EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Importância da prevenção da hipertensão arterial em tempos de pandemia

 

saúde

Importância da prevenção da hipertensão arterial em tempos de pandemia

Quando se fala em hipertensão arterial, o Brasil tem uma nação à parte de pessoas que convivem com o problema: nada menos do que 25% da população adulta no país é hipertensa – algo em torno de 26 milhões de pessoas.

A informação é da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que classifica nessa condição pessoas que possuem pressão arterial igual ou superior a 140 x 90 mmHg.

Por André Manteufel

Os principais riscos para a comunidade hipertensa são a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), arritmia cardíaca, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. A ausência de sintomas na maior parte dos casos faz com que muitas pessoas só descubram o problema quando ocorre um desses problemas, que podem ser fatais.

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, a atenção deve ser redobrada por quem sofre de hipertensão arterial. Isso porque já há evidências de que doenças cardiovasculares são potenciais complicadores em pacientes com quadro de covid-19.

Além da doença em si, outros fatores típicos do período de quarentena tornam-se ocorrências de alto risco para os hipertensos, como ansiedade, estresse e má alimentação. Ou seja, há fortes recomendações para que os cuidados sobressaiam somente à prevenção contra o vírus.

“Quem sofre de hipertensão precisa considerar todas as variantes que podem acarretar um problema mais grave. E isso sobressai ao próprio vírus”, explica o presidente do Grupo First e idealizador da operadora de planos de saúde You Saúde, Rodrigo Felipe.

“É claro que o coronavírus requer que nos mantenhamos em casa, mas no ambiente doméstico também é necessário manter um hábito de vida razoavelmente saudável para restringir o risco de AVC ou de um infarto, que pode ser ainda mais fatal do que o próprio vírus”, complementa.

Ele sugere a prática de exercícios físicos em casa, alimentação saudável, o controle do consumo de medicações e a adoção de atividades interativas que permitam reduzir a tensão natural de quem se submete a ficar confinado no ambiente doméstico.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/04/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.