Mudança climática afetará saúde humana nos trópicos

 

Mudança climática afetará saúde humana nos trópicos

A mudança climática será amplificada nos dias mais quentes nas regiões tropicais, causando graves impactos à saúde humana, concluiu uma nova pesquisa da Universidade de St Andrews.

Pela University of St Andrews*

O artigo, publicado na Nature Geoscience prevê que, nos trópicos, os dias quentes aquecerão substancialmente mais do que a média dos dias.

Por exemplo, espera-se que os cinco por cento dos dias mais quentes aqueçam 20 por cento mais do que em um dia normal. Este aquecimento amplificado de temperaturas extremas terá impactos severos na saúde humana, ecossistemas e incêndios florestais em grandes partes da África, Ásia e Américas.

O autor do estudo, Dr. Michael Byrne, da Escola de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de St Andrews, usa conceitos da dinâmica atmosférica para explicar o aquecimento acelerado em dias quentes.

Em particular, ele mostra que dois aspectos do clima tropical – a saber, tempestades frequentes e a fraca influência da rotação da Terra – controlam como os dias quentes respondem a um clima em mudança.

Mudança de temperatura para os 5% mais quentes dos dias em relação à média
Mudança de temperatura para os 5% mais quentes dos dias em relação à média

 

O Dr. Byrne disse: “Este artigo apresenta uma teoria simples para compreender os processos que determinam as temperaturas extremas em terras tropicais.

“Segundo a teoria, o aquecimento é ampliado nos dias quentes porque esses dias são secos: isso é denominado mecanismo ‘mais seco fica mais quente’.

“Esta teoria preenche uma lacuna importante na nossa compreensão do clima tropical e das ondas de calor e espero que o estudo incentive novas pesquisas, usando a teoria, bem como modelos e observações climáticas, para expandir a compreensão das condições meteorológicas extremas nos trópicos e além.”

Referência:

Byrne, M.P. Amplified warming of extreme temperatures over tropical land. Nat. Geosci. (2021). https://doi.org/10.1038/s41561-021-00828-8

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/10/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top