EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O declínio demográfico da Ucrânia

 

O declínio demográfico da Ucrânia, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Ucrânia é um país que tem sofrido muito com as guerras e isto tem afetado a dinâmica demográfica do país.

O Brasil e a Ucrânia tinham aproximadamente o mesmo tamanho de população em 1920, em torno de 30 milhões de habitantes. Mas em, 2020 o Brasil já tinha mais de 210 milhões de pessoas e a Ucrânia cerca de 42 milhões de habitantes. Portanto, a Ucrânia passou a ter uma população 5 vezes menor do que a brasileira.

A pirâmide por sexo e idade da Ucrânia de 1950 mostra de maneira clara o impacto das duas grandes Guerras Mundiais. O número de homens de 30 anos e mais é bem menor do que o número de mulheres, refletindo a sobremortalidade masculina que ocorreram nas duas guerras. O dente apresentado no grupo etário 30-35 anos reflete a queda da natalidade que ocorreu durante a 1ª Guerra Mundial. A redução do tamanho dos grupos 0-4 e 5-9 anos reflete a redução da natalidade durante a 2ª Guerra Mundial.

pirâmide por sexo e idade da ucrânia

Já a pirâmide de sexo e idade de 2020, mostra que houve uma grande redução da natalidade nos últimos 30 anos (1990-2020), período pós fim da União Soviética. Ou seja, as taxas de fecundidade caíram muito depois do fim da URSS e ficaram muito abaixo do nível de reposição. Em consequência, os grupos etários mais jovens estão ficando cada vez menores e as novas gerações são numericamente inferiores em relação às velhas gerações.

pirâmide por sexo e idade da ucrânia

O gráfico abaixo, também da Divisão de População da ONU, mostra que a população da Ucrânia já vem caindo desde 1990, quando atingiu o pico populacional de 52 milhões de habitantes. Em 2020 a população ucraniana já estava perto de 42 milhões de habitantes, representando uma queda de 10 milhões de pessoas no período. Para 2100 as projeções (realizadas em 2019) apontavam para uma população de cerca de 25 milhões de habitantes.

população da ucrânia já vem caindo desde 1990

Mas com a pandemia e com a guerra o impacto demográfico vai ser muito maior e o declínio populacional será aprofundado. Os dados oficiais mostram que a covid-19 provocou a morte de 107 mil ucranianos, além de ter provocado uma queda ainda maior da fecundidade, como tem acontecido na maioria dos países.

Mas o pior tem acontecido após a invasão russa de fevereiro de 2022, pois além de aumentar a mortalidade e diminuir a natalidade, a guerra tem provocado a maior e mais rápida emigração em massa da história moderna. Estima-se uma emigração de pelo menos 5 milhões de ucranianos até o final de março de 2022. Não se sabe quando e quantos voltarão.

Isto significa que a redução populacional da Ucrânia será maior do que a projeção apresentada. A Divisão de População da ONU deve divulgar novos números até junho de 2022. Os valores futuros são incertos. Mas o que se pode dizer com alto grau de certeza é que a população ucraniana vai continuar diminuindo e que o declínio deve se acelerar nesta década devido à agressão inapropriada provocada por Vladimir Putin contra a soberania da Ucrânia.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

One thought on “O declínio demográfico da Ucrânia

  • Estava pensando nisso ao dar aula sobre demografia! Obrigada pelo seu texto, sintetizou o meu pensamento e vou mostrar na sala de aula as pirâmides.

Fechado para comentários.