Sobrepesca atinge 85% dos peixes de recife de coral

Sobrepesca atinge 85% dos peixes de recife de coral
Foto: University of Miami

 

Sobrepesca atinge 85% dos peixes de recife de coral

Um novo estudo liderado por cientistas da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami (UM) encontrou evidências concretas de que mais de 85% da garoupa e do pargo estudados são sobrepescados como resultado direto do aumento da demanda humana.

University of Miami*

A equipe de pesquisa analisou 30 anos de dados populacionais para 15 espécies de peixes de recifes de coral centrais para a pesca comercial e recreativa do sul da Flórida usando sua estrutura de análise de risco baseada em comprimento (LBRA).

Eles descobriram que três das cinco espécies de garoupa, todas as oito espécies de pargos e dois grunts analisados estavam abaixo da proporção mínima de 40% do potencial de desova, um regulamento necessário para sustentar as populações de peixes.

Para a garoupa preta, aumentando o tamanho mínimo atual de captura de 24 polegadas (61 cm) para 44 polegadas (110 cm), a população de desova aumentaria para 40%, grande o suficiente para produzir um número significativo de novos juvenis. Levaria aproximadamente 10 anos para a população se recuperar até um ponto em que fosse minimamente sustentável e 22 anos para atingir o equilíbrio onde uma captura sustentável se tornasse possível.

“A situação é análoga à sua conta bancária “, disse o principal autor do estudo, Jerald Ault, professor de ciência e política ambiental da UM Rosenstiel School. “Ou seja, sem um saldo de conta significativo, neste caso, peixes na água, você não pode obter um saldo significativo – um número significativo de peixes grandes para pescar, mas também para desovar e reabastecer o recife.”

O estudo, “Length-based risk analysis of management options for the southern Florida USA multispecies coral reef fish fishery“, publicado na revista Fisheries Research , fornece um plano para equilibrar efetivamente a produção pesqueira – quantos peixes são retirados do mar – para reduzir a sobrepesca e proteger essas valiosas populações de peixes agora e no futuro.

Referência:

Jerald S. Ault et al, Length-based risk analysis of management options for the southern Florida USA multispecies coral reef fish fishery, Fisheries Research (2022). DOI: 10.1016/j.fishres.2021.106210

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/02/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top