EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dicas para conhecer outras culturas sem pesar na conta do meio ambiente

 

viajar
Imagem: Pixabay

Dicas para conhecer outras culturas sem pesar na conta do meio ambiente

Viajar e conhecer culturas diferentes é muito bom. Mas, é importante ser um turista consciente. Veja aqui algumas dicas de destinos com culturas diferentes e como conhecê-los sem pesar na conta do meio ambiente!

Viajar não se resume apenas a conhecer outros lugares, um dos maiores benefícios está em conhecer novas pessoas e mergulhar em novas culturas. Viajando, sentimos na pele as diferenças de costumes, idioma, vestuários, arte, arquitetura, entre outros, voltando para casa com uma enorme bagagem cultural.

Estar em contato com novas culturas pode melhorar seu currículo profissional, além de trazer mais experiência pessoal. Viajar também melhora a saúde mental e física, sendo perfeito para curar o estresse do cotidiano.

Na contramão dos destinos tradicionais de turismo, existem diversos países encantadores, com culturas surpreendentes que irão proporcionar uma viagem inesquecível. Confira alguns destinos para se considerar nas próximas férias.

Destinos turísticos para conhecer outras culturas

1. Egito

As viagens para o Egito estão caindo cada vez mais nas graças do público. Afinal, conhecer a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda está intacta é uma ideia que atrai muitas pessoas.

As Pirâmides de Gizé atraem milhões de pessoas todos os anos, e é considerado um passeio obrigatório para quem vai ao Egito, juntamente com a Esfinge que fica localizada no mesmo complexo que as Pirâmides.

Conhecer mais da cultura egípcia te coloca em contato com os faraós antigos, além de belíssimas construções arquitetônicas e paisagens naturais exuberantes. Entre os destinos também se destaca a cidade de Aswan e a capital do Egito, Cairo.

Um dos passeios que mais chama atenção e deve fazer parte dos pacotes para o Egito é o cruzeiro pelo Rio Nilo, com todo o luxo de um navio, com a vista deslumbrante do Rio Nilo em toda sua extensão.

2. Marrocos

Um país muito subestimado pelos turistas, mas com uma cultura riquíssima e totalmente diferente do que conhecemos. A cidade de Chefchaouen é um local onde poucas pessoas conhecem, mas com uma característica curiosa: a cidade, que foi fundada em 1471, foi toda construída em tons de azul, as paredes, janelas e portas utilizam a cor e muitos dizem que o motivo era para reproduzir a visão do paraíso.

3. Indonésia

O turismo na Indonésia vem crescendo de uns anos para cá, já tornando o país como um dos mais visitados do Sudeste Asiático, principalmente por conta da paradisíaca cidade de Bali. Com belezas naturais surpreendentes, praias paradisíacas e cultura singular.

Mas ao longo do país existem mais de 6 mil ilhas habitadas, em especial a Ilha de Java, onde conta com o maior templo budista do mundo, o Templo Borobudur. Além de ser atraente pelas belezas naturais, a Indonésia se tornou um dos principais destinos para o turismo religioso budista.

4. Sri Lanka

Ilha muitas vezes desconhecida pelos turistas brasileiros, o Sri Lanka surpreende por suas paisagens verdes exuberantes, praias deslumbrantes e cultura impressionante. Com povo acolhedor, apresentando forte influência budista, quem visita o Sri Lanka sempre se surpreende e se apaixona pelo local.

5. Tailândia

Com uma cultura riquíssima e paisagens naturais belíssimas, a Tailândia está na lista de países que estão caindo nas graças do turista, principalmente do Brasil. Um dos grandes diferenciais é a diversidade de locais que podem ser visitados em uma curta distância, misturando incríveis templos com praias deslumbrantes.

Visitar a Tailândia traz uma experiência completa, tanto para quem gosta de paisagens naturais, quanto para quem prefere destinos com arquitetura histórica, por causa dos templos budistas presentes no país.

Afinal, 95% dos tailandeses são budistas, sendo uma cultura bem centrada nesta religião. O Templo Wat Phra Doi Suthep é um destino para ter a imersão na religião budista, pois conta a lenda que um elefante branco carregando ossos de Buda morreu no topo do morro, explicando a decisão de construir o templo naquela localização.

A importância da preservação da cultura e do ambiente local

Visitar cada um dos destinos citados acima é um privilégio. Mas, para que este também seja frequentado por outras gerações, é importante que cada um faça a sua parte.

No mundo existem muitos lugares em que a natureza é intocada, o que torna a experiência de viagem ainda mais inusitada. Afinal, quem não curte descobrir monumentos antigos, mergulhar em águas cristalinas e ter contato com uma cultura singular?

Porém, se o visitante não adotar alguns cuidados ao visitar os destinos, essa beleza pode desaparecer. Portanto, ao conhecer monumentos que contam a história dos antepassados, construções arquitetônicas e paisagens naturais, é importante respeitar as regras locais.

Além disso, algumas ações causam grandes danos ao meio ambiente e para a comunidade, como a desvalorização da cultura regional e o descarte inadequado de resíduos.

Como fazer uma viagem responsável

Para manter a cultura local sempre em evidência, inclusive, o patrimônio histórico, é importante preservar o ambiente visitado. Afinal, o turista pode afetar o meio ambiente em diferentes situações.

O turista moderno já tem consciência sobre algumas atitudes, como recolher o lixo, utilizar menos embalagens plásticas e outras. Mas, sempre é importante alertar para os cuidados com o local visitado, praticando assim, o turismo responsável.

Veja algumas dicas para contribuir com a preservação do local visitado, permitindo assim, que este também seja frequentado pelos nossos descendentes:

  • Considere optar por visitar alguns pontos turísticos de bicicleta, por meio de passeios organizados;

  • Nunca perturbe os animais e também não colha nenhuma planta;

  • Opte pela gastronomia tradicional, afinal, saborear pratos diferentes faz parte de um ecoturista;

  • Escolha um eco hotel, ou hotel ecológico, para se hospedar;

  • Cuide das praias recolhendo seu lixo e, inclusive, optando por usar protetor solar que não agride o meio ambiente;

  • Use mais o transporte público sempre que puder;

  • Faça parte de uma excursão para conhecer os pontos turísticos e assim, conhecer as regras de preservação local.

Considerando essas dicas, você vai aproveitar muito os destinos com culturas diferentes das nossas e ainda permitir que novas gerações também conheçam!

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.