Educação básica: 27,1% dos estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto, diz pesquisa

 

Educação básica: 27,1% dos estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto, diz pesquisa

Segundo levantamento realizado pela TutorMundi, dificuldades relacionadas à equações, cartografia, genética e história do Brasil são frequentes entre alunos do ensino fundamental e médio;

Interpretação de Texto, Equações Elementares, Cartografia e Brasil Colônia, são algumas das dúvidas mais comuns entre os estudantes da educação básica, segundo levantamento realizado pela TutorMundi – plataforma de reforço escolar que conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários. De acordo com a análise, 27,1% dos alunos têm dificuldades com interpretação de texto; Gramática (22%) e Equações Elementares (18,6%).

Segundo o levantamento, 12,2% dos estudantes da educação básica brasileira – dos ensinos fundamental II e médio – buscam ajuda para entender sobre o Brasil Colônia; Cartografia (14,7%); Genética (9,3%).

De modo geral, a TutorMundi elencou as disciplinas que despertam mais dificuldades nos estudantes. Matemática com 32,6%; Física (19,7%); e Química (13,5%) no topo do ranking. Dúvidas relacionadas à área de humanas e biológicas aparecem entre as cinco colocadas no ranking, destaque para Biologia (10,44%), Redação (9,3%) e Língua Portuguesa (4,5%). Já as dúvidas com menor frequência são nas disciplinas de História, Geografia e Filosofia com (4%); (2,8%); e (1,4%) respectivamente.

ranking com as maiores dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental
Ranking com as maiores dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental II e médio. Fonte: TutorMundi

 

O estudo completo, com todas as matérias e o ranking de dúvidas, está disponível no site da TutorMundi e pode ser acessado através do link.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top