EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Educação básica: 27,1% dos estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto, diz pesquisa

 

Educação básica: 27,1% dos estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto, diz pesquisa

Segundo levantamento realizado pela TutorMundi, dificuldades relacionadas à equações, cartografia, genética e história do Brasil são frequentes entre alunos do ensino fundamental e médio;

Interpretação de Texto, Equações Elementares, Cartografia e Brasil Colônia, são algumas das dúvidas mais comuns entre os estudantes da educação básica, segundo levantamento realizado pela TutorMundi – plataforma de reforço escolar que conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio aos melhores universitários. De acordo com a análise, 27,1% dos alunos têm dificuldades com interpretação de texto; Gramática (22%) e Equações Elementares (18,6%).

Segundo o levantamento, 12,2% dos estudantes da educação básica brasileira – dos ensinos fundamental II e médio – buscam ajuda para entender sobre o Brasil Colônia; Cartografia (14,7%); Genética (9,3%).

De modo geral, a TutorMundi elencou as disciplinas que despertam mais dificuldades nos estudantes. Matemática com 32,6%; Física (19,7%); e Química (13,5%) no topo do ranking. Dúvidas relacionadas à área de humanas e biológicas aparecem entre as cinco colocadas no ranking, destaque para Biologia (10,44%), Redação (9,3%) e Língua Portuguesa (4,5%). Já as dúvidas com menor frequência são nas disciplinas de História, Geografia e Filosofia com (4%); (2,8%); e (1,4%) respectivamente.

ranking com as maiores dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental
Ranking com as maiores dificuldades dos alunos dos ensinos fundamental II e médio. Fonte: TutorMundi

 

O estudo completo, com todas as matérias e o ranking de dúvidas, está disponível no site da TutorMundi e pode ser acessado através do link.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.