EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Metade dos adultos jovens com covid-19 apresentam sintomas persistentes após 6 meses

 

covid-19

Metade dos adultos jovens com covid-19 apresentam sintomas persistentes após 6 meses

Artigo publicado na Nature Medicine sobre COVID de longa duração, descreve sintomas persistentes seis meses após COVID-19 agudo, mesmo em pessoas jovens isoladas em casa.

Por INGRID OVIDIE LYDERSEN HAGERUP*

O estudo do Bergen COVID-19 Research Group acompanhou pacientes infectados durante a primeira onda pandêmica em Bergen.

“A principal novidade é que mais de cinquenta por cento dos jovens com até 30 anos, isolados em casa, ainda apresentam sintomas persistentes seis meses após a doença leve a moderada”, afirma a líder do grupo, professora Nina Langeland do Departamento da Ciência Clínica explica.

Os sintomas mais comuns foram perda de olfato e / ou paladar, fadiga, falta de ar, diminuição da concentração e problemas de memória.

“Houve uma correlação significativa entre altos níveis de anticorpos e sintomas em pacientes isolados em casa, outros fatores de risco para os sintomas eram asma ou outra doença pulmonar crônica”, disse a professora Rebecca Cox , chefe do Centro de Influenza da Universidade de Bergen e do Hospital Universitário Haukeland e co-líder do grupo de pesquisa .

Memória prejudicada e dificuldades de concentração

Em pacientes com COVID-19 não hospitalizados, trinta por cento experimentaram fadiga, que foi o sintoma mais comum. Crianças menores de 16 anos tiveram menos sintomas de longo prazo do que adultos, mas o Professor Associado Bjørn Blomberg do Departamento de Ciências Clínicas e primeiro autor do artigo, sublinha:

“Os sintomas cognitivos de memória prejudicada e dificuldades de concentração são particularmente preocupantes para os jovens na escola ou universidade e destaca a importância da vacinação para prevenir as implicações de longo prazo do COVID-19 para a saúde”.

Referência

Blomberg, B., Mohn, K.GI., Brokstad, K.A. et al. Long COVID in a prospective cohort of home-isolated patients. Nat Med (2021). https://doi.org/10.1038/s41591-021-01433-3

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.