EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

África e a Oceania são os continentes menos impactados pela covid-19

 

África e a Oceania são os continentes menos impactados pela covid-19, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Oceania e a África são os continentes menos impactados pela pandemia, embora a Oceania tenha apresentado coeficientes de incidência e de mortalidade um pouco mais elevados no mês de setembro de 2021.

O gráfico abaixo mostra que, nos últimos dois meses, a América do Norte apresenta o maior número de casos da covid-19 por milhão de habitantes. Em seguida aparece a Europa. A América do Sul apresentou coeficiente de incidência acima da média mundial em agosto, mas terminou o mês de setembro abaixo da média global. A África e a Oceania tinham médias abaixo dos números globais e do coeficiente asiático, mas no final de setembro houve aumento dos casos na Oceania.
casos de covid 19 por milhão de habitantes no mundo

 

Mas considerando o coeficiente acumulado, a Oceania tem apenas 4,3 mil casos por milhão, a África 6 mil casos por milhão e a Ásia 16,2 mil casos por milhão, todos abaixo da média global de 29,7 mil casos por milhão, em 01/10/2021. A Europa apresenta coeficiente de 80 mil casos por milhão e os maiores valores são das Américas com 87 mil casos por milhão de habitantes.

casos acumulados de covid 19 por milhão de habitantes no mundo

 

O gráfico abaixo mostra, para os últimos dois meses, o coeficiente de mortalidade para o mundo e os continentes. A América do Norte e a Europa apresentam números crescentes, enquanto a América do Sul apresenta números em queda, embora os 3 continentes com coeficientes acima da média global. A Oceania tinha o menor coeficiente em agosto, mas ultrapassou a África e a Ásia no final de setembro. Portanto, são 3 continentes acima da média mundial e 3 continentes abaixo da média global.

óbitos por covid 19 por milão de habitantes no mundo

 

Com referência ao coeficiente acumulado de mortalidade, a Oceania também apresenta o menor valor com 51 óbitos por milhão, seguido pela África com 154 óbitos por milhão e a Ásia com 241 óbitos por milhão. Acima da média global de 608 óbitos por milhão, estão a Europa com 1,6 mil óbitos por milhão, a América do Norte com 1,78 mil óbitos por milhão e na liderança geral a América do Sul com 2,66 mil óbitos por milhão.

óbitos por covid 19 acumulados por milhão de habitantes no mundo

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o mundo chegou a 233,5 milhões de casos e a 4,78 milhões de óbitos da covid-19 no final de setembro de 2021. Os números estão em queda no último mês, mas permanecem em patamar elevado.

número de casos e de óbitos por covid 19 no mundo

 

Os primeiros casos da covid-19 ocorreram em dezembro de 2019. Desta forma, a pandemia já caminha para completar 2 anos de grande impacto na morbimortalidade global. O processo de vacinação avançou muito em 2021 e já foram aplicados 6,3 bilhões de doses. Contudo, o percentual da população mundial com uma dose da vacina é de 46% e o percentual com imunização completa é de 34%. Se o pior já passou, ainda falta muita luta para o mundo se livrar da pandemia.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]