EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Europa respira ar menos poluído do que há dez anos

 

Europa respira ar menos poluído do que há dez anos

Políticas ambientais têm apresentado efeitos positivos, mas número de mortes ainda é alarmante

201218 Ar Puro

(Crédito: iStock)

De acordo com a pesquisa Qualidade no Ar da Europa – Relatório de 2020, realizada pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), as políticas ambientais adotadas pelos países europeus nos últimos dez anos estão se mostrando eficazes e contribuindo com a redução da poluição do ar.

O estudo mostra que, apesar do aumento da procura por mobilidade que impulsiona a emissão de gases do efeito estufa, desde os anos 2000, as emissões dos principais poluentes atmosféricos, incluindo os provenientes dos transportes, diminuíram consideravelmente.

Mas essa redução ainda não é suficiente para a proteção da vida. A constante exposição à poluição afeta a saúde da população de diferentes maneiras, podendo causar desde a inflamação dos pulmões até a redução da expectativa de vida.

Ainda segundo a Agência Europeia do Ambiente, em 2018, aproximadamente 417 mil pessoas morreram prematuramente, devido à poluição. E, embora a melhora na qualidade do ar tenha evitado cerca de 60 mil mortes na comparação de 2009 a 2018, o número de vítimas ainda é alarmante.

A ONU aponta que 90% da população respira um ar poluído. Segundo o relatório State of Global Air 2020, do Instituto Health Effects (EUA), isso contribuiu com a morte de ao menos 6,7 milhões de pessoas em todo o mundo em 2019.

A redução dos poluentes atmosféricos e a preservação do meio ambiente se tornam ainda mais urgentes quando comparamos a evolução das mortes com o passar dos anos. Em 2000, foram 800 mil pessoas, enquanto em 2010 atingia-se a marca de 3,2 milhões de vidas perdidas. Atualmente, a poluição do ar já ocupa a quarta posição nas causas de morte no mundo.

A estimativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de que, até 2050, a exposição à poluição se tornará a principal causa de morte. E, além do impacto na saúde humana, a poluição atmosférica também contribui com a piora da crise climática e, consequentemente, com o aumento dos desastres naturais.

Diante desse cenário, a própria Agência Europeia do Ambiente avalia que investir em uma melhor qualidade do ar é investir na melhoria da saúde e da produtividade. Portanto, é fundamental apoiar iniciativas, produtos ou projetos que visam a redução de todos os tipos de poluição e contribuem com uma respiração mais limpa, assim como o purificador de ar.

Com a contribuição da população e o investimento em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, somos capazes de recuperar os danos causados ao meio ambiente e garantir mais saúde às próximas gerações.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/12/2020

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

CONTEÚDO SUGERIDO / PUBLICIDADE



 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.