EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas aumentam chuvas extremas e a chance de inundações

 

temporal
Foto: ABr/EBC

Mudanças climáticas aumentam chuvas extremas e a chance de inundações

Especialistas em clima alertam que, sem ação urgente, as mudanças climáticas continuarão causando um aumento na intensidade das chuvas extremas que podem levar a fortes inundações.

Uma equipe de pesquisa internacional concluiu que os aumentos nas chuvas extremas e inundações associadas devem continuar à medida que as temperaturas globais continuam aumentando. Os esforços para limitar o aquecimento a + 1,5 ° C ajudarão a limitar as mudanças nas chuvas extremas, embora algumas adaptações sociais ainda sejam necessárias.

Compartilhando suas descobertas em uma nova ScienceBrief Review , cientistas da Newcastle University, da University of East Anglia (UEA), do Tyndall Center for Climate Change Research e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), São Paulo, O Brasil analisou mais de 170 artigos científicos revisados por pares. Eles descobriram que em bacias hidrográficas pequenas e urbanas em muitas partes do mundo, as chuvas extremas aumentaram a chance de ocorrência de enchentes e sua magnitude, impactando severamente as populações locais e a infraestrutura. Em grandes áreas, as inundações de bacias rurais dependem de muitos fatores diferentes e as inundações estão menos diretamente ligadas a eventos extremos de chuva.

Sua análise também sugere que aumentos nas taxas de chuvas extremas diárias foram observados globalmente e em escalas continentais ao longo do século 20 e início do século 21, e que o aquecimento global está causando aumentos nos extremos de chuvas de curta duração em algumas regiões. O estudo mostra que a atividade humana tem um impacto no aumento das chuvas diárias extremas, aumentando a probabilidade de alguns eventos significativos.

Os resultados mostram que o risco de inundações repentinas em áreas urbanas provavelmente aumentou nas últimas décadas, devido à expansão da paisagem impermeável, aumentando o escoamento superficial e aumentando as chuvas extremas, enquanto os aumentos são projetados para continuar.

O líder do estudo, Dr. Stephen Blenkinsop, da Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle, disse: “O aquecimento global significa que a atmosfera pode reter mais umidade e também pode mudar a forma como as tempestades se comportam. Chuvas extremas mais intensas, juntamente com mudanças em outros fatores, podem aumentar a frequência e gravidade das inundações em muitas regiões.

“Mesmo se medidas forem tomadas para limitar a extensão do aquecimento global, precisaremos melhorar nossa compreensão de como as chuvas extremas e as inundações mudarão no futuro, a fim de adaptar nossas cidades e outras comunidades a eventos mais frequentes ou extremos.”

Adam Smith, da School of Environmental Sciences da University of East Anglia, acrescentou: “esta é uma área ativa de pesquisa e nossa revisão destaca que a ciência está se tornando cada vez mais clara sobre como as mudanças climáticas influenciam as chuvas extremas e como isso se combina com outros fatores para aumentar a chance de inundações em muitos lugares. “

###

O ScienceBrief Review ‘Climate change increases extreme rainfall and the chance of floods‘ foi publicado como parte de uma coleção sobre Questões Críticas na Ciência das Mudanças Climáticas, preparada para a conferência climática COP26 a ser realizada em Glasgow (2021).

Referência:

Stephen Blenkinsop, Lincoln Muniz Alves, & Adam J.P. Smith. (2021, June 7). Climate change increases extreme rainfall and the chance of floods. Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.4779119

Henrique Cortez, tradução e edição, com a partir de informações da Newcastle University

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.