EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa da Fiocruz aponta hesitação de pais na vacinação dos filhos

 

vacina contra covid 19

Pesquisa da Fiocruz aponta hesitação de pais na vacinação dos filhos

De acordo com pesquisa feita pela Fiocruz, 16,4% de pais de crianças entre 0 e 4 anos, 14,9% de pais de adolescentes e 12,8% de pais de crianças entre 5 e 11 anos apresentam hesitação sobre vacinar seus filhos contra a Covid-19.

Por Flávia Vargas

Ao mesmo tempo, um estudo do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo revelou que quatro em cada dez crianças e adolescentes estão tendo diversos efeitos prolongados da Covid-19 nas 12 semanas seguintes à contaminação, mostrando que, assim como os adultos, crianças e adolescentes também podem sofrer os efeitos da chamada Covid-19 longa, o que inclui problemas graves, como miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e diabetes.

“O cenário ressalta a importância da vacinação nessa faixa etária, cabendo a reflexão sobre a responsabilidade dos pais em relação aos filhos e as consequências do descumprimento desse dever legal. Até porque diversos estudos já comprovaram a eficácia da vacinação, como o divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos (CDC), por exemplo, que concluiu que as vacinas e doses de reforço contra a Covid-19 continuam sendo eficazes contra as consequências graves da doença, incluindo a causada pela variante ômicron”, avalia a Dra. Danielle H. Admoni, psiquiatra da Infância e Adolescência na Escola Paulista de Medicina UNIFESP e especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

“Essa hesitação compromete, inclusive, este momento de retorno às aulas presenciais. As crianças não podem mais ter sua rotina escolar interrompida. Desde o início da pandemia, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estão fora das escolas no Brasil, segundo levantamento da organização Todos Pela Educação, em parceria com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do segundo trimestre de 2021. O estudo registrou um crescimento de 171,1% na evasão escolar em relação a 2019. Além de comprometer o aprendizado, a pandemia afetou bruscamente a saúde mental dos estudantes. Vacinar crianças e adolescentes é sobre fortalecer a imunidade de rebanho, dar segurança ao retorno escolar presencial e, principalmente, proporcionar saúde física e mental aos jovens”, conclui Danielle Admoni.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]