EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Limite para aquecimento global perigoso provavelmente será ultrapassado entre 2027-2042

 

mudanças climáticas
Indicadores das Mudanças Climáticas

Limite para aquecimento global perigoso provavelmente será ultrapassado entre 2027-2042

Os cientistas apresentam uma nova forma de prever o aquecimento global, reduzindo consideravelmente as incertezas

McGill University*

O limite para o aquecimento global perigoso provavelmente será cruzado entre 2027 e 2042 – uma janela muito mais estreita do que a estimativa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas entre agora e 2052.

Em um estudo publicado na Climate Dynamics , pesquisadores da Universidade McGill apresentam um novo e mais maneira precisa de projetar a temperatura da Terra. Com base em dados históricos, reduz consideravelmente as incertezas em comparação com as abordagens anteriores.

Os cientistas têm feito projeções do aquecimento global futuro usando modelos climáticos por décadas. Esses modelos desempenham um papel importante na compreensão do clima da Terra e como ele provavelmente mudará. Mas quão precisos eles são?

Lidando com a incerteza

Os modelos climáticos são simulações matemáticas de diferentes fatores que interagem para afetar o clima da Terra, como a atmosfera, o oceano, o gelo, a superfície terrestre e o sol. Embora sejam baseados no melhor entendimento dos sistemas da Terra disponíveis, quando se trata de prever o futuro, as incertezas permanecem.

Os céticos do clima argumentam que as projeções do aquecimento global não são confiáveis ​​porque dependem de modelos de supercomputadores defeituosos. Embora essas críticas sejam injustificadas, elas enfatizam a necessidade de abordagens independentes e diferentes para prever o aquecimento futuro ”, diz o co-autor Bruno Tremblay , professor do Departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade McGill.

Até agora, grandes variações nas projeções gerais de temperatura dificultaram a identificação dos resultados em diferentes cenários de mitigação. Por exemplo, se as concentrações atmosféricas de CO 2 dobrarem, os Modelos de Circulação Geral (GCMs) usados ​​pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), prevêem um aumento muito provável da temperatura média global entre 1,9 e 4,5 o C – uma vasta gama cobrindo moderada mudanças climáticas na extremidade inferior e catastróficas na outra.

Uma nova abordagem

Nossa nova abordagem para projetar a temperatura da Terra é baseada em dados históricos do clima, ao invés de relações teóricas que são capturadas de forma imperfeita pelos GCMs. Nossa abordagem permite que a sensibilidade ao clima e sua incerteza sejam estimadas a partir de observações diretas com poucas suposições ”, diz o co-autor Raphaël Hébert, um ex-pesquisador graduado da Universidade McGill, agora trabalhando no Alfred-Wegener-Institut em Potsdam, Alemanha.

Em um estudo para Climate Dynamics , os pesquisadores introduziram o novo modelo Scaling Climate Response Function (SCRF) para projetar a temperatura da Terra para 2100. Com base em dados históricos, ele reduz as incertezas de previsão pela metade, em comparação com a abordagem atualmente usada pelo IPCC . Ao analisar os resultados, os pesquisadores descobriram que o limite para o aquecimento perigoso (+1,5 o C) provavelmente será cruzado entre 2027 e 2042. Esta é uma janela muito mais estreita do que as estimativas do GCMs entre agora e 2052. Em média, os pesquisadores também descobriram que o aquecimento esperado era um pouco menor, cerca de 10 a 15 por cento. Eles também descobriram, no entanto, que as “faixas de aquecimento muito prováveis” do SCRF estavam dentro das dos GCMs, dando suporte a este último.

Agora que os governos finalmente decidiram agir sobre a mudança climática, devemos evitar situações em que os líderes possam alegar que mesmo as políticas mais fracas podem evitar consequências perigosas”, disse o coautor Shaun Lovejoy , professor do Departamento de Física da Universidade McGill. “Com nosso novo modelo climático e suas melhorias de próxima geração, há menos espaço de manobra.”

Referência:

Hébert, R., Lovejoy, S. & Tremblay, B. An observation-based scaling model for climate sensitivity estimates and global projections to 2100. Clim Dyn (2020).

http://doi.org/10.1007/s00382-020-05521-x

 

*Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/12/2020

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.