EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Brasil ruma para ultrapassar os EUA em montante de óbitos da covid-19

 

Brasil ruma para ultrapassar os EUA em montante de óbitos da covid-19, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O Brasil e os EUA são os dois países com maiores montantes acumulados de mortes pela covid-19. No dia 05 de junho de 2021, os EUA registravam 597,4 mil óbitos e o Brasil 472,5 mil óbitos durante todo o período da pandemia.

Os dois países têm mantido a liderança do triste ranking de mortes, mas o ritmo das duas curvas epidemiológicas têm variado ao longo do tempo. Entre janeiro e março de 2021, o número de vidas perdidas no Brasil era cerca da metade dos óbitos americanos. Mas a partir de abril a percentagem brasileira aumentou rapidamente. No dia 05 de junho de 2021 o montante de mortes no Brasil já representava cerca de 80% das mortes dos EUA, conforme indica o gráfico abaixo.

Considerando que o Brasil está atrasado na vacinação e continua registrando elevados números de vítimas fatais da covid-19, enquanto os EUA estão mais avançados no processo de imunização e apresentam tendência de queda nas mortes diárias, as duas curvas devem se encontrar no dia 30 de agosto de 2021, com os óbitos brasileiros chegando a 100% dos óbitos americanos. Ou seja, a partir do final de agosto o Brasil deve ultrapassar os EUA e assumir o posto mais elevado em termos absolutos, entre os países mais afetados pela mortalidade pandêmica.

número de óbitos acumulado da covid 19 no brasil e eua

 

O gráfico abaixo mostra a média de 7 dias do número diário de óbitos nos EUA e no Brasil. Nota-se que os EUA tinham uma média móvel perto de 4 mil óbitos diários quando da mudança dos governos Donald Trump para Joe Biden. No dia 05 de junho a média americana ficou abaixo de 400 óbitos diários e a média brasileira ficou acima de 1,6 mil óbitos diários. A tendência da curva dos EUA e da América do Norte é de queda, enquanto a tendência do Brasil e da América do Sul é de alta ou manutenção em alto platô.

média de óbitos diários da covid 19 por milão de habitantes brasil e eua

 

Existe uma possibilidade real de o Brasil passar por uma 3ª onda da covid-19, pois o país não tem controle sobre a transmissão comunitária do vírus, as medidas de flexibilização do distanciamento social favorecem o contágio da doença e o processo de vacinação ainda vai demorar a atingir cerca de 70% da população, nível necessário para derrubar os efeitos mais perversos da pandemia.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

Referências:

ALVES, JED. A pandemia de Coronavírus e o pandemônio na economia internacional, Ecodebate, 09/03/2020
https://www.ecodebate.com.br/2020/03/09/a-pandemia-de-coronavirus-covid-19-e-o-pandemonio-na-economia-internacional-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. Brasil tem taxa de mortalidade maior do que G-7, BRICS e os 10 países mais populosos, Ecodebate, 24/052021
https://www.ecodebate.com.br/2021/05/24/brasil-tem-taxa-de-mortalidade-maior-do-que-g-7-brics-e-os-10-paises-mais-populosos/

ALVES, JED. Óbitos podem superar os nascimentos no Brasil pandêmico, Ecodebate, 05/04/2021
https://www.ecodebate.com.br/2021/04/05/obitos-podem-superar-os-nascimentos-no-brasil-pandemico/

Jornal da Globo. Brasil pode registrar mais mortes do que nascimentos em um mês. Rede Globo, 08/04/2021
https://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2021/04/08/pais-pode-registrar-mais-mortes-do-que-nascimentos-em-um-mes-dizem-pesquisadores.ghtml

ALVES, JED. Covid-19. Brasil regista pela primeira vez mais mortes que nascimentos, entrevista a Pedro Sá Guerra na Televisão Portuguesa (RTP), 15/04/2021
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1313075

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Brasil ruma para ultrapassar os EUA em montante de óbitos da covid-19

  • artur rodrigues rodrigues

    Uma vergonha!!! Um País riquíssimo e com governantes da idade da pedra, onde apenas impera o enriquecimento, sem se olhar para a população e para os mais desprotegidos!!!

Fechado para comentários.