EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Exposição à poluição do ar na infância é relacionada a problemas de aprendizagem

 

poluição do ar

Exposição à poluição do ar na infância é relacionada a problemas de aprendizagem

Crianças expostas a níveis elevados de poluição do ar podem ter maior probabilidade de ter controle inibitório pobre durante o final da infância e habilidades acadêmicas deficientes no início da adolescência, incluindo ortografia, compreensão de leitura e habilidades matemáticas.

Descobriu-se que a dificuldade de inibição no final da infância era um precursor de problemas acadêmicos posteriores relacionados à poluição do ar. As intervenções que visam o controle inibitório podem melhorar os resultados.

Os resultados do estudo realizado por pesquisadores do Centro de Saúde Ambiental Infantil de Columbia (CCCEH) da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia e do Irving Medical Center da Universidade de Columbia foram publicados na revista Environmental Research .

“Crianças com baixo controle inibitório são menos capazes de ignorar uma resposta comum em favor de uma mais incomum, como a resposta natural de dizer ‘para cima’ quando uma flecha está voltada para cima ou ‘vai’ quando o sinal está verde – e em vez disso diga ‘para baixo’ ou ‘pare’ ”, diz a primeira autora Amy Margolis, PhD, professora associada de psicologia médica no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia Irving Medical Center. “Ao comprometer o controle inibitório da infância, a exposição pré-natal à poluição do ar pode alterar a base sobre a qual as habilidades acadêmicas posteriores são construídas”.

“Ao avaliar os problemas de aprendizagem do aluno e formular planos de tratamento, pais e professores devem considerar que problemas acadêmicos relacionados a exposições ambientais podem exigir intervenção focada em problemas de controle inibitório, ao invés de déficits de habilidades relacionados ao conteúdo, como é típico em intervenções destinadas a abordar a aprendizagem deficiências ”, acrescenta Margolis.

“Este estudo contribui para um crescente corpo de literatura que mostra os efeitos deletérios à saúde da exposição pré-natal à poluição do ar sobre os resultados de saúde infantil, incluindo desempenho acadêmico”, disse a coautora Julie Herbstman , PhD, diretora do CCCEH e professora associada de ciências da saúde ambiental em Columbia Mailman School. “A redução dos níveis de poluição do ar pode prevenir esses resultados adversos e levar a melhorias no desempenho acadêmico das crianças.”

As novas descobertas estão alinhadas com pesquisas anteriores da Columbia, descobrindo que um marcador de DNA para a exposição a HAP estava associado ao desenvolvimento alterado da capacidade autorregulatória e aos sintomas de TDAH .

O estudo acompanhou 200 crianças inscritas em um estudo de coorte longitudinal no norte de Manhattan e no Bronx liderado por pesquisadores do CCCEH. Os pesquisadores coletaram medidas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos pré-natais (PAH, um dos principais componentes da poluição do ar) durante o terceiro trimestre da gravidez, um período em que o feto é altamente vulnerável a agressões ambientais. Testes de controle inibitório foram administrados por volta dos 10 anos de idade e testes de desempenho acadêmico por volta dos 13 anos.

CONTROLE INIBITÓRIO E APRENDIZAGEM

Quando os alunos aprendem novos conceitos, eles geralmente precisam substituir um hábito anterior para incorporar uma nova regra em uma habilidade.

Referência:

Amy E. Margolis, Bruce Ramphal, David Pagliaccio, Sarah Banker, Ena Selmanovic, Lauren Thomas, Pam Factor-Litvak, Frederica Perera, Bradley S. Peterson, Andrew Rundle, Julie Herbstman, Jeff Goldsmith, Virginia Rauh,
Prenatal exposure to air pollution is associated with childhood inhibitory control and adolescent academic achievement,
Environmental Research, 2021, 111570, ISSN 0013-9351,
https://doi.org/10.1016/j.envres.2021.111570

 

Henrique Cortez, tradução e edição a partir de original da Columbia University Mailman School of Public Health

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]