EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas reduziram a produtividade agrícola global em 21% desde 1960

 

Mudanças climáticas

Mudanças climáticas reduziram a produtividade agrícola global em 21% desde 1960

Apesar dos avanços agrícolas importantes para alimentar o mundo nos últimos 60 anos, um estudo liderado por Cornell mostra que a produtividade agrícola global é 21% menor do que poderia ter sido sem as mudanças climáticas. Isso é o equivalente a perder cerca de sete anos de aumento de produtividade agrícola desde 1960.

Os futuros impactos potenciais das mudanças climáticas na produção agrícola global foram quantificados em muitos relatórios científicos, mas a influência histórica das mudanças climáticas antropogênicas no setor agrícola ainda não tinha sido modelada.

Cornell University*

Agora, um novo estudo fornece esses insights: “Anthropogenic climate change has slowed global agricultural productivity growth”, publicado na Nature Climate Change , foi liderado pelo economista Ariel Ortiz-Bobea, professor associado da Escola de Economia e Gestão Aplicada Charles H. Dyson em Cornell.

“Descobrimos que a mudança climática basicamente eliminou cerca de sete anos de melhorias na produtividade agrícola nos últimos 60 anos”, disse Ortiz-Bobea. “É equivalente a apertar o botão de pausa no crescimento da produtividade em 2013 e não ter nenhuma melhora desde então. A mudança climática antropogênica já está nos retardando.”

Os cientistas e economistas desenvolveram um modelo econométrico abrangente que liga as mudanças anuais no clima e nas medidas de produtividade com a produção dos modelos climáticos mais recentes ao longo de seis décadas para quantificar o efeito da recente mudança climática causada pelo homem no que os economistas chamam de “total produtividade dos fatores “, uma medida que captura a produtividade geral do setor agrícola.

Ortiz-Bobea disse ter considerado mais de 200 variações sistemáticas do modelo econométrico e os resultados permaneceram bastante consistentes. “Quando olhamos para diferentes partes do mundo, descobrimos que os impactos históricos das mudanças climáticas foram maiores em áreas já mais quentes, incluindo partes da África, América Latina e Ásia”, disse ele.

Os humanos já alteraram o sistema climático, disse Ortiz-Bobea, conforme a ciência do clima indica que o globo está cerca de 1 grau Celsius mais quente do que sem os gases de efeito estufa atmosféricos.

“A maioria das pessoas vê a mudança climática como um problema distante”, disse Ortiz-Bobea. “Mas isso é algo que já está surtindo efeito. Temos que lidar com a mudança climática agora para evitar mais danos para as gerações futuras”.

Referência:

Ortiz-Bobea, A., Ault, T.R., Carrillo, C.M. et al. Anthropogenic climate change has slowed global agricultural productivity growth. Nat. Clim. Chang. 11, 306–312 (2021). https://doi.org/10.1038/s41558-021-01000-1

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/04/2021


 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Mudanças climáticas reduziram a produtividade agrícola global em 21% desde 1960

  • Gustavo Woltmann

    E ainda tem gente que não acredita na seriedade disso!

Fechado para comentários.