Informações e ferramentas dos dados mais recentes da ciência do clima

 

ciência climática

Informações e ferramentas dos dados mais recentes da ciência do clima

Esses produtos de conhecimento são particularmente úteis para o planejamento da adaptação e no desenvolvimento de propostas para o financiamento do clima

Pela WMO

O Fundo Verde para o Clima (GCF) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) se uniram para fornecer à comunidade internacional novas informações e ferramentas sobre o clima nos dados mais recentes da ciência do clima. Isso pode ser usado para informar as decisões sobre investimentos em mudanças climáticas, especialmente para adaptação.

A iniciativa foi anunciada na conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP26 (Glasgow), em 3 de novembro. É uma das várias atividades da OMM para traduzir ciência em apoio a políticas para ajudar a enfrentar as causas e impactos das mudanças climáticas e para construir resiliência a condições climáticas cada vez mais extremas.

“Por meio dessa colaboração, a OMM está apoiando os países a tomarem decisões informadas sobre investimentos climáticos com base na melhor ciência disponível. Esses recursos serão valiosos em uma gama de setores sensíveis ao clima, incluindo agricultura, gestão costeira, redução do risco de desastres, energia, pesca, silvicultura, saúde e água ”, disse o Secretário-Geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

O pacote de recursos de Informação sobre Ciência do Clima para Ação Climática inclui orientação técnica detalhada, estudos de caso e duas plataformas online:

  • Uma Plataforma de Informação Climática que fornece acesso a projeções de mais de uma dúzia de índices de mudanças climáticas para o globo, por exemplo, monitoramento atmosférico e oceânico acoplado e modelagem climática regional ( Casa – Informações Climáticas ).
  • Acesso online ao Climpact – para cálculo de mais de 70 índices associados a impactos climáticos, a partir de dados históricos diários de temperatura e precipitação ( Climpact (climpact-sci.org) ).

Um documento de orientação anexo explica como essas ferramentas podem ser usadas para reconhecer os fatores climáticos e não climáticos que contribuem para os impactos socioeconômicos e ambientais, para orientar a identificação de ações climáticas eficazes.

Esses produtos de conhecimento são particularmente úteis para o planejamento da adaptação e no desenvolvimento de propostas para o financiamento do clima. Eles foram desenvolvidos por especialistas da OMM trabalhando com parceiros nacionais e internacionais em Cabo Verde, Camboja, República Democrática do Congo e Santa Lúcia.

Por meio da colaboração contínua, a WMO e o GCF usarão nossas redes mútuas para apoiar e se envolver com a comunidade de partes interessadas para demonstrar sua aplicabilidade e reunir feedback do usuário para aprimoramento adicional dessas ferramentas.

O evento paralelo no Pavilhão de Ciências da COP26 lançou e mostrou os produtos de conhecimento que foram desenvolvidos em conjunto, e inicia um processo contínuo de fornecimento de apoio, principalmente aos países em desenvolvimento, com o objetivo de garantir que todas as Partes possam acessar as melhores informações científicas disponíveis em apoio às prioridades nacionais para a ação climática.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/11/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top