 9º Fórum Mundial da Água em Dakar, Senegal. Os autores pedem aos Estados que se comprometam a desenvolver políticas adequadas e eficazes de gestão e governança das águas subterrâneas para lidar com as crises hídricas atuais e futuras em todo o mundo.

Atualmente, as águas subterrâneas fornecem metade do volume de água captado para uso doméstico pela população global, incluindo a água potável para a grande maioria da população rural que não recebe sua água por meio de sistemas de abastecimento público ou privado, e cerca de 25% de toda a água utilizada para irrigação.

Globalmente, o uso da água está projetado para crescer cerca de 1% ao ano nos próximos 30 anos. Espera-se que nossa dependência geral das águas subterrâneas aumente à medida que a disponibilidade de água superficial se torna cada vez mais limitada devido às mudanças climáticas.

“Cada vez mais recursos hídricos estão sendo poluídos, superexplorados e ressecados pelo homem, às vezes com consequências irreversíveis. Fazer uso mais inteligente do potencial dos recursos hídricos subterrâneos ainda escassamente desenvolvidos e protegê-los da poluição e superexploração é essencial para atender às necessidades fundamentais de uma população global cada vez maior e para enfrentar as crises climáticas e energéticas globais ”, diz o diretor-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

“Melhorar a maneira como usamos e gerenciamos as águas subterrâneas é uma prioridade urgente se quisermos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Os tomadores de decisão devem começar a levar em conta as formas vitais pelas quais as águas subterrâneas podem ajudar a garantir a resiliência de vida humana e atividades em um futuro onde o clima está se tornando cada vez mais imprevisível”, acrescenta Gilbert F. Houngbo, presidente da ONU-Água e presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Grandes benefícios e oportunidades sociais, econômicas e ambientais

A qualidade das águas subterrâneas é geralmente boa, o que significa que pode ser utilizada de forma segura e acessível, sem exigir níveis avançados de tratamento. A água subterrânea é muitas vezes a forma mais rentável de fornecer um abastecimento seguro de água às aldeias rurais.

Certas regiões, como a África do Saara e o Oriente Médio, por exemplo, possuem quantidades substanciais de fontes de águas subterrâneas não renováveis ??que podem ser extraídas para manter a segurança hídrica. No entanto, a consideração pelas gerações futuras e pelos aspectos econômicos, financeiros e ambientais do esgotamento do armazenamento não deve ser negligenciada.

Na África Subsaariana, as oportunidades oferecidas pelos vastos aquíferos permanecem amplamente subexploradas. Apenas 3% das terras agrícolas estão equipadas para irrigação – em comparação com 59% e 57%, respectivamente, na América do Norte e no Sul da Ásia – e apenas 5% dessa área usa águas subterrâneas.

Como aponta o relatório, esse baixo uso não se deve à falta de água subterrânea renovável (que muitas vezes é abundante), mas sim à falta de investimentos em infraestrutura, instituições, profissionais capacitados e conhecimento do recurso. O desenvolvimento de águas subterrâneas poderia atuar como um catalisador para o crescimento econômico, aumentando a extensão das áreas irrigadas e, portanto, melhorando os rendimentos agrícolas e a diversidade de culturas.

Em termos de adaptação às mudanças climáticas, a capacidade dos sistemas aquíferos de armazenar excedentes sazonais ou episódicos de água de superfície pode ser explorada para melhorar a disponibilidade de água doce durante todo o ano, uma vez que os aquíferos incorrem em perdas por evaporação substancialmente menores do que os reservatórios de superfície. Por exemplo, incluir o armazenamento e captação de águas subterrâneas como parte do planejamento do abastecimento urbano de água aumentaria a segurança e a flexibilidade em casos de variação sazonal.

Desbloquear todo o potencial das águas subterrâneas – o que precisa ser feito?

1. Coletar dados
O relatório levanta a questão da falta de dados sobre as águas subterrâneas e enfatiza que o monitoramento das águas subterrâneas é muitas vezes uma ‘área negligenciada’. Para melhorar isso, a aquisição de dados e informações, que geralmente fica sob a responsabilidade de agências nacionais (e locais) de águas subterrâneas, poderia ser complementada pelo setor privado. Particularmente, as indústrias de petróleo, gás e mineração já possuem uma grande quantidade de dados, informações e conhecimento sobre a composição dos domínios subterrâneos mais profundos, incluindo aquíferos. Por uma questão de responsabilidade social corporativa, as empresas privadas são altamente incentivadas a compartilhar esses dados e informações com profissionais do setor público.

2. Reforçar as regulamentações ambientais
Como a poluição das águas subterrâneas é praticamente irreversível, deve ser evitada. Os esforços de fiscalização e a acusação de poluidores, no entanto, são muitas vezes desafiadores devido à natureza invisível das águas subterrâneas. A prevenção da contaminação das águas subterrâneas requer o uso adequado da terra e regulamentações ambientais apropriadas, especialmente nas áreas de recarga de aquíferos. É imperativo que os governos assumam seu papel como guardiões de recursos em vista dos aspectos de bem comum das águas subterrâneas para garantir que o acesso e o lucro sejam distribuídos de forma equitativa e que o recurso permaneça disponível para as gerações futuras.

3. Reforçar os recursos humanos, materiais e financeiros
Em muitos países, a falta geral de profissionais de águas subterrâneas entre o pessoal das instituições e governos locais e nacionais, bem como mandatos, financiamento e apoio insuficientes de departamentos ou agências de águas subterrâneas, dificultam a gestão eficaz das águas subterrâneas. O compromisso dos governos de construir, apoiar e manter a capacidade institucional relacionada às águas subterrâneas é crucial.

https://www.unwater.org/publications/un-world-water-development-report-2022/

Fonte: UN-Water News

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.