EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Decrescimento vegetativo e queda da expectativa de vida

 

Decrescimento vegetativo e queda da expectativa de vida, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A queda inédita da esperança de vida que ocorreu em 2020 pode se repetir com maior intensidade em 2021, especialmente porque não há um planejamento por parte do Governo Federal para aliviar o Brasil desta situação catastrófica.

“Todo mundo quer viver 100 anos”
Paulo Guedes

[EcoDebate] Uma característica marcante da modernidade é a queda das taxas de mortalidade e o aumento da expectativa de vida da população mundial. Uma vida mais longa é essencial para o desenvolvimento econômico e social pois as pessoas, as famílias e as empresas só investem no aumento do capital humano se sentirem que haverá retorno para o investimento em saúde, educação e ciência e tecnologia. Uma vida longa é um direito humano básico e, quanto maior for a longevidade, maiores serão os retornos econômicos e sociais.

Neste sentido, é inacreditável ouvir o ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes, criticar o aumento da expectativa de vida, dizendo que “Todo mundo quer viver 100 anos” e que a longevidade é insustentável para os cofres públicos. Óbvio que o problema não está na maior longevidade, mas sim na forma de funcionamento do sistema de saúde e no modelo de repartição simples do sistema previdenciário. Comemorar a queda da expectativa de vida é o mesmo que ficar ao lado do novo coronavírus e contra o bem-estar geral.

Lastimavelmente, a alta mortalidade ocorrida em 2020 foi responsável pela redução da expectativa de vida no Brasil em quase 2 anos, conforme estudo publicado por pesquisadores de renome internacional (Castro et. al. 09/04/2021) e sumarizado no gráfico abaixo.

mudanças na esperança de vida ao nascer por sexo e estados

Desta forma, o artigo “Reduction in the 2020 Life Expectancy in Brazil after COVID-19” estima que houve uma redução média de 1,94 ano na expectativa de vida ao nascer da população brasileira, voltando aos níveis de 2013. Considerando a expectativa de vida aos 65 anos, a queda foi de 1,58 ano, fazendo a sobrevida da população idosa voltar ao nível de 2009. A queda da esperança de vida ao nascer foi maior entre os homens e entre os habitantes da região Norte. Choques exógenos podem derrubar a esperança de vida, mas, em geral, ela se recupera rapidamente, como ocorreu no Japão, quando Fukushima foi atingida por terremoto, tsunami e acidente nuclear, ao mesmo tempo, em 2011.

Porém, no caso brasileiro, os autores consideram que a atual queda no tempo médio de vida não deve se recuperar de imediato, por cinco motivos. Primeiro, o Brasil continua batendo recordes de vidas perdidas em 2021 e, apenas os 4 primeiros meses de 2021 repetiu o número de mortes da covid-19 de 2020. O país se tornou um berçário de novas cepas do novo coronavírus. Segundo, a sobrecarga do sistema de saúde e o colapso hospitalar prejudica o atendimento dos serviços de atenção primária no Brasil. Terceiro, aumenta a morbidade em decorrência da covid-19 e há evidências de que as sequelas da pandemia podem encurtar a vida de parte dos milhões de brasileiros que foram infectados pelo SARS-CoV-2. Quarto, o Brasil já vinha sofrendo com a recessão econômica que começou em 2014, mas o declínio da economia em 2020 e todo o impacto da pandemia veio agravar a situação de pobreza, insegurança alimentar e desemprego, o que deve ter impacto na sobrevivência da população mais pobre do país. Quinto, as reduções no orçamento da saúde e as mudanças no modelo de financiamento tendem a reduzir o acesso e a cobertura da atenção primária e aumentar a mortalidade infantil e outras mortes evitáveis.

Em síntese, a queda inédita da esperança de vida que ocorreu em 2020 pode se repetir com maior intensidade em 2021, especialmente porque não há um planejamento por parte do Governo Federal para aliviar o Brasil desta situação catastrófica.

Portanto, o que estava ruim em 2020 piorou em 2021. No ano passado houve cerca de 195 mil mortes pela covid-19 e no início de maio já chegou a 410 mil vidas perdidas. Provavelmente, o número total de vidas perdidas para a pandemia deve chegar a 700 mil óbitos até o final do ano. Ou seja, serão mais de 500 mil mortes da covi-19 somente em 2021, mais de o dobro do ano passado. Isto significa, que a expectativa de vida vai cair mais ainda no corrente ano. Significa que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) vai diminuir e o Brasil vai cair no ranking global.

Assim, é urgente que o Brasil se esforce para controlar a pandemia o mais rápido possível. Neste esforço de enfrentar a pandemia e a queda da economia é fundamental que o censo demográfico do IBGE seja realizado ainda em 2021. A decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida no dia 28/04, determinou que o governo federal tome as providências para realizar o Censo demográfico ainda em 2021. A decisão atendeu a um pedido do governo do Maranhão.

Esta decisão é fundamental para resgatar o império da Lei 8.184/1991 que obriga o governo a fazer o censo no espaço máximo de 10 em 10 anos. Assim, agora é a hora de juntar força e fazer o possível e o impossível para realizar um censo de qualidade e com todos os protocolos de segurança! No dia 07 de maio será a vez do plenário do STF se manifestar. Não realizar o censo é desrespeita a Constituição e a legislação nacional. Só com informações corretas e atualizadas poderemos retomar o caminho do aumento da expectativa de vida da população brasileira.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED. Óbitos podem superar os nascimentos no Brasil pandêmico, Ecodebate, 05/04/2021
https://www.ecodebate.com.br/2021/04/05/obitos-podem-superar-os-nascimentos-no-brasil-pandemico/

Jornal da Globo. Brasil pode registrar mais mortes do que nascimentos em um mês. Rede Globo, 08/04/2021
https://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2021/04/08/pais-pode-registrar-mais-mortes-do-que-nascimentos-em-um-mes-dizem-pesquisadores.ghtml

ALVES, JED. Covid-19. Brasil regista pela primeira vez mais mortes que nascimentos, entrevista a Pedro Sá Guerra na Televisão Portuguesa (RTP), 15/04/2021
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1313075

ALVES, JED. Sem censo: falta do estudo estatístico prejudica a manutenção de políticas públicas no país, Entrevista à Márcia Dutra, TV Record de Santa Catarina, 26/04/2021
https://www.youtube.com/watch?v=xwshtVZBNew

Marcia Castro et. al. Reduction in the 2020 Life Expectancy in Brazil after COVID-19, Medrxiv, 09/04/2021
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.04.06.21255013v1.full.pdf

Paulo Guedes critica aumento da expectativa de vida: “Todo mundo quer viver 100 anos”, Brasil Econômico, 27/04/2021
https://economia.ig.com.br/2021-04-27/paulo-guedes-aumento-expectativa-de-vida.html.amp?__twitter_impression=true

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 05/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.