EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Vacina contra Covid-19, risco e benefício

 

artigo de opinião

Vacina contra Covid-19, risco e benefício, artigo de Montserrat Martins

[EcoDebate] Medicina não é Matemática que tem números absolutos, como o zero e o dez numa escala de zero a dez. Ciência Médica é um estudo complexo e cada decisão é um cálculo de custo (ou risco) e benefício. O risco de uma cirurgia cardíaca é cerca de 1%, mas alguém será aquele 1% também.

Não existe na Medicina, na saúde, nada absolutamente inócuo, tudo é um conhecimento científico sobre risco e benefício.

Nas vacinas contra vírus, como foi na H1N1, os problemas de saúde surgiram em 1 a cada 50 mil pessoas, mais raros do que numa simples dipirona que afeta 1 a cada 40 mil. Penicilina salva vidas em muitas situações, mas há pessoas alérgicas a ela também, que podem até morrer de choque anafilático.

O fato é que sem vacina cerca de 3% das pessoas no Brasil morrem com o Coronavírus (no Rio de Janeiro e Manaus é mais mas devido ao caos da saúde lá), mas esse índice é desigual nas faixas etárias, acima dos 80 anos é mais de 20% e nos mais jovens é bem menos dos 3% da média geral.

Em uma cidade com 50 mil pessoas, 1 será prejudicada pela vacina mas nenhuma morrerá de Coronavírus se forem todos vacinados. Mas se não forem vacinados e forem contaminados, 1500 pessoas morrerão (os 3%). Fazendo os cálculos, você corre 1500 vezes mais risco não se vacinando, do que se vacinando.

Os medicamentos usados – que são importantes enquanto as pessoas não estiverem todas vacinadas – estão sob estudos também. A Ivermectina é usada tradicionalmente para parasitoses, Azitromicina é antibiótico, Cloroquina para malária. Os riscos de tomar remédio para parasita são quase irrelevantes, os antibióticos usados em exagero podem induzir resistência bacteriana, mas se você for alcançado pela Covid antes da vacina, o risco da Covid é bem maior. Destas o maior risco é o da Cloroquina, pois causa arritmias cardíacas que podem levar à morte, dependendo do estado prévio do paciente.

Se estabeleceu uma discussão infindável se estes medicamentos seriam úteis ou não, pois foram feitos estudos que não comprovaram sua eficácia, mas também há informações de estudos que apontariam a diminuição da mortalidade entre os pacientes com Covid.

Eu sou médico e estou ansioso pela vacina, mas pela relação custo-benefício já tomei Ivermectina, não teria nada a perder. Se a Covid chegar antes da vacina usarei o que os médicos prescreverem, sem medo da Azitromicina, já Cloroquina espero não usar, arritmia não é brincadeira. Ciência é isso, risco e benefício.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 05/02/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.